Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Disciplina de Geriatria e Gerontologia, em parceria com a Abramet e apoio da SBGG, lança "Manual da Pessoa Idosa Condutora"

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 16h25 | Acessos: 3299

A cartilha inédita oferece informação científica atualizada e de grande relevância para orientar o(a) condutor(a)

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

Como garantir à pessoa idosa autonomia e segurança para manter a direção veicular, aumentando sua qualidade de vida e a confiança de seus familiares? Para responder a essa e outras perguntas, a Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), numa iniciativa conjunta com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) e apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), realizou um amplo estudo e consolidou, em uma cartilha inédita, dirigida ao motorista acima de 60 anos e seus familiares.

De autoria da médica Vitória Arbulu Pitol, residente de geriatria da EPM, sob orientação da geriatra Fânia Cristina dos Santos, médica da Disciplina de Geriatria da EPM, e do médico do tráfego Áquilla dos Anjos Couto, o documento "Manual da Pessoa Idosa Condutora" é publicado em meio às ações do Maio Amarelo, movimento nacional para conscientizar e engajar a população a respeito da prevenção de sinistros de trânsito. “Com esse manual, queremos reforçar a autonomia e liberdade desse motorista para que possam fazer o que desejar com segurança”, destacou a orientadora do projeto. 

 

MANUAL DA PESSOA IDOSA CONDUTORA

Capa do manual. Imagem: Reprodução

 

Em suas 16 páginas, o manual traz linguagem direta e amigável, com uma apresentação que captura a atenção do leitor. Temas de grande relevância para o ato de dirigir, como o uso de medicações e consumo de álcool são abordados de forma pedagógica. O documento também traz dicas para uma direção segura, como o cuidado com o sono e a alimentação, atenção à saúde, com visitas periódicas ao oftalmologista, por exemplo. A cartilha traz, ainda, dicas para a correta manutenção dos veículos e para o trânsito do pedestre com idade.

 

Clique aqui e conheça o manual da pessoa idosa condutora


*Com informações da Abramet  e da SBGG

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Votação Popular: Edital de Emendas 2024

Votação até 4 de outubro

Reprodução Humana: um serviço altamente especializado

Confira as  características dos serviços de reprodução humana que auxiliam casais em suas jornadas...

De olho no tempo e na saúde: Como as variações de temperatura podem aumentar o risco de AVC

A conscientização sobre os riscos associados às mudanças climáticas e a adoção de medidas...

Dia Nacional de Doação de Órgãos: um olhar especial para a doação de córneas

Seu gesto pode mudar vidas! Saiba como se tornar um doador de córneas e contribuir para reduzir a fila...

Fim do conteúdo da página