Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia Mundial da Reciclagem

Publicado: Segunda, 16 de Maio de 2022, 17h25 | Acessos: 47461

Confira 4 dicas fáceis de reciclagem para colocar em prática no dia a dia

comunicasp dia mundial da reciclagem top

O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens consumidos.

Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o quarto produtor de lixo plástico do mundo. Das 11.355.220 toneladas, apenas 1,28% são destinados à reciclagem. Só ficamos atrás de Estados Unidos, China e Índia. Os aterros sanitários continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos, ocasionando graves prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.

O resultado alarmante envolve outra questão de difícil solução: quando dispostos em aterros sanitários, os resíduos sólidos emitem gases de efeito estufa (GEE), principalmente o metano. Alguns materiais levam anos ou décadas para se decompor, como os descartáveis (fraldas e copos plásticos, por exemplo).

Todo o processo de geração, coleta, processamento e armazenamento do lixo resulta em problemas sociais, ambientais e econômicos. Como quase todas as atividades humanas geram resíduos, em quase todos os lugares há a possibilidade do lixo causar problemas.

A reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010

Confira 4 dicas fáceis de reciclagem para colocar em prática no dia a dia

School-children-recycling-plastic-bottles-WEB.jpg

1. Resíduo seco e reciclável x orgânico Pode parecer simples, mas muitos não fazem a separação do resíduo sólido e orgânico na hora do descarte. Separar o lixo seco e reciclável do lixo orgânico é simples e ajuda muito os coletores de lixo.
2. Restos de comida Outra dica valiosa é limpar os restos de comida dos resíduos especiais antes de descartar o material. Uma rápida enxaguada já faz toda a diferença.
3. Se atente aos vidros Vidros mal embalados podem colocar em risco a vida dos coletores. Por isso, antes de descartar espelhos, copos, garrafas e derivados, os embale com papelão ou jornal e sinalize que ali existe um resíduo cortante.
4. Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças

A educação das crianças para a sustentabilidade precisa começar o quanto antes. Ensine por meio de bons exemplos, como:

  • resista ao consumismo excessivo, compre apenas o necessário;
  • evite os sacos plásticos ao máximo, adote sacolas de pano ou reutilizáveis para ir ao supermercado;
  • prefira produtos naturais ou biodegradáveis para sua casa;
  • tente consertar o que estragou, em vez de descartar e comprar um aparelho novo;
  • use a criatividade para reformar e customizar as roupas para a próxima estação;
  • ensine o desapego e mostre aos seus filhos a importância de doar roupas e brinquedos para famílias carentes.

  

Iniciativas no Campus São Paulo

 

Além da coleta de pilhas e baterias, o Campus São Paulo colabora com o programa HP Planet Partners, encaminhando cartuchos e eletrônicos da marca, que reciclam os resíduos transformando em novos insumos. 
Os resíduos encaminhados pelo Campus São Paulo em 2021 ultrapassaram os 172 mil quilos sendo que pouco mais de 20% destes foram destinados à reciclagem.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Perda de peso se torna mais ainda mais preocupante quando associada a tumores sólidos – iStock/Getty Images

Perda de peso pode ter relação com o diagnóstico de câncer, diz estudo com participação da Unifesp

Nova estratégia de tratamento reduz inflamação e risco cardiometabólico em adolescentes com obesidade

Abordagem interdisciplinar testada na Unifesp combina aconselhamento clínico, nutricional,...

Fim do conteúdo da página