Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acontece > Pesquisa, Gestão e Inovação em Cirurgia Translacional
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 14h29 | Acessos: 6665

Pesquisa, Gestão e Inovação em Cirurgia Translacional: Apresentação do curso

COMUNICADO - Inscrições Abertas até 10/06/2020

Prezados alunos, em virtude de atrasos resultantes de mudanças logísticas no processamento de abertura de cursos da Unifesp, informamos cronograma 2020/2021 atualizado. 

Lamentamos os transtornos gerados e agradecemos o interesse dos inúmeros alunos que têm entrado em contato conosco solicitando informações sobre o curso.

 

As aulas serão disponibilizadas on-line, havendo encontros presenciais para discussão e aprimoramento de projetos de pesquisa sob coordenação da Profª. Drª. Lydia Masako Ferreira conforme Cronograma.  

 MISSÃO

O Curso de Aperfeiçoamento: Pesquisa, Gestão e Inovação em Cirurgia Translacional da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo visa capacitar o profissional a iniciar e concluir um projeto de pesquisa científico e projeto científico tecnológico, abordando temas desde a elaboração da pergunta inicial até a publicação final.

O aluno é também familiarizado com as Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional da Unifesp (Conceito CAPES 6) assim como as linhas de atuação científico tecnológicas do Programa de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração tecidual da Unifesp. 

 PÚBLICO ALVO

Profissionais de diferentes setores, voltados para a área da saúde, tais como: Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Biologia, Enfermagem, Odontologia, Quimica, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, dentre outras; bem como, profissionais das áreas de exatas e humanas, nos setores da Administração, Engenharia, Estatística, Direito, Economia, entre outras.

 PRÉ-REQUISITOS

Nível superior completo na área da saúde ou relacionada a área de saúde e conhecimento básico na língua inglesa ou espanhol. O candidato não poderá estar cursando nenhum outro curso na Universidade Federal de São Paulo para poder se matricular. 

 OBJETIVOS
  1. Subsidiar a importância da Pesquisa
  2. Capacitar o aluno a realizar uma estratégia de busca da literatura e utilizar as melhores ferramentas das principais bases de dados;
  3. Definir os principais desenhos de estudos científicos, suas vantagens e desvantagens;
  4. Habilitar o aluno a elaborar uma pergunta científica apropriada;
  5. Instruir o aluno no uso de ferramentas tecnológicas necessárias para a produção científica;
  6. Aprimorar o aluno na redação científica;
  7. Qualificar o aluno a desenvolver a metodologia apropriada para seu projeto de pesquisa;
  8. Auxiliar na obtenção da aprovação do Comité de Ética em Pesquisa
  9. Auxiliar o aluno na obtenção do financiamento do seu estudo;
  10. Fornecer conceitos básicos em bioestatística e auxílio na elaboração da análise estatística;
  11. Capacitar o aluno a realizar uma análise crítica de estudos científicos;
  12. Instruir os princípios da medicina baseada em evidências;
  13. Habilitar o aluno a iniciar o desenvolvimento de uma tese e de uma publicação científica;
  14. Estimular o intercâmbio de informações interprofissionais;
  15. Produzir conhecimento científico por meio da realização de projetos de pesquisa, com orientação contínua de professores conceituados pertencentes aos Programas de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional (nota 6 da Capes) e Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração tecidual da Unifesp e debates presenciais entre professores e alunos;
  16. Despertar e preparar o aluno que se identifique com a pesquisa e/ou ensino para ingressar na Pós-Graduação Strictu-Senso, seguindo rumo ao mestrado e/ou doutorado.
  17. Desenvolver características de Liderança
  18. Desenvolver a cultura de Inovar 

diferenciais do curso da EPM

Os alunos que ingressam no Curso de Aperfeiçoamento têm a oportunidade de:

  1. Aprender a metodologia científica;
  2. Integrar com as atividades de Graduação, Assistência, Residência e Pós-Graduação em Cirurgia Translacional da Unifesp;
  3. Dispor da infra-estrutura laboratorial da Disciplina de Cirurgia Plástica da Unifesp (Laboratórios de Cirurgia Experimental, Microcirurgia, Cultura de Células, Célula-Tronco e Bioengenharia Tecidual);
  4. Dispor de Assistência em Bioestatística com professores de estatística
  5. Manter contato com profissionais de diversas especialidades;
  6. Ter disponibilidade de uso da infraestrutura da Unifesp (pesquisa, laboratórios e bibliotecas, dentre outros);
  7. Ter acesso institucional ao Portal de Periódicos Capes da Unifesp, com senha própria (www.periodicos.capes.gov.br), o qual disponibiliza cerca de 10.000 periódicos e bases de dados científicas;
  8. Obter orientação para elaboração de projeto de pesquisa, visando mestrado e doutorado, com professores dos Programas de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional e Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Gestão Aplicadas à Regeneração tecidual da Unifesp;
  9. Apresentar seu projeto de pesquisa de forma oral e receber orientações para aperfeiçoamento do mesmo;
  10. Ter acesso exclusivo a plataforma do aluno do curso de aperfeiçoamento, onde são disponibilizadas as aulas ministradas pelos professores, as leituras recomendadas, modelos de projetos de pesquisa, lista de sites úteis para pesquisadores, fórum de discussão, entre outros.

ape 0534 2020 barra

ape 0534 2020 botao equipeatalho para inscrição: EM BREVE

 

Categoria:

Fim do conteúdo da página