Página inicial > NOTÍCIAS > Docente da Disciplina de Endocrinologia da EPM/Unifesp toma posse na Academia Nacional de Medicina

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 10h15 | Acessos: 30208

Rui Maciel ocupa a cadeira de número 49, cujo patrono é Enjolras Vampré

O professor da Disciplina de Endocrinologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo Rui Maciel tomou posse como membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM), ocupando a cadeira de número 49. A sessão solene aconteceu na noite de terça-feira, 21 de novembro, na própria sede da academia, situada no Rio de Janeiro.

Rui Maciel ocupa a vaga de Hélcio Alvarenga, professor titular emérito de Neurologia da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A cadeira de número 49 possui como patrono Enjolras Vampré. A entrega da medalha e do calor acadêmico à Maciel foi feita pelo atual presidente da Academia Nacional de Medicina, Jorge Alberto Costa e Silva. Já o diploma, foi concedido pelo acadêmico José Osmar Medina Pestana, professor da Disciplina de Nefrologia da EPM/Unifesp.

Docente EPM ANM1

Da esquerda para direita: José Osmar Medina Pestana, Jorge Alberto Costa e Silva e Rui Maciel. (Crédito da foto: ANM)

O acadêmico Rubens Belfort Junior, professor do Departamento de Oftalmologia da EPM/Unifesp, saudou e apresentou o novo membro titular. “Meu colega da Escola Paulista de Medicina, desde o primeiro ano, em 1965, e sempre, nesses anos todos, um paradigma de ética, moral e excelência. Trata-se de escolher, aqui, quem, não importa a origem, tenha demonstrado a sua personalidade e, além de igualmente importante, apresentar-se a vontade de continuar lutando pelo aprimoramento médico e social e estabelecer a melhor estratégia para que possamos tornar os nossos ideais em realidade e a melhor medicina sempre acessível a todos os brasileiros. Rui Maciel, analisado detalhadamente pelos acadêmicos nessa casa, terminou por ser aprovado em eleição onde recebeu maciço apoio de todos nós.”

“Estou muito honrado e feliz pela eleição para membro titular da Academia Nacional de Medicina. Agradeço a generosidade dos confrades e confreiras e gostaria de lhes dizer o quanto eu apreciei o processo de eleição, quando eu aproveitei a circunstância magnífica de conhecer pessoalmente profissionais ilustres e receber conselhos e ensinamentos dentro de uma cordialidade extrema. Além de ter sido recebido com fidalguia e atenção, as visitas alargaram-me o espírito, abriram-me perspectivas e adquiri novos amigos e amigas, tenho certeza. Como membro, prometo honrar os ideais da academia e continuar fazendo ações que fortaleçam a prática da medicina”, pontuou Rui Maciel, que, durante seu discurso, realizou um breve histórico sobre os acadêmicos que ocuparam a cadeira de número 49, além de agradecer a muitos colegas.

Docente EPM ANM2

Foto à esquerda: Rui Maciel agradecendo seu padrinho, Rubens Belfort Junior. Foto à direita: O docente Maciel discursando na Academina Nacional de Medicina. (Créditos das fotos: arquivo pessoal)

Emília Sato, diretora da EPM/Unifesp, enalteceu a trajetória acadêmica do professor Rui. "Mesmo após a sua aposentadoria, (Rui) continua exercendo suas atividades de ensino e pesquisa, como professor sênior e orientador em Programas de Pós-Graduação da EPM. Foi uma honra representar a Escola Paulista de Medicina na posse do professor. A Escola sente-se orgulhosa em ter mais um docente como membro desta importante Academia e espera que sua trajetória acadêmica possa servir de exemplo a todos dessa Instituição."

A cerimônia contou com a presença da reitora da Unifesp, Soraya Smaili, docentes, servidores e ex-alunos do professor.

Docente EPM ANM3

Rubens Belfort Junior e Emília Sato prestigiaram o docente. (Crédito da foto: arquivo pessoal)

Veja o evento na íntegra no vídeo disponibilizado pela ANM (clique aqui).

Discentes da EPE elaboram livreto sobre Alzheimer

Obra traz Informações para portadores e familiares

"Colinho Meu": alunas e professoras da EPE lançam livro sobre a importância do colo

Obra infantil ilustra as necessidades de acolhimento no primeiro ano de vida do bebê