Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

III Congresso Acadêmico da Unifesp discute Educação Superior Pública de Qualidade

Publicado: Sexta, 02 de Junho de 2017, 10h09 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 17h59 | Acessos: 24138

Evento conta com conferências, mesas temáticas, palestras, rodas de conversa e workshops, além de apresentações orais e de pôsteres

Por Valquíria Carnaúba

Congresso academico 171

Plateia presente na abertura do evento


O III Congresso Acadêmico Unifesp iniciou nesta terça-feira (30/5), no Teatro Marcos Lindenberg (Campus São Paulo), com o tema Unifesp em Ação: Pela Educação Superior Pública de Qualidade. A edição deste ano contará com mais de 4 mil inscritos e com 1.100 apresentações de trabalhos dos diferentes programas (na forma de painéis e de apresentação oral), sessões temáticas e rodas de conversa com convidados que se destacam em diversas áreas do conhecimento, que abordarão o ensino, pesquisa e a extensão voltados à manutenção de uma universidade pública e à formação de profissionais de competência única ou multiprofissional.

Ao público presente no Teatro Marcos Lindenberg, cuja presença foi bastante expressiva, Ieda destacou a importância do evento. “Há exatos 25 anos, tínhamos o embrião do que inicia hoje: o Congresso do PIBIC. Atualmente comemoramos o destaque da Unifesp no ranking internacional sobre desempenho acadêmico (University Ranking by Academic Performance (URAP) 2016-2017 e a nota máxima recebida em nosso recredenciamento (5), o que significa nossa solidez na área da saúde e inovação nas demais áreas, nas quais somos muito jovens. Somos a Unifesp em ação.”

Pronunciou-se na ocasião o aluno do sexto ano de Medicina Arthur Sápia, convidando à comunidade acadêmica para esclarecer dúvidas sobre os impactos da crise financeira que atinge o pleno funcionamento do Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU/Unifesp). "O corte de verbas afeta o ensino na graduação, na pós-graduação e o atendimento à população. Estamos à disposição para informar e abertos à participação de apoiadores da sobrevivência do hospita.l"

A pró-reitora Raiane chamou a atenção ao papel integrador do evento. "Diariamente na Unifesp acontecem coisas que fazem com que as pessoas criem relações e gerem conhecimento que originam implicações a todo o espaço da instituição. É importante, por isso, proporcionarmos espaços como esse congresso para que firmemos vínculos e, assim, aproximar estudantes, professores, técnicos e pesquisadores distribuídos pelos campi", explanou. 

Já a diretora do Campus São Paulo frisou a conjuntura política e econômica brasileira e as dificuldades encontradas pela universidade pública para atravessar esse momento. "Há uma energia e uma determinação que nos fazem seguir em frente e pensar no futuro de nosso país. Nós somos maiores do que isso e esse congresso chega para mostrar nossa força."

A reitora deu as boas-vindas aos presentes e reafirmou a atualidade e a importância do tema escolhido para o congresso deste ano. "A Unifesp é uma universidade federal, pública, gratuita e de qualidade. Baseada nisso, entendo o III Congresso Acadêmico como uma oportunidade de reafirmar essa condição. Para tanto, temos que pensar diariamente no significado de cada uma dessas palavras. A Unifesp é uma instituição socialmente referenciada e atua em um setor estratégico do Estado brasileiro - a educação. Ainda que tentem rotular as gestões, a universidade é autônoma e livre em seu pensamento, autônoma em relação a partidos e governos, e deve ter como horizonte servir à sociedade que a mantém", afirmou Soraya.

A cerimônia foi finalizada com a apresentação musical do grupo Café - Voz, Violão e Cajón, com Lara & Cia, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Congresso academico 172

Reitora da Unifesp, Soraya Smaili, discursando durante cerimônia de abertura do congresso

Congresso academico 173

Congresso teve mais de quatro mil inscritos e contará com 1.100 apresentações de trabalhos

Congresso academico 174

Evento contará com diversas apresentações culturais de alunos, docentes e técnicos da Unifesp

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página