Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > O que precisamos saber sobre o papel do neurocirurgião?
Início do conteúdo da página

O que precisamos saber sobre o papel do neurocirurgião?

Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 11h55 | Acessos: 103558

14 de abril – Dia do Neurocirurgião

O Dia Nacional do Neurocirurgião foi instituído em homenagem ao médico Paulo Niemeyer, nascido em 14 de abril de 1914. Pioneiro da Neurocirurgia, principalmente, no que diz respeito à modernização da especialidade, Niemeyer não foi o primeiro neurocirurgião brasileiro, mas foi quem introduziu as técnicas modernas e criou uma grande escola de Neurocirurgia, apesar de nunca ter sido professor universitário, deixando assim, um legado muito grande de modernidade e de aprendizado.

 

A especialidade médica

Especialidade médica - neurocirurgiaA Neurocirurgia é uma especialidade focada no atendimento a pacientes adultos e pediátricos no tratamento de dor ou processos patológicos que podem modificar a função ou atividade do sistema nervoso central (por exemplo, cérebro, hipófise e medula espinhal), do sistema nervoso periférico (por exemplo, nervos cranianos, espinhais e periféricos), do sistema nervoso autônomo, as estruturas de suporte desses sistemas (por exemplo, meninges, crânio e base do crânio e coluna vertebral) e seu suprimento vascular (por exemplo, intracraniano, vasculatura extracraniana e espinhal). 

A área contempla o atendimento de condições complexas e vitais, permitindo não só o tratamento, mas que as capacidades produtivas e cognitivas dos pacientes sejam preservadas e até mesmo restabelecidas. As condições tratadas vão desde malformações congênitas neonatais à tumores benignos, problemas vasculares cranianos, além de traumas na cabeça e coluna, consideradas as principais causas de mortalidade por traumas na atualidade. 

A evolução científica e clínica alçou a especialidade a ocupar um papel central no tratamento associado de diversas áreas da Medicina, como ortopedia, ginecologia, oncologia, geriatria, pediatria e psiquiatria. Condições como a hérnia de disco cervical e lombar, doenças degenerativas da coluna; fraturas traumáticas de coluna, fraturas da coluna por osteoporose e dor crônica, usualmente necessitam da abordagem conjunta com o neurocirurgião.

Embora seja fundamentalmente uma disciplina cirúrgica, a Neurocirurgia requer conhecimentos de Neurologia, Cuidados Intensivos, Cuidados de Trauma e Radiologia.

Um número significativo de pacientes atendidos pelo neurocirurgião é tratado com opções não cirúrgicas que podem incluir terapias intervencionistas médicas, físicas ou minimamente invasivas.

O neurocirurgião, por sua vez, precisa dominar em profundidade a anatomia do cérebro e do Sistema Nervoso Central, Periférico e Autônomo. Por esse motivo, a Neurocirurgia é considerada uma das áreas de especialização mais complexa da Medicina na atualidade, exigindo cerca de no mínimo 5 anos de treinamento, estudos e prática.

Por ser uma especialidade jovem, a neurocirurgia está evoluindo rapidamente. Uma tradição importante no campo é a rápida evolução científica, disseminação de novas ideias e técnicas e tecnologia. Os constantes avanços exigem que os neurocirurgiões perpetuem uma lógica de aprendizado contínuo, atualização de conhecimentos científicos e habilidades.

Parte importante dessas atualizações se deram durante a pandemia do novo coronavírus, quando neurocirurgiões tiveram a curva de aprendizado ainda mais intensificada, assumindo com grande ênfase o cuidado neurológico crítico de pacientes com Covid-19. Para além do diagnóstico e os protocolos de tratamento de pacientes com o vírus, os profissionais precisaram estar atentos à avaliação de doenças neurológicas, como acidente vascular cerebral, estado epiléptico, doenças neuro imunes e neuromusculares, muitas delas decorrentes de sequelas do próprio vírus, que ainda estão sendo estudadas pela comunidade científica.

A Neurocirurgia irá desempenhar um papel vital no combate tanto do derrame hemorrágico quanto do isquêmico, bem como os problemas ainda relativamente não resolvidos de distúrbios da coluna e dor no mundo em desenvolvimento. 

Além do cenário pandêmico, o aumento da expectativa de vida e o estilo de vida moderno leva ao surgimento de novos desafios e condições neurológicas, que exigem abordagens cirúrgicas importantes. Um grande exemplo é o aumento no número de quadros de AVCs, que de acordo com alguns estudos internacionais, deve tornar-se a principal causa de morte nos países em desenvolvimento durante a próxima década.

Todos esses dados reforçam a importância cada vez mais significativa da Neurocirurgia nos cuidados mais diversos com a saúde da população e sua evolução etária. No Dia Nacional do Neurocirurgião é imprescindível compreendermos e divulgarmos a relevância desses profissionais. Também é essencial e urgente nos atentarmos para o grande valor da educação médica continuada, assim como instituições e programas de ensino de qualidade, fundamentais para que mais profissionais possam seguir o extraordinário caminho da Neurocirurgia, fazendo da Medicina de excelência a sua ferramenta para salvar vidas.

Na nossa grande Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), temos a possibilidade de ensinar e aprender toda a Neurocirurgia. Aqui, todas as áreas do conhecimento são estimuladas, desde o início com a utilização do nosso laboratório de microneuroanatomia (um dos maiores do mundo, com 21 estações com microscópios para dissecção de espécimes anatômicas, com cursos regulares e de pós-graduação) até a utilização de microscópio de última geração no centro cirúrgico com imagens em 3D e software para visualizar vasos e tumores.

 

{gallery}CSP/USER/neurocirurgia{/gallery}

 

Referências

  • Dempsey, R. J. (2018). Editorial. Global neurosurgery: the role of the individual neurosurgeon, the Foundation for International Education in Neurological Surgery, and “service through education” to address worldwide need, Neurosurgical Focus FOC, 45(4), E19. Retrieved Apr 12, 2021, from https://thejns.org/focus/view/journals/neurosurg-focus/45/4/article-pE19.xml
  • Kanat A, Epstein CR. Challenges to neurosurgical professionalism. Clin Neurol Neurosurg. 2010 Dec;112(10):839-43. doi: 10.1016/j.clineuro.2010.07.012. Epub 2010 Aug 13. PMID: 20708840.
  • Kanat A, Yazar U, Kazdal H, Yilmaz A, Musluman M. Neurosurgery is a profession. Neurol Neurochir Pol. 2009 May-Jun;43(3):286-8. PMID: 19618312.
  • Lozada-Martínez I, Bolaño-Romero M, Moscote-Salazar L, Torres-Llinas D. Letter to the Editor: "Role of the Neurosurgeon in Times of Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): The Importance of Focus in Critical Care". World Neurosurg. 2020 Nov;143:624. doi: 10.1016/j.wneu.2020.08.059. PMID: 33167148; PMCID: PMC7608006.
  • Lavano A, Guzzi G, Donato G. Neurosurgery and neuroethics. J Neurosurg Sci. 2019 Aug;63(4):357-358. doi: 10.23736/S0390-5616.17.04214-X. Epub 2017 Oct 23. PMID: 29063745.
  • Dewan MC, Rattani A, Fieggen G, Arraez MA, Servadei F, Boop FA, Johnson WD, Warf BC, Park KB; . Global neurosurgery: the current capacity and deficit in the provision of essential neurosurgical care. Executive Summary of the Global Neurosurgery Initiative at the Program in Global Surgery and Social Change. J Neurosurg. 2018 Apr 1:1-10. doi: 10.3171/2017.11.JNS171500. Epub ahead of print. PMID: 29701548.
  • Barrow DL, Bendok BR. Introduction: What is Neurosurgery? Oper Neurosurg (Hagerstown). 2019 Aug 1;17(Suppl 2):S1-S2. doi: 10.1093/ons/opz071. PMID: 31099833.

 

feres

Por Feres Chaddad

Professor e chefe da Disciplina de Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Possui mestrado em Neurologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2006) e doutorado em Neurologia (Unicamp, 2010). Fellowship em Anatomia Microcirúrgica pelo Departamento de Neurocirurgia da Universidade da Florida, Gainesville, USA (2013-2014). Pós-doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2017). Atualmente é chefe da Neurocirurgia Vascular da Unifesp, docente do Programa de Pós-graduação em Neurologia e Neurociências e coordenador do Laboratório de Anatomia Microneurocirúrgica da Unifesp. Outras informações, clique aqui

 

 

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Discentes da EPE elaboram livreto sobre Alzheimer

Obra traz Informações para portadores e familiares 

"Colinho Meu": alunas e professoras da EPE lançam livro sobre a importância do colo

Obra infantil ilustra as necessidades de acolhimento no primeiro ano de vida do bebê

Discentes da EPE/Unifesp elaboram HQ sobre a Síndrome de Prader-Willi

História em quadrinhos ajuda na identificação de sintomas da síndrome

Junho Vermelho - Você é o tipo certo de alguém

14/06 - Dia Mundial do Doador de Sangue

Fim do conteúdo da página