Página inicial > NOTÍCIAS > Disciplina de Neurocirurgia da EPM/Unifesp inaugura novas instalações destinadas ao ensino

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 10h02 | Acessos: 22973

Cerimônia festejou também os 70 anos da disciplina homenageando o seu fundador, Aloysio de Mattos Pimenta

Por Juliana Narimatsu

Na última sexta-feira (20/10), foi celebrada a entrega das novas instalações destinadas ao ensino da Disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

Localizado no sexto andar do Hospital São Paulo (HSP/HU), hospital universitário da instituição, o local abriga uma sala para os docentes e uma sala de videoconferência equipada com sistema multimídia e projetores 3D de última geração, que permite estudos clínicos e científicos com alto padrão de qualidade, como também facilita o compartilhamento de informações e a expansão do conhecimento além dos muros da Unifesp. A concretização do projeto contou com o apoio do Laboratório Diagnóstico da América S/A (DASA), que disponibilizou de recursos para as reformas e adequações e foi representado na cerimônia por sua superintendente, Claudia Cohn.

Inauguracao neuro1

O evento festejou também os 70 anos da Disciplina de Neurocirurgia. O serviço de Neurocirurgia do Hospital São Paulo foi oficialmente instalado em 1947, integrado ao Departamento de Cirurgia Geral. Em 1957, a Disciplina de Neurocirurgia uniu-se à Disciplina de Neurologia, formando o departamento que permanece até hoje. Para marcar a data de aniversário, foi realizada uma homenagem o seu fundador, Aloysio de Mattos Pimenta, com a colocação de seu busto próximo às novas instalações. Os familiares do docente estavam presentes (foto abaixo) e aproveitaram a ocasião para falar sobre a carreira profissional e acadêmica, bem como a vida pessoal do Prof. Mattos Pimenta.

Inauguracao neuro2

Durante a solenidade, o atual chefe da Disciplina de Neurocirurgia, Feres Chaddad Neto, homenageou o professor-titular Sergio Cavalheiro. “Nos quatro anos que estou na EPM, conheci uma pessoa que sabe conduzir e estimular a disciplina, além de integrar os diversos setores. Tudo isso que você está vendo agora é decorrente de uma pessoa que estimula cada um a dar o seu melhor. Tenho uma grande admiração e um orgulho por ele. A disciplina apoia e agradece o senhor, professor Sergio, por ser o nosso titular”, pontuou Chaddad Neto (foto abaixo).

Inauguracao neuro3

O vice-diretor da Escola Paulista de Medicina, Sergio Cravo, mencionou que, apesar da situação atual do país, são essas celebrações que fortalecem a instituição. “Em um ano particularmente difícil para todo o país, para a área da Saúde e para o nosso hospital, a gente tem esta oportunidade de nos reunirmos e celebrar um espaço novo. Gostaria de lembrar também que, hoje, estamos comemorando 70 anos da disciplina. Isso é uma vida! Vocês podem ver que muitas das coisas que estavam no espírito do professor Pimenta permanecem e é isso que torna a EPM grande: dedicação, busca por excelência e não se deter frente aos obstáculos”, colocou Cravo.

Já o vice-reitor da Unifesp, Nelson Sass, reforçou a necessidade da união dos diversos setores para um desenvolvimento eficiente da instituição “Existem frases marcantes. Uma delas é de um filósofo que diz que se você não conhece o passado, terá dificuldade de avaliar o presente e de planejar o futuro. Hoje, estamos em um contexto de expansão da universidade, de todos os campi que integram a instituição, mas é evidente que a EPM tem um papel fundamental dentro desta história. A Unifesp é fruto de um trabalho colaborativo nas mais diversas áreas e que precisa ser feito de uma forma alinhada, conjugada, coordenada para caminhar para que os vetores sejam somados e o desenvolvimento institucional seja o mais eficiente, harmonioso e equilibrado possível. Esse espaço acadêmico, para a universidade, é um esforço adicional da nossa tradição”, disse Sass.

Inauguracao neuro4 Inauguracao neuro5

Compareceram ainda no evento a vice-diretora do Campus São Paulo, Beatriz Castilho, chefe do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia, Manoel de Paiva Neto, membros da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, docentes, médicos, discentes, técnicos-administrativos, colaboradores e familiares do homenageado.

Discentes da EPE elaboram livreto sobre Alzheimer

Obra traz Informações para portadores e familiares

"Colinho Meu": alunas e professoras da EPE lançam livro sobre a importância do colo

Obra infantil ilustra as necessidades de acolhimento no primeiro ano de vida do bebê