Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de graduação participam de dinâmica sobre doenças genéticas

Estudantes de graduação participam de dinâmica sobre doenças genéticas

Publicado: Quinta, 05 de Janeiro de 2017, 10h17 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 17h29

Trabalhos foram produzidos por discentes do 1º ano do curso de Enfermagem

Por Daniel Patini

Com o objetivo de compreender os conteúdos ministrados em sala de aula sobre os mecanismos genéticos envolvidos nas doenças humanas, estudantes de graduação do 1º ano do curso de Enfermagem participaram de uma dinâmica que resultou em vídeos, programas para celular, peças de teatro, jogos de cartas, dentre outros.

Proposta pela docente Gianna Carvalheira, da Disciplina de Genética do Departamento de Morfologia e Genética da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), a iniciativa abordou o conhecimento das novas metodologias utilizadas no estudo das doenças genéticas, seus diagnósticos, prognósticos e prevenção, os quais atualmente se encontram em plena expansão. Participaram ainda como supervisoras das atividades as pós-doutorandas Andréa Moraes Malinverni e Gisele Oler.

Dentre os trabalhos produzidos durante as atividades, destacam-se:

- Duas peças de teatros, intituladas Genética News e Doença de Huntington;

- Três vídeos chamados Herança Pouco UsualAlteração Cromossômica Estrutural e Extração do DNA (folder);

- Um jogo de cartas sobre Herança Multifatorial, aquela condicionada pelo efeito de interações complexas entre um conjunto de genes e o ambiente;

- Uma montagem de Heredograma sobre a genética do Daltonismo, que são representações que permitem a observação da relação de parentesco entre os indivíduos e como as doenças podem ser transmitidas ao longo das gerações;

- Um relato do grupo que fez um vídeo sobre os dois tipos de processos de divisão celular: a mitose e a meiose.

“Acredito que esses trabalhos podem ser muito interessantes e úteis para os alunos do ensino médio pelo caráter didático que apresentam”, sugere Gianna, que pretende futuramente disponibilizá-los em uma página na Internet. A estudante Bruna Soave ressaltou a importância de dinâmicas como essas para a aprendizagem do aluno. “Foi uma maneira de aprofundar o nosso conhecimento, de modo divertido e descontraído”, conclui.