Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nota 34: Orientações sobre a coleta de testes diagnósticos para Covid-19 no cenário atual da pandemia

Publicado: Terça, 21 de Junho de 2022, 15h05 | Acessos: 36748

 

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

São Paulo, 21 de junho de 2022

Estamos enfrentando um aumento significativo de casos de Covid-19 no estado de São Paulo. Depois de um período de estabilidade, a taxa de transmissão do SARS-CoV-2 (Covid-19) voltou a crescer. A hospitalização dos casos de Covid-19 na cidade de São Paulo aumentou quatro vezes nos últimos 30 dias, bem como aumento de mortes. Certamente, a alta cobertura vacinal, especialmente em São Paulo, está sendo fundamental para evitar muitas internações e mortes. O aumento de casos tem relação direta com novas infecções causadas pelas variantes do SARS-CoV-2, ômicron com suas sub variantes BA.2, BA.4 e BA.5. A chegada do inverno e a flexibilização de medidas de prevenção aumentam a transmissão das doenças respiratórias tanto do SARS-CoV-2 como por vírus respiratórios.

O uso da máscara tem grande importância neste cenário, pois bloqueia a excreção de gotículas durante a fala, espirros e tosse. A máscara deve ser oferecida e orientado o seu uso para todos pacientes internados no HSP-Unifesp, desde que não tenham contra indicação para sua utilização.

Atualmente, no HSP-Unifesp, temos disponíveis dois tipos de testes para o diagnóstico da infecção aguda pelo SARS-CoV-2 (Covid-19):

1. Teste de RT-PCR (molecular) considerado de referência para o diagnóstico. No HSP-Unifesp, o resultado é disponível, no máximo, em 24 horas após a coleta;

2. Teste rápido de antígeno, apresenta menor sensibilidade, principalmente em assintomáticos. Resultado rápido, máximo 30 minutos, indicado principalmente em indivíduos sintomáticos. Em ambos os testes, a sensibilidade e especificidade são afetadas pela coleta inadequada e pelo tempo de evolução da doença.

Critérios de coleta de testes diagnósticos da Covid-19 para pacientes transferidos via CROSS para o HSP-SPDM-Unifesp:

1. Paciente assintomático respiratório encaminhado para internação de urgência em enfermaria: Internar de acordo com o fluxo de atendimento e colher RT-PCR para SARS-CoV-2. Não há necessidade de isolamento, pois é uma pesquisa de rastreamento, pois o paciente é assintomático. Se não houver contra indicação, manter o paciente de máscara. Se o resultado for positivo para SARS-CoV-2, transferir para isolamento para gotículas e contato. Solicitar avaliação da CCIH para orientação de possíveis contatantes;

2. Paciente assintomático respiratório encaminhado para internação de urgência para UTI ou Centro Cirúrgico: Internar de acordo com o fluxo de atendimento e colher teste rápido para antígeno como triagem, se negativo, não há necessidade de isolamento. A seguir, colher RT-PCR, como pesquisa de rastreamento, pois o paciente é assintomático. Se não houver contra indicação, manter o Orientações Sobre a Coleta de Testes Diagnósticos para Covid-19 No Cenário Atual da Pandemia paciente de máscara. Se o resultado for positivo para SARS-CoV-2, transferir para isolamento para gotículas e contato. Solicitar avaliação da CCIH para orientação de possíveis contatantes;

3. Internações eletivas - paciente assintomático respiratório com programação cirúrgica: Colher RT-PCR de acordo com o fluxo pré-operatório 48 a 72 horas antes da cirurgia na Rua Varpa, 36, segunda a sexta-feira - das 13:00h às 17:00h, com Cartão do SUS.

4. Paciente sintomático respiratório encaminhado para internação de urgência: Colher teste rápido de antígeno e manter isolamento para gotículas, contato e aerossóis (se intubado ou UTI) até o resultado. Avaliar antecedentes epidemiológicos e quadro clínico/radiológico e se necessário, colher RT-PCR para confirmação do resultado.

