Junho, mês de atenção à Afasia

Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 00h01 | Acessos: 16134

Muitas vezes os pacientes não percebem os sintomas

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

Junho é o mês de atenção à afasia. Afasia é um transtorno de linguagem em decorrência de uma lesão no sistema nervoso central. As causas mais comuns da afasia são o acidente vascular encefálico, tumores cranianos, traumatismo crânio encefálico e doenças neurodegenerativas.

O indivíduo com afasia pode ter diversas dificuldades, como compreender o que os outros estão falando ou dificuldade para expressar uma ideia, um pensamento, um desejo pela fala ou pela escrita, e também dificuldade de leitura e compreensão.

Afasia tem diversos graus, o que pode impactar de diversas maneiras a comunicação do indivíduo e a sua relação com as pessoas e com o meio em que ele vive.

A afasia tem tratamento. Por isso, em junho, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia sempre lança campanha "Entre afasia e a informação, seja essa ponte! Vamos lá, participe!"

Confira a mensagem da Profa. Karin Zazo Ortiz do Departamento de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina - EPM/Unifesp:

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa

Oftalmologia da EPM/Unifesp se destaca no EduRank 2022

1ª da América Latina e do Brasil com base em seu desempenho em pesquisa

Equipe de atletismo da EPM é campeã da II Copa Universitária

Contagem regressiva para a Intermed!

Psiquiatria: qual a importância dessa especialidade médica?

Saiba mais sobre o profissional responsável por diagnosticar e tratar todas as questões de ordem...