Página inicial > Últimas Notícias > Periódico destaca artigo de doutorando do Departamento de Biofísica

Periódico destaca artigo de doutorando do Departamento de Biofísica

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 13h17 | Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 16h55

Material saiu na contracapa do Soft Matter da Royal Society of Chemistry

Backcover

A lenda do cavalo de Tróia conta que os exércitos gregos enganaram seus inimigos ao presenteá-los com uma grande estátua de madeira com soldados escondidos em seu interior. De maneira semelhante, certos pedaços de proteína são capazes de “enganar” membranas celulares e transportar compostos para seu interior. Esses pedaços proteicos são comumente chamados de peptídeos troianos.

No trabalho do doutorando Lucas Rodrigues de Mello, pesquisadores da Univesidade Federal de São Paulo (Unifesp), da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Reading (Inglaterra) sintetizaram um peptídeo troiano curto capaz de formar complexos com DNA e promover a invasão de células vivas. Usando técnicas biofísicas sofisticadas como espalhamento de raios X em síncrotron, microscopia de força atômica e microscopia eletrônica criogênica de transmissão, os autores mostram que esse fragmento peptídico (apenas 7 aminoácidos) forma fibras nanométricas que são estabilizadas por β-folhas que envelopam cadeias de DNA em seu interior. Essas nanofibras, também denominadas peptiplexos, foram capazes de penetrar células HeLa, transportando os ácidos nucleicos para seu interior.

Os achados do grupo trazem pistas acerca do papel de certos aminoácidos no processo de invasão celular e também abrem portas para a otimização de transportadores com potencial em terapia gênica.

Estudante: Lucas Rodrigues de Mello

Orientador: Prof. Dr. Emerson Rodrigo da Silva

Artigo: Self-assembly and intracellular delivery of DNA by a truncated fragment derived from the Trojan peptide Penetratin. Soft Matter, 2020, 16, 4746-4755.

Link para a contracapa: https://doi.org/10.1039/D0SM90102D