Profissionais da Saúde Sintomáticos com Suspeita de Covid-19

Profissionais de saúde sintomáticos, atendidos no NASF ou alunos sintomáticos atendidos no Serviço de Saúde do Corpo Discente (SSCD), colher RT-PCR na Rua Varpa, 36, segunda a sexta-feira - das 9:30 às 12:00h.

Enfatizamos a importância de manter as medidas de prevenção contra a Covid-19 em todo o Campus São Paulo:

1. Todos os frequentadores do Campus São Paulo devem estar com a vacinação para covid-19 atualizada com quatro doses (com intervalo de quatro meses após a terceira dose). Não deixe de atualizar a vacinação, incluindo a vacina para gripe (Influenza).

2. O uso de máscara continua obrigatório em todos os ambientes do Campus São Paulo, inclusive para pacientes internados no HSP-Unifesp ou que são assistidos nos ambulatórios;

3. No refeitório e nos restaurantes, o horário de almoço deve ser reduzido ao mínimo necessário para realizar a refeição. Manter o distanciamento entre as pessoas. Durante a refeição não converse, pois você estará sem máscara;

4. Higienize as mãos com frequência com água e sabão ou álcool-gel;

5. Mantenha limpo seu ambiente de trabalho como teclado, mesa etc.;

6. Não venha trabalhar se tiver febre (>37,8°C) ou sintomas gripais (coriza, tosse, falta de ar, dificuldade de respirar) dor de garganta, perda ou diminuição do olfato, alteração do paladar.

Se apresentar sintomas de síndrome gripal, procure o Serviço Médico dos Alunos ou dos Funcionários para orientação e conduta.

No atual cenário epidemiológico, reforçamos que atividades acadêmicas extracurriculares, reuniões de Disciplinas/Departamentos, cursos de pós-graduação e de extensão, permaneçam no formato on-line e orientamos que sejam priorizadas as aulas de graduação no modelo presencial.

Atualização do fluxograma de atendimento a casos expostos, suspeitos ou confirmados. Versão 05 de 16 de abril de 2022. Comissão de Controle de Infecção Hospitalar - HSP e Comitê de Enfrentamento a Covid-19 do HSP/SPDM e Comitê de Retorno Seguro do Campus São Paulo, Unifesp.

1. NASF: Núcleo de Assistência à Saúde do Funcionário

Rua Napoleão de Barros, 892
Tel/WhatsApp: (11) 3385-4143
Segunda à Sexta-Feira
7:00 às 19:00h.
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

2. SSCD (Serviço de Saúde do Corpo Discente)

Rua Estado de Israel, 192
Tel: (11) 5576-4848 Ramal: 2527
Segunda à Sexta-Feira
7:30 às 16:00h.
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

3. Local de Coleta
Rua Varpa, 36

Só serão coletados exames de RT-PCR com pedido médico do NASF ou SSCD. É obrigatório avaliação dos respectivos serviços, de acordo com a categoria profissional, para todos os sintomáticos.

Referências

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019 - covid-19 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde - Brasília: Ministério da Saúde, 2022. 131 p: il.

2. Centers for Disease Control and Prevention. Ending Isolation and Precautions for People with Covid-19: Interim Guidance. Update Jan. 14, 2022. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/hcp/duration-isolation.html

 

Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do Hospital São Paulo - SPDM - Unifesp

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Perda de peso se torna mais ainda mais preocupante quando associada a tumores sólidos – iStock/Getty Images

Perda de peso pode ter relação com o diagnóstico de câncer, diz estudo com participação da Unifesp

Nova estratégia de tratamento reduz inflamação e risco cardiometabólico em adolescentes com obesidade

Abordagem interdisciplinar testada na Unifesp combina aconselhamento clínico, nutricional,...

Fim do conteúdo da página