Dia Mundial da Higiene das Mãos

5 de Maio de 2023 é mundialmente conhecido como o Dia Mundial da Higiene das Mãos!
A correta higiene das mãos salva milhões de vidas todos os anos quando realizada nos 5 momentos durante a prestação de cuidados em serviços de saúde.
Juntos, podemos incrementar as práticas de higiene das mãos para a minimização de riscos e prevenção das Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e da Resistência Microbiana (RM) aos antimicrobianos nos serviços de saúde!
Gestores, profissionais da assistência, Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), usuários dos serviços de saúde, formuladores de políticas e sociedade civil podem acelerar e sustentar a ação de higiene das mãos no ponto de assistência, asseverando o cuidado limpo nesses serviços. Entende-se por Ponto de Assistência, o local onde três elementos estejam presentes: o paciente, o profissional de saúde e a assistência ou tratamento envolvendo o contato com o paciente ou suas imediações (ambiente do paciente). Nesse local onde o atendimento ocorre, deve ser realizada a higiene das mãos. Para tal, é necessário o fácil acesso a um produto, como por exemplo, a preparação alcoólica para a higiene das mãos.
Destaca-se que o foco da campanha 5 de maio de 2023, Dia Mundial da Higiene das Mãos estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), também incide sobre as organizações da sociedade civil/Organizações parceiras. Devido à atuação dessas organizações em atividades de interesse público e coletivo, agregado ao fato de estarem mais próximas às comunidades e serem movidas por fortes valores de justiça social, essas organizações podem ajudar a liderar e acelerar mudanças para a melhoria da higiene das mãos nos níveis locais (serviços de saúde), estaduais/Distrito Federal (DF) e nacional.
Cabe destacar ainda que o lema da campanha mundial do 5 de maio de 2023 é “Acelere a ação conjunta. SALVE VIDAS - Higienize Suas Mãos”, sendo que no Brasil, a iniciativa é endossada pela Anvisa, em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias estaduais/DF/Municipais e com a constante parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
Redes Sociais