Clube do Saber: Boletim sobre o coronavírus

Publicado: Terça, 31 de Março de 2020, 10h56 | Acessos: 75086

Projeto é parceria de graduandos da EPE e pós-graduandos da EPM

Um projeto de extensão pode ser considerado uma ponte entre a universidade e a comunidade. Assim, a relação ensino-pesquisa-extensão, atualmente, não pode ser vista separadamente nas universidades. Nesse sentido, esse projeto intitulado “Clube do Saber” foi elaborado em conjunto com os discentes de graduação do curso de Enfermagem (EPE/Unifesp) e do Programa de Pós-Graduação em Patologia EPM/Unifesp.

O objetivo é dar a oportunidade aos discentes para divulgar a comunidade, informações sobre as doenças, como diagnósticos, tratamentos, prevenções e cuidados. Além disso, possibilitar a formação do espírito de cidadania ao aluno. Cada momento representa um novo aprendizado, visando a importância de uma campanha para educação em saúde.

Há pouco menos de um mês, o coronavírus (Covid-19) foi declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia.

No vídeo abaixo, elaborado pelos discentes da graduação do curso de enfermagem EPE/Unifesp e do Programa de Pós-Graduação em Patologia, Departamento de Patologia EPM/Unifesp contou com a colaboração de docentes e técnico administrativo da Escola Paulista de Enfermagem e docentes do Departamento de Patologia da Escola Paulista de Medicina.

Ele ilustra de forma simples e lúdica as principais informações sobre o coronavírus, como: o que é, sintomas, transmissão, grupos de risco, prevenção, ações e cuidados.

Para o Clube do Saber, cada momento representa um novo aprendizado, visando a importância de uma campanha para educação em saúde, tendo o discente como protagonista do seu aprendizado e a população, do seu autocuidado.

Para saber mais sobre este Projeto de Extensão, visite: https://www.facebook.com/Clubedosaber/

Coordenadores: Andréa Cristina de Moraes Malinverni: professora afiliada e do Programa de Pós-Graduação em Patologia, Departamento de Patologia (Unifesp/EPM) e pesquisadora do Laboratório de Patologia Molecular e Experimental I, da Unifesp; e Ricardo Artigiani Neto: professor e chefe do Departamento de Patologia (EPM/Unifesp).

Colaboradores: Juliana de Lima Lopes, professora adjunto da Disciplina Enfermagem Fundamental (EPE/Unifesp) e docentes do Departamento de Patologia EPM/Unifesp e da Escola Paulista de Enfermagem, neste vídeo em especial: professora Mónica Taminato

Monitores: alunos do Programa de Pós-Graduação em Patologia do Departamento de Patologia da EPM/Unifesp; Andreia Fabiana Franco e Débora Salles - doutorandas; e os alunos de mestrado Andreza Scapinello, Cristiane Toledo, Gabriela Marini Laviola e Phelipe Toledo.

Produção: Emerson Leite (EPE/ Comunica CSP - Unifesp)

IMG 20191210 102546

Andréa Cristina Malinverni e parte da equipe do Clube do Saber