Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Helena Nader recebe homenagens por sua contribuição em favor da ciência e da educação

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 20h45 | Acessos: 7311

Docente foi homenageada por três instituições nos últimos dias

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

Por Loane Carvalho

As duas últimas semanas da professora Helena Bonciani Nader, docente do Departamento de Bioquímica da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), foram marcadas por cerimônias que enaltecem sua ampla trajetória de serviços prestados e sua contribuição em favor da ciência, da tecnologia, da inovação, da educação e da cultura em geral, no Brasil e para outras partes do mundo, por meio de sua produção científica amplamente consultada.

 

Homenagem Epemista

Na manhã desta terça-feira (29), durante a Sessão Solene da Congregação da Escola Paulista de Medicina (EPM) no Anfiteatro Leitão da Cunha, aconteceu o evento de homenagem organizado pela Escola e pelo Departamento de Bioquímica da EPM. Na ocasião foram entregues o troféu e o certificado do Título Honorífico de Professora Emérita da Escola Paulista de Medicina.

 

 

A mesa de abertura foi composta por Fulvio Scorza, diretor da EPM, Arnaldo Colombo, vice-diretor da EPM, Lia Rita Azeredo, representante da Reitoria e pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, Lydia Masako, professora titular da Disciplina de Cirurgia Plástica da EPM e presidente da Concessão de Títulos Honoríficos, Isaias Glezer, chefe do Departamento de Bioquímica, Marimélia Porcionatto, vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Luiz Eugênio de Araújo, professor titular e diretor cientifico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A biomédica tem recebido várias homenagens no último mês e isso deixou Luiz Eugênio preocupado com a saúde de Helena. "Outro dia eu perguntei para uma pessoa se a Helena estava doente, pois o número de homenagens que ela tem recebido ultimamente é impressionante. No começo do mês eu estava no Instituto de Quimica da Universidade de São Paulo (IQUSP) e ela estava recebendo o maior prêmio do Instituto. Você olha os nomes de quem já recebeu o prêmio, só tem luminar da química. Fico feliz que ela não tenha problema nenhum e esteja com a saúde estável."

Em um discurso emocionado, Julia Nader Dietrich, filha da pesquisadora, falou do lado maternal e mencionou que sua filha Catarina é uma versão da avó. “Sou privilegiada por tê-la como mãe. A Catarina se parece com ela, é obstinada, por vezes teimosa e não leva desaforo para casa, mas é doce, sensível, e uma parceira de lealdade ímpar quando estabelece uma relação de confiança. Tenho uma mãe especial e sempre tive ciúmes da minha irmã mais velha, a bendita Escola Paulista de Medicina, e muitas vezes dos filhos orientandos. Mas, hoje, não sei separá-los da minha mãe."

 

helena nader epemista

 

O verbo agradecer foi o foco do discurso proferido pela homenageada. “Começo agradecendo o curso de Ciências Biomédicas, aos dois Josés – José Leal Prado e José Ribeiro do Vale. Essa Escola Paulista de Medicina não tem medo, ela não tem medo de ousar, de se posicionar, ela foi e ainda é uma liderança. Ela revolucionou quando criou o primeiro hospital-escola deste país, o nosso querido Hospital São Paulo. Eu tive aula com os maiores gênios da ciência brasileira nesta escola e agradeço principalmente aos mestres já falecidos. Agradeço aos meus pais, meus familiares e meu grande amor, o Peter."

 

 

Título de Doutor Honoris Causa

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) concedeu, dentro das celebrações alusivas ao 110º aniversário de fundação dos cursos de graduação que lhe deram origem, o título de Doutor Honoris Causa, a professora e pesquisadora Helena Nader. A solenidade de outorga ocorreu presencialmente no dia 22/11, no Salão Nobre da UFRPE, no prédio da Reitoria, Campus Dois Irmãos, em Recife.

A cerimônia foi presidida pelo reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, pró-reitores, diretores de departamentos, estudantes e técnicos administrativos da universidade, além de sócios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Regional de Pernambuco e convidados para o evento.

 

Membro Honorário Nacional 

A solenidade de posse como Membro Honorário Nacional da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil (ACFB) ocorreu na noite do dia 25/11, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de São Paulo, localizado na Rua Sena Madureira, 1500.

 

 Nader solenidade Unifesp

Da esq. à dir.: Michel Kfouri, Helena Nader, Acácio Lima e Lauro Moretto (Imagem: Divulgação/ACFB)

 

A biomédica formada pela EPM recebeu a honraria e terá como Patrono o cientista e membro titular da ABC José Ribeiro do Valle, professor da EPM e fundador do Instituto Nacional de Farmacologia (Infar) da EPM/Unifesp.

 

Trajetória

Helena Nader possui título de bacharel em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (1970), licenciatura em Biologia pela Universidade de São Paulo (1971), doutorado em Biologia Molecular pela Unifesp (1974), pós-doutorado na University of Southern California (1977) com bolsa da Fogarty (NIH). É professora titular da Unifesp (1989), bolsista de produtividade do CNPq (nível 1A), membro titular da Academia de Ciências de São Paulo (1989), da Academia Brasileira de Ciências (1999), da World Academy of Science (TWAS) for the Advancement of Science in Developing Countries (2013), da ACAL (Academia de Ciências de América Latina, 2018). Atualmente é presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), sendo a primeira mulher a ocupar este cargo, em 106 anos de existência desta academia; co-presidente da InterAmerican Network of Academies of Sciences (IANAS, 2019-2021) e presidente de Honra da SBPC desde 2017 (segunda mulher a ocupar esse título na sociedade, concedido, por meio de seu Conselho, a pessoas de notável saber que hajam prestado relevantes serviços à causa da Ciência).

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Perda de peso se torna mais ainda mais preocupante quando associada a tumores sólidos – iStock/Getty Images

Perda de peso pode ter relação com o diagnóstico de câncer, diz estudo com participação da Unifesp

Nova estratégia de tratamento reduz inflamação e risco cardiometabólico em adolescentes com obesidade

Abordagem interdisciplinar testada na Unifesp combina aconselhamento clínico, nutricional,...

Fim do conteúdo da página