Página inicial > NOTÍCIAS > Ferramenta on-line e gratuita ajuda no monitoramento de casos do novo coronavírus

Publicado: Quinta, 14 de Maio de 2020, 14h55 | Acessos: 23069

Plataforma pode auxiliar hospitais e secretarias de saúde no acompanhamento de leitos ocupados por conta da covid-19

UTI Forecast portal

Com o objetivo de contribuir no combate à pandemia do novo coronavírus, professores e estudantes do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos e da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo desenvolveram um site capaz de ajudar hospitais e secretarias de saúde no acompanhamento de casos da covid-19 e no processo de planejamento e tomada de decisão por parte dos gestores, a partir da importação de dados.

O uso da ferramenta permite acompanhar, por exemplo, o número de leitos ocupados em um hospital, a média diária de internações e o índice de letalidade. Conforme os dados são atualizados, a plataforma calcula e apresenta as alterações automaticamente.

Nele, também é possível informar a idade dos pacientes e monitorar o número de óbitos por faixa etária. O usuário faz o upload dos dados e, com base neles, a ferramenta gera estatísticas e previsões. Esses dados não são divulgados ou utilizados em outros meios, ficando disponíveis apenas ao usuário.

A ferramenta www.forecastuti.unifesp.br pode ser usada por cidades e hospitais do mundo todo de forma gratuita. Para liberar o acesso, é necessário preencher um formulário de requisição, disponível aqui.

O site é fruto do projeto de pesquisa científica e extensão universitária intitulado Estimativa do número de leitos de UTI necessário por dia e gestão de equipamentos durante a epidemia de covid-19 em diversos cenários.

Discentes da EPE elaboram livreto sobre Alzheimer

Obra traz Informações para portadores e familiares

"Colinho Meu": alunas e professoras da EPE lançam livro sobre a importância do colo

Obra infantil ilustra as necessidades de acolhimento no primeiro ano de vida do bebê