Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Equivalência entre lâmpadas fluorescentes e LED

Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 13h45 | Acessos: 10182

Você sabe escolher lâmpadas?

Por Priscilla Marcelle (DGA-CSP)

Você sabia que em média, uma lâmpada fluorescente de 20W de potência tem a mesma luminosidade que uma de LED com 9W? Uma lâmpada LED (Light Emitting Diodes) possui melhor eficiência na iluminação de um ambiente, além disso, o seu impacto ambiental é menor que o da fluorescente1. Veja o quadro abaixo.

 

Potência Lâmpada Fluorescente (W)

Luminosidade (lm)

Potência Lâmpada LED (W)

Tubular 20W

1000

Tubular 9W

Tubular 50W

2000

Tubular 18W

Compacta 10W

600

7W

Compacta 20W

1200

9W

Quadro - Equivalência de luminosidade das lâmpadas (adaptado de ABILUMI2). 

 

Substituição dos modelos

As lâmpadas fluorescentes substituíram as lâmpadas incandescentes2, pois esta consumia muita energia, durava pouco tempo, também perdia parte da energia calor. Inicialmente as lâmpadas fluorescentes eram muito mais econômicas que as incandescentes, porém, tinham um grande impacto ambiental, devido à presença de mercúrio, podendo causar contaminação ou intoxicação quando o descarte era feito de forma irregular.

Por iluminar mais, consumindo menos energia, a LED é a melhor opção.

Apesar de existir desde o início da década de 60, o LED era pouco usado porque possuía pouca variedade de cores e baixa potência. Apenas durante a década de 90, o LED com luz branca e alto fluxo luminoso foi desenvolvido usando uma camada de fósforo, o que permitiu a utilização na iluminação3. LED são componentes eletrônicos que emitem luz através de eletroluminescência, transformando energia elétrica em radiação visível3

As informações constantes nas embalagens das lâmpadas apresentam informações suficientes para a substituição dos tipos de lâmpadas. Há sempre três tipos de informações: o fluxo luminoso em lúmens (lm), equivalente à quantidade de luz emitida; a potência em Watts (W) equivalente ao consumo de energia elétrica; e a eficiência luminosa (lm/W), que corresponde à relação do fluxo luminoso com a potência. Por iluminar mais, consumindo menos energia, a LED é a melhor opção.

 

Ações institucionais

No campus São Paulo, da Universidade Federal de Sâo Paulo (CSP/Unifesp), a troca das lâmpadas está sendo realizada de forma gradual, à medida que as lâmpadas fluorescentes queimam, quando a troca é realizada, colocam-se lâmpadas LED no lugar.

Diante dos benefícios já apresentados, e do rápido retorno financeiro, a substituição por lâmpadas LED foi o foco do levantamento realizado pela empresa de eficiência energética (DEODE) para o edital da ENEL, além dos ares-condicionados. Conforme informado anteriormente, a Unifesp pretende participar do edital da ENEL que financia projetos de eficiência energética objetivando a redução do consumo de energia.

 

Facebook post com foto lampada LED

 

Referências:

1. ABILUMI. Tabela de equivalência (2020). Disponível em: <https://www.abilumi.org.br/tabela-de-equivalencia-abilumi-2020/>. Acesso em: 04/10/2022.

2. INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Cartilha Lâmpada LED. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/inovacao/publicacoes/cartilhas/lampada-led/lampadaled.pdf>. Acesso em: 03/10/2022.

3. RODRIGUES, S.F.; VAZQUEZ, G.H.; MORAIS, J.S. Substituição de lâmpadas fluorescentes por light emitting diode (LED) em uma instituição de ensino: preocupação ambiental, energética e econômica. Engenharia Sanitária e Ambiental | v.24 n.4 | jul/ago 2019 | 799-808. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/esa/a/by4qQrQh8NHtrw4LLSJpTQG/?format=pdf&lang=pt#:~:text=As%20lâmpadas%20fluorescentes%20(LFs)%20podem,do%20ar%20e%20da%20água>. Acesso em: 03/10/2022.

 

 

“Pequenas mudanças são o ponto inicial para grandes resultados." Marianna Moreno

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Comunicado da Propessoas/Unifesp sobre o expediente de 9 de dezembro)

A Pró-Reitoria Gestão com Pessoas (Propessoas) divulga que devido ao jogo da Seleção Brasileira de...

Funcionamento do campus São Paulo no dia 09/12 (sexta-feira)

Atenção para o horário de funcionamento dos setores da administração

Fim do conteúdo da página