WebHall EPM – O Currículo do Futuro

Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 10h31 | Acessos: 54546

Evento acontece dias 20 e 21 de novembro

WhatsApp Image 2020 10 29 at 10.23.06

Ao idealizarmos este evento múltiplas reflexões vem a mente, entre elas a que prevalece com toda a certeza é qual o perfil do médico que melhor atenderá a sociedade deste século? Quais valores e competências? Numa era de inteligência artificial, de telemedicina, diretrizes, protocolos e desfechos, onde fica o humanismo e atendimento individualizado? Como conciliar o atendimento básico, a alta tecnologia, o humanismo e os sentimentos? Vários perfis profissionais surgem desta análise e junto um imenso desafio, como adequar o currículo e, portanto, a formação do médico às potencialidades de cada aluno, mas respeitando as necessidades da nossa sociedade? Como preparar os futuros profissionais para a próxima pandemia?

As Escolas Médicas precisam interagir com a sociedade, entender melhor suas necessidades e características. O profissional do futuro precisa conhecer e dominar áreas complementares do conhecimento, perceber sua corresponsabilidade de fiscalizar e desenvolver o sistema único de saúde, ter capacidade crítica e discernimento ao introduzir novas tecnologias em saúde, bem como ser capaz de transitar entre o atendimento básico (essencial para o equilíbrio do sistema) e a alta tecnologia, tudo atrelado a manutenção do humanismo e sentimentos de responsabilidade e compaixão.

Se o desafio de pensar o ensino médico já era imenso, com o advento desta pandemia, ficou ainda maior. Muitas iniciativas que já estavam em análise precisaram ser implementadas com uma rapidez nunca vista antes. Plataformas digitais, aulas a distância, “lives”, avaliações remotas entre outras.

Qual o real impacto destas mudanças na formação médica, na capacidade de interação humana, na relação médico-paciente? Como dosar com exatidão os limites deste novo formato?

Muito teremos a discutir e analisar durante este evento, mas nosso desejo é que este momento seja um catalisador, um ponto de início deste imenso trabalho que é o repensar o ensino médico a partir de agora.

O desafio está lançado!!!

Bom evento a todos.

Diretoria da Escola Paulista de Medicina

Inscreva-se e venha debater O Currículo do Futuro com a gente!

Saiba mais em https://webhallepm.com.br/landing
Inscreva-se em https://webhallepm.com.br/inscricao