Página inicial > Últimas Notícias > Professora da EPM/Unifesp é premiada por campanha contra o ruído

Professora da EPM/Unifesp é premiada por campanha contra o ruído

Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 12h15 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 18h22

O evento chamou a atenção das pessoas para a importância da redução de ruídos gerados pelas atividades cotidianas

Campanha contra ruido

Crédito: http://www.proacustica.org.br/inad/2017/

Ana Claudia Fiorini, professora adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), foi agraciada com o primeiro lugar do prêmio concedido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia durante o XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que aconteceu em setembro deste ano. O reconhecimento foi pela criativa campanha Manifesto do Silêncio, ocorrida em abril, em São Paulo, para o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (International Noise Awareness Day – INAD).

Além de conscientizar a população sobre os efeitos do ruído na saúde, na qualidade de vida e no meio ambiente, a campanha – idealizada por profissionais dos cursos de Fonoaudiologia da Unifesp, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) e da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) – também teve o objetivo de chamar a atenção para a responsabilidade de cada indivíduo em reduzir o ruído gerado pelas atividades cotidianas.

Para isso, os idealizadores realizaram o que chamaram de “intervenção urbana”, com ajuda de alunos de graduação em Fonoaudiologia, colocando fones de ouvidos amarelos e gigantes em todos os personagens do mais expressivo monumento da cidade: o Monumento às Bandeiras, localizado na Praça Armando Sales de Oliveira, no Ibirapuera. Na ocasião, os participantes também utilizaram faixas durante uma passeata pelas ruas VI Centenário e República do Líbano e finalizaram com um abraço simbólico em torno da estátua.