Projeto Adole-sendo produz histórias em quadrinhos para debater preconceitos sobre a adolescência

Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 17h21 | Acessos: 10020

Jovenilda, personagem principal das histórias, foi inspirada em aluna negra e moradora da periferia de São Paulo

Clique acima para escutar este conteúdo.

O “Projeto Adole-sendo” da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPMUnifesp), coordenado por Sabine Pompeia, docente do Departamento de Psicobiologia da EPM, é responsável por produzir histórias em quadrinhos em parceria com o quadrinista e professor da rede municipal de São Paulo Marcos Roberto da Silva Moreira com o intuito de divulgar as descobertas científicas que vêm sendo desenvolvidas pelo grupo de pesquisa e, assim, debater preconceitos relacionados à adolescência. As HQ’s da Jovenilda podem ser lidas no portal Adole-sendo, que tem conteúdos específicos para adolescentes, pais, professores e pesquisadores.

O objetivo é que as HQ’s sirvam de ferramenta para que os adolescentes entendam mais sobre si próprios e, possivelmente, ajudem a iniciar conversas entre eles e os adultos sobre sentimentos e comportamentos típicos desse período da vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a adolescência se dá entre os 10 e os 19 anos de idade.

Projeto Adole-sendo

logo adolesendo 270x300

O Projeto Adole-sendo foca na maturação comportamental no início da adolescência (fase em que ocorre a transição puberal) e investiga como essa maturação se relacionam com fatores bio-psico-sociais (desenvolvimento puberal, estresse, saúde, ambiente, entre outros), ou seja, saúde física/mental e aspectos da vida pregressa.

É financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip). As pesquisas são desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Unifesp e envolve uma equipe de mais de 20 pesquisadores, graduandos e pós-graduandos de diversas universidades do Brasil e do exterior, bem como pessoal de apoio técnico.

Quem é a Jovenilda?

A personagem central das HQs é a Jovenilda, que está no nono ano do Ensino Fundamental. Todas as suas características (físicas e de personalidade) foram escolhidas por um grupo de adolescentes que ajudaram a criá-la durante a pandemia da Covid-19 e que, na época, estavam vinculados à Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Osório Duque Estrada, zona leste de São Paulo.

Negra e moradora da periferia de São Paulo, Jovenilda representa boa parte dos jovens brasileiros. Assim, ela e sua turma se mostraram ideais para ajudar os cientistas a divulgar o que estavam descobrindo nos laboratórios, além de também dar voz às meninas.

jovenilda

Personagem Jovenilda. Imagem: Adole-sendo/Divulgação

Nova etapa

Agora, Marcos e Sabine estão desenvolvendo novas narrativas para os quadrinhos, com foco nas descobertas científicas do grupo de pesquisa da Unifesp. Alguns desses temas surgiram em conversas com os estudantes, mas a maior parte tenta aliar conhecimentos científicos do dia a dia dos jovens para discutir conceitos preestabelecidos sobre essa fase da vida que, muitas vezes, não têm base científica.

Fonte: Agência Fapesp. Para acessar o texto na íntegra, clique aqui.