Unifesp e Fundação Tide Setubal farão mapa da desigualdade do coronavírus em SP

Publicado: Quinta, 26 de Março de 2020, 11h30 | Acessos: 23646

Edital selecionará propostas de grupos de pesquisa com sede na universidade; escolhida receberá apoio financeiro

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Tide Setubal elaborarão uma pesquisa para monitorar, mapear e avaliar a desigualdade entre diferentes classes sociais na forma de propagação, adoecimento e nas consequências do espraiamento do coronavírus ao longo de 2020. O edital para a seleção de propostas de grupos de pesquisa e/ou observatórios temáticos com sede na universidade foi lançado nesta segunda, 23. As propostas escolhidas serão financiadas com recursos no valor global de 160 mil reais, oriundos de acordo de cooperação entre as duas instituições.

A pesquisa tem o objetivo de elaborar estudos e propostas técnico-científicas para avaliação dos impactos da pandemia de Covid-19 na Região Metropolitana de São Paulo, com foco nas áreas de maior vulnerabilidade. Ela será realizada concomitantemente ao alastramento da pandemia. Deverão ser pesquisados e comparados territórios com diferentes perfis econômico e social na região metropolitana, por meio de recortes temáticos, caracterizando as situações de maior risco, iniquidade e vulnerabilidade, com análise crítica.

Além do monitoramento e análise crítica dos resultados, o edital pede recomendações para governos políticas públicas, sociedade civil e empresas para redução das desigualdades e vulnerabilidades ampliação do atendimento universal e fortalecimento do sistema no momento presente e para novos surtos e pandemias similares.

O prazo para apresentação das propostas vai até as 23h59 do dia 2 de abril de 2020, exclusivamente pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. O período para execução é de oito meses, com entregas parciais a cada dois meses. Mais informações sobre os recortes e temas-problemas de investigação sugeridos, a submissão da proposta e os critérios de julgamento podem ser obtidas no edital, disponível neste link.