Curso de Especialização em Arborização Urbana

Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2022, 11h44 | Acessos: 20198

Processo de inscrições ocorrerá em 22/08/2022 à 05/09/2022

A Especialização em Arborização Urbana, criada em 2018, é realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA) e o Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas do Campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no âmbito de uma cooperação didático científica entre a SVMA e a UNIFESP.

O curso é gratuito e tem por objetivos capacitar profissionais com formação superior, dos setores público e privado, para o domínio do estado da arte sobre o planejamento, a implantação e o manejo da arborização urbana e desenvolver visão crítica construtiva sobre a arborização urbana, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade da arborização do município de São Paulo e do país.

O curso é oferecido uma vez por ano, na modalidade semipresencial, e com duração de 360 horas.

As aulas teóricas, em modalidade remota, são ministradas uma vez por semana, todas as quintas feiras das 8h30 às 17h30, em plataforma digital, e os conteúdos posteriormente disponibilizados para os estudantes. A plataforma utilizada é indicada no início do curso, sendo que cada estudante deve dispor de infraestrutura e equipamentos necessários para a participação.

As aulas práticas (modalidade presencial) são realizadas em espaços e equipamentos públicos que contam com o apoio das equipes de plantio de mudas e manutenção de árvores consolidadas contratadas pela SVMA e gerenciadas pela Divisão Técnica de Arborização Urbana. Contam, também, com o apoio operacional da Unidade de Áreas Verdes da Prefeitura Regional de Santo Amaro. As aulas práticas relacionadas à herborização de plantas são realizadas no Campus Diadema da UNIFESP. Essas aulas e as visitas técnicas são realizadas de forma condensada em um período de 9 dias. As despesas de qualquer natureza, referentes ao custeio dos estudantes, para realização dessas atividades, deverão ser custeadas pelo próprio estudante.

O curso é composto por 5 módulos que têm por objetivos fornecer aos participantes o ferramental para compreender a leitura e produzir um trabalho científico; fornecer uma visão geral sobre a botânica da árvore; sobre a história e a importância da arborização urbana e o ferramental teórico e prático necessários para os seus corretos planejamento; implantação e manejo. São eles:

• Módulo 1 – Metodologia Científica;
  • Módulo 2 – Botânica Aplicada à Arborização Urbana;
  • Módulo 3 – Planejamento e Projeto;
  • Módulo 4 – Implantação e
  • Módulo 5 – Manejo.

Mais informações: https://sp.unifesp.br/santoamaro/arborizacao-urbana

Palestra sobre integridade e gestão de riscos encerra III Ciclo de Capacitação Continuada do Comitê de Integridade da Unifesp