Página inicial > NOTÍCIAS > Docente da EPM integra Centro de Contingência do Coronavírus de SP

Docente da EPM integra Centro de Contingência do Coronavírus de SP

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 11h22 | Acessos: 5341

José Medina foi convidado pelo governador do Estado, João Doria, para contribuir com outros profissionais da saúde

O docente titular da Disciplina de Nefrologista da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, José Medina Pestana, foi convidado pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, a integrar o Centro de Contingência do Coronavírus. A instância foi criada em fevereiro após a confirmação do primeiro caso do país, para monitorar e coordenar ações contra a propagação do coronavírus no Estado.

De acordo com Medina, o desafio assumido no momento em que o estado inicia seu plano de retomada de atividades denota uma oportunidade de acumular experiência para o enfrentamento da Covid-19. "Trata-se de uma pandemia que encontra-se em diferentes estágios ao redor do mundo. Aqui em São Paulo, a crise se instalou de forma intensa e hoje está controlada. Nossa missão agora é comparar nossa situação com a do mundo para aprimorar soluções. Os resultados obtidos poderão ser, no futuro, compartilhados com os demais estados", pontua.

O docente é um dos maiores expoentes da Medicina brasileira, com uma trajetória de mais de 30 anos na área. Além de professor titular na Unifesp, Medina é líder do programa de Transplante de Órgãos da universidade, diretor do Hospital do Rim (HRim) e membro da Academia Nacional de Medicina – ocupando a cadeira n° 50.

jose medina

O docente titular da Disciplina de Nefrologia (EPM/Unifesp), José Osmar Medina de Abreu Pestana. Imagem: Divulgação

Doenças Raras: conhecimento é o primeiro passo para inclusão

Afetam até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos