Página inicial > Últimas Notícias > Unifesp é credenciada pela Embrapii para desenvolver projetos de inovação com a indústria

Publicado: Sexta, 29 de Maio de 2020, 13h06 | Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 19h42

Com apoio do MEC, 11 grupos de pesquisa de universidades federais serão credenciados para desenvolver pesquisas na área

Por José Luiz Guerra

A Universidade Federal de São Paulo, por meio do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos, foi selecionada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) para desenvolver projetos de inovação com a indústria. A Unifesp e outras 10 universidades federais foram selecionadas entre 37 propostas apresentadas por grupos de pesquisas de diversas instituições. A indicação do ICT/Unifesp pela Reitoria se deu em razão da expertise que o instituto já possui em relação a parcerias com empresas para desenvolvimento de projetos.

As 11 universidades selecionadas contarão com apoio do Ministério da Educação (MEC), que disponibilizará aos grupos de pesquisadores dessas instituições cerca de R$ 30 milhões para investir em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) para atender demandas do setor industrial. A partir de agora, 17 instituições federais de ensino superior abrigam unidades da Embrapii, já que outras seis já eram credenciadas. Ao todo, a rede credenciada conta com 55 unidades.

O docente da ICT/Unifesp e coordenador da unidade Embrapii na universidade, Maurício Pinheiro de Oliveira, explica que a universidade participou de um edital lançado pela Embrapii, no qual foi necessário definir o projeto que será desenvolvido e a atuação da instituição junto a empresas. "Submetemos para credenciamento um plano de trabalho na linha de materiais avançados com foco em materiais poliméricos e nanomateriais. O ICT/Unifesp possui 13 projetos recentes desenvolvidos junto a empresas, o que indica a nossa atuação na área. Também foi necessário apresentar um planejamento de como será a unidade." Uma das características necessárias para a unidade, segundo Oliveira, além da autonomia para firmar parcerias com empresas privadas é a de atender aos prazos das empresas com agilidade e flexibilidade na contratação dos projetos.

A nova unidade contará com a participação de 40 docentes e possibilitará, ao longo dos três anos de validade do acordo, a capacitação de alunos de graduação e pós-graduação, além de permitir a contratação de bolsistas. O fato de o ICT/Unifesp estar instalado no Parque Tecnológico de São José dos Campos poderá facilitar a integração com as empresas locais. "Pretendemos indicar uma pessoa para prospectar recursos com as empresas e mostrar os produtos a elas. Certamente a proximidade com empresas do parque Tecnológico e do Vale do Paraíba vai nos ajudar bastante". O início das atividades da Unidade Embrapii em Materiais Avançados e Nanomateriais da Unifesp está previsto para o segundo semestre de 2020.

O docente entende que a escolha da Unifesp para abrigar uma unidade da Embrappii é importante não só para reforçar a posição da instituição entre as principais do país, como também possibilitará a formalização de patentes junto a indústrias. "A Agência de inovação tecnológica e social (Agits) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação estão nos apoiando nestes processos que poderão resultar em patentes que trarão royalties para a instituição", conclui.

A pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, Karin Spadari, afirma que, para a Unifesp ser reconhecida e contemplada como uma Unidade Embrapii, é o reconhecimento de que a Instituição e seus pesquisadores possuem capacidade tecnológica de inovar junto às empresas do setor industrial. "Ter uma Unidade Embrapii na área de Materiais Avançados e Nanomateriais é um orgulho que só fortalece cada vez mais as nossas pesquisas e nossas estratégias tecnológicas de inovação, criando um diálogo constante com o setor empresarial, atendendo assim, as demandas da sociedade", completa.

*Com informações do Portal do MEC