Ir direto para menu de acessibilidade.
Campus SP > O Campus > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

Sobre o Campus

Publicado: Terça, 22 de Maio de 2018, 08h19 | Acessos: 336062

O Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp) integra duas Unidades Universitárias – Escola Paulista de Medicina (EPM) e Escola Paulista de Enfermagem (EPE).

logos EPM e EPEA Escola Paulista de Medicina - EPM, criada em 1933 e, posteriormente, a Escola Paulista de Enfermagem - EPE, em 1939, têm contribuído de forma relevante para os avanços das ciências, para a formação de profissionais de saúde e pesquisadores e para a excelência da assistência à saúde, sendo o Hospital São Paulo – nosso Hospital Universitário – referência de alta complexidade para o país.

Ao longo de sua história, a instituição tem desempenhado importante papel na formulação e implantação de importantes políticas públicas nas áreas da educação e da saúde. Reconhecida, em 1994, como universidade federal, passou então a ser denominada Universidade Federal de São Paulo.

O Campus São Paulo estabeleceu-se como tal, com sua diretoria acadêmica e as diretorias das duas Escolas que o compõem, a partir da promulgação do Estatuto da Unifesp de 2011, após amplo processo de expansão da Unifesp ocorrido na década anterior, e da mudança da Reitoria e de suas estruturas da administração central para instalações próprias. O Campus São Paulo é, portanto, um campus novo, trazendo na sua constituição a história de mais de 80 anos da Escola Paulista de Medicina e da Escola Paulista de Enfermagem.

A diretoria acadêmica do CSP/Unifesp é voltada à administração e infraestrutura, e as diretorias das Unidades Universitárias têm atribuições acadêmicas e de atividades finalísticas. Essas diretorias mantem constante diálogo, quando necessário, envolvendo a superintendência do Hospital São Paulo/Hospital Universitário da Unifesp (HSP/HU Unifesp), em sinergia para que as atividades de ensino, pesquisa e extensão sejam realizadas com excelência.

areas do conhecimentoAs duas Escolas do Campus São Paulo congregam aproximadamente 1550 alunos em sete cursos de graduação:

  • Escola Paulista de Medicina
    • Biomedicina
    • Fonoaudiologia
    • Medicina
    • Tecnologia Oftálmica
    • Tecnologia em Informática em Saúde
    • Tecnologia em Radiologia
  •  Escola Paulista de Enfermagem
    • Enfermagem

Em relação à pós-graduação stricto sensu, a EPM e a EPE têm 36 programas de pós-graduação que oferecem mestrado, doutorado e mestrado profissional, nos quais estão inscritos cerca de 2.800 alunos. Na área de extensão, são oferecidos cursos de pós-graduação lato sensu em diferentes modalidades - em 2019, foram 47 cursos de Extensão (carga horária inferior a 180h), 4 cursos de Aperfeiçoamento (carga horária inferior a 360 horas), 100 cursos de Especialização (carga horária maior que 360h) e 90 eventos. Vale ressaltar a excelência e magnitude dos programas de residência médica e a multiprofissional em saúde (respectivamente com 96 e 9 programas), com aproximadamente 1400 residentes.

As atividades da EPM e da EPE ocorrem em cerca de 115 imóveis do campus, dentre os quais edifícios de grande porte e complexidade, como os que albergam as atividades de pesquisa científica: Edifício Antonio C. M. Paiva (Edifício de Ciências Biomédicas), Edifício Horácio K. Melo (Edifício de Pesquisa I), Edifício Nestor Schor (Edifício de Pesquisa II), Edifício Ribeiro do Valle (Infar), Edifício Leal Prado. Destaque-se, ainda, a presença do Hospital São Paulo, o Hospital Universitário (HU) da Unifesp. Inaugurado em 1940, foi o primeiro hospital-escola do país construído com essa finalidade.

 

Há, também, diversos Laboratórios Didáticos: cinco multiuso e dois departamentais no Edifício Octávio de Carvalho; dois no Edifício Lemos Torres; Laboratório de Anatomia no Edifício Leitão da Cunha; Laboratório de Técnica Operatória; três Laboratórios de Informática (Edifício Octávio de Carvalho, Departamento de Informática em Saúde e EPE). Em 2020, o campus conta com 26 salas de aulas e anfiteatros sob gestão da diretoria do Campus, 37 sob responsabilidade de departamentos acadêmicos e das diretorias da EPM e EPE, além de salas e anfiteatros do Hospital São Paulo.

 

Em relação ao quadro de pessoal, são pouco mais de 600 docentes nas suas Unidades Universitárias e cerca de 750 técnico-administrativos em Educação.

Vinculado ao Campus São Paulo, e em funcionamento desde 2011, a Unidade de Extensão Universitária de Santo Amaro busca atender às demandas dos moradores da zona sul do município de São Paulo, no âmbito da qualificação profissional e do aprimoramento cultural.

A distribuição física das atividades acadêmicas em numerosos imóveis no campus traz um desafio suplementar aos gestores, que é planejar formas mais efetivas do uso de espaço promovendo colaborações e convergência do conhecimento. Neste sentido, em 2019 foi aprovado o Plano Diretor de Infraestrutura do Campus São Paulo, que, além de propor novas edificações para qualificação dos espaços para as atividades acadêmicas, inclui áreas de convívio e lazer para a comunidade universitária e a população que mora, trabalha e estuda na região e propõe melhorias do entorno universitário.

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Eventos UAPI

I Seminário sobre Longevidade e Envelhecimento Saudável Saiba mais: ...

Logo UAPI

A Universidade Aberta para as Pessoas Idosas do Campus São Paulo da UNIFESP teve seu início em...

Equipe UAPI

Profa. Dra. Claudia AjzenPsicólogaEspecialista em Gerontologia - DIGG / UnifespEspecialista em Educação...

Contato UAPI

Endereço: Rua Botucatu, 740 - 5º andar Contato: Claudia Ajzen E-mail: O endereço de e-mail address...

Fim do conteúdo da página