Professoras do Campus SP são indicadas ao Prêmio “Victória Secaf” 2023
Cerimônia está prevista para o dia 1º de setembro
Clique acima para ouvir o conteúdo deste artigo.
As docentes Alba Lúcia Bottura Leite de Barros e Camila Takáo Lopes, da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) – Campus São Paulo, estão entre as pessoas indicadas ao Prêmio “Victória Secaf” 2023, instituído pelo Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren-SP).
A homenagem leva o nome da primeira presidente do Conselho Paulista e irá consagrar profissionais que se destacam no desenvolvimento da Enfermagem.
A solenidade ocorrerá no dia 1º de setembro, às 19h, no Auditório da Universidade Nove de Julho (Uninove) – Campus Vergueiro, localizado na Rua Vergueiro, 235, Liberdade, São Paulo.
Camila Takáo e Alba Lúcia Bottura, indicadas ao Prêmio "Victória Secaf" 2023. Foto: Alex Reipert/DCI/Unifesp
As homenageadas
Alba Lúcia Bottura é graduada em Enfermagem (1974), possui especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica (1988), mestrado em Fisiofarmacologia (1987), doutorado em Fisiofarmacologia (1989) e Livre-Docência em Enfermagem (1998), todos realizados pela Universidade Federal de São Paulo Federal de São Paulo. É professora titular do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp). Tem experiência no cuidado clínico em enfermagem na área de cardiologia, utilizando referências teórico e metodológicos de enfermagem. Atua na formação de especialistas em Enfermagem em Cardiologia, coordenando o curso oferecido pela EPE desde o início da década de 1980. Suas pesquisas são desenvolvidas nas Linhas de Pesquisa: Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde e Fundamentos, Métodos, Processos e Tecnologias em Enfermagem e Saúde. Outras informações, clique aqui.
Camila Takáo é enfermeira especialista em Cardiologia, mestre e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, com período sanduíche na University of Iowa, EUA. É professora adjunta do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp). Orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da EPE/Unifesp, no qual coordena duas Disciplinas desde 2016. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Cardiologia e Processo de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Processo de Enfermagem, Linguagens de Enfermagem Padronizada, Cardiologia, Terapia Intensiva, Diagnósticos, Resultados e Intervenções de Enfermagem. Outras informações, clique aqui.
-
Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo
07/11/2024
Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
-
Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI
22/10/2024
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
-
Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil
14/10/2024
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
-
Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil
26/08/2024
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...