Ir direto para menu de acessibilidade.
Campus SP > EDITAIS > CEPID Aries abre seleção para bolsistas de mestrado e doutorado
Início do conteúdo da página

CEPID Aries abre seleção para bolsistas de mestrado e doutorado

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2023, 16h04 | Última atualização em Terça, 03 de Outubro de 2023, 16h04 | Acessos: 4144

O CEPID Aries abriu edital para a seleção de bolsistas de mestrado e doutorado para o desenvolvimento de atividades no âmbito do Projeto CEPID 2021/10599-3: "Instituto Paulista de Resistência aos Antimicrobianos", com bolsas financiadas pela FAPESP.

São cinco vagas para mestrandos e 10 para doutorandos, com duração de 24 e 36 meses, respectivamente. Os candidatos poderão inscrever-se em um dos seis subprojetos que compõem o Centro de Pesquisa:

  • Subprojeto 1 - Observatório Socioambiental e Centro de Ciência de Dados: Vigilância dos Ecossistemas Envolvidos no Surgimento e Disseminação da Resistência Antimicrobiana.
  • Subprojeto 2 - Estimativa do Ônus das Doenças e dos Fatores Sociais e Ambientais da Resistência Antimicrobiana
  • Subprojeto 3 - Caracterização de Isolados Bacterianos Portadores de Genes de Resistência Adquiridos em Ambientes Urbanos/Rurais e Matrizes Aquáticas.
  • Subprojeto 4 - Monitoramento de Leveduras e Fungos Filamentosos Resistentes a Antifúngicos com Impacto na Saúde Pública.
  • Subprojeto 5 - Novas Estratégias para Tratar e Prevenir Infecções Causadas por Patógenos Resistentes a Antimicrobianos.
  • Subprojeto 6 - Gestão de Inovação em Resistência Antimicrobiana (AMR): Ecossistemas e Criação e Escalabilidade de Startups.

O candidato deverá ficar atento ao perfil da vaga e o local de atuação, especificados em edital, de acordo com o subprojeto. Os requisitos comuns aos candidatos são:

  1. Ter concluído a graduação com tema relacionado ao subprojeto de interesse e ter disponibilidade de 40 horas por semana;
  2. Possibilidade de dedicação integralmente ao projeto de pesquisa
  3. Não possuir vínculo empregatício, nem receber, durante toda a duração da bolsa, outra bolsa de qualquer entidade, salário ou remuneração proveniente de atividades de trabalho de qualquer natureza, exceto as observadas na Portaria PR nº 05/2012 da FAPESP;
  4. Demonstrar potencial para desenvolver o projeto científico e motivação para a ciência.

Para inscrever-se, o candidato deve enviar os documentos abaixo para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., destacando no assunto o subprojeto de interesse, com a seguinte documentação:

  1. Currículo Lattes para candidatos brasileiros ou o Curriculum Vitae para candidatos estrangeiros;
  2. Histórico escolar da instituicao de ensino;
  3. Carta de motivação do candidato(a) resumindo sua adesão aos pré-requisitos e habilidades exigidas no subprojeto selecionado (com menos de 500 palavras);

As vagas estão abertas para candidatos(as) de qualquer nacionalidade. As inscrições estão abertas até às 18h (GMT-3) do dia 31 de outubro de 2023.

 

Sobre o CEPID Aries

Aprovado pela FAPESP em março desde ano, o CEPID Aries, coordenado pelo Prof. Dr. Arnaldo Lopes Colombo, formaliza a criação do Instituto Paulista de Resistência aos Antimicrobianos (Antimicrobial Resistance Institute of São Paulo-ARIES) que reune pesquisadores de 5 universidades paulistas com especialistas de órgãos públicos (EMBRAPA, CETESB) e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Trata-se de um projeto pioneiro que busca o enfrentamento à resistência antimicrobiana (AMR) através de conceitos de Saúde Global e Saúde Única a partir de uma abordagem multidisciplinar que reconheça e interfira nas causas da AMR na interface humano-animal-ambiente. O ARIES conta com cinco pilares principais: 1) Observatório Socio-ambiental e Centro de Ciência de Dados: vigilância dos ecossistemas envolvidos no surgimento e disseminação da AMR; 2) Caracterização da evolução microbiana, mecanismos de AMR, adaptação e patogenicidade dos microrganismos; 3) Desenvolvimento e validação de novas estratégias de controle e prevenção da AMR em humanos, animais e meio ambiente; 4) Tradução das iniciativas de sucesso em políticas empresariais e de Saúde Pública; e 5) Difusão de ARIES - Conhecimento em conexão à Sociedade, Educação e Divulgação.

O ARIES não só contribuirá para a elaboração de um sistema de vigilância mais sofisticado e abrangente, capaz de detectar precocemente o surgimento de AMR no contexto de Saúde Única, mas também gerará novas estratégias para responder, conter e prevenir as infecções resistentes em instituições de saúde, na produção de alimentos e na comunidade.

 

Edital - Bolsas Doutorado

Edital - Bolsas Mestrado

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

ProEc divulga edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão-Pesquisa (ProPEx)

O ProPEx visa incentivar estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu a participarem...

Prograd publica edital do Programa de Monitoria 2024/2025

A Coordenadora Institucional do Programa de Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de...

Cepid Aries prorroga inscrições para bolsas de pós-doutorado

Inscrições seguem abertas até o dia 25 de junho de 2024

Cepid-Aries divulga edital para seleção de pós-doutorado

Serão selecionados oito candidatos com experiência em ciências da saúde e resistência...

Fim do conteúdo da página