Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > Simpósio 90+ apresenta Departamento de Bioquímica
Início do conteúdo da página

Simpósio 90+ apresenta Departamento de Bioquímica

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 17h01 | Acessos: 2470
Helena Nader, Marimelia Porcionatto e Maria Luiza Vilela Oliva apresentarão suas pesquisas

A próxima edição do Simpósio 90+ terá a presença de três notáveis do Departamento de Bioquímica: Helena Nader, Marimelia Porcionatto e Maria Luiza Vilela Oliva apresentarão suas pesquisas relacionadas a aplicações moleculares e de bioimpressão, que impactam o tratamento de tromboses, neuropatologias e tratamentos alternativos para o câncer.

 

simposio90bioquimica

O Simpósio 90+ é uma realização da Comissão de Celebração dos 90 anos da EPM em parceria com os Departamentos da Escola

 

Helena Nader ministrará a palestra "Centenária Heparina", abordando como o estudo estrutural de polissacarídeos revela as variadas facetas das heparinas e suas ações em processos biológicos relevantes à saúde. Cerca de 100 milhões de vidas são salvas por ano com o tratamento de tromboses e as novas abordagens terapêuticas. A professora titular trará uma perspectiva histórica desses estudos, incluindo importantes atuações do Grupo de Pesquisa em Biologia Molecular, com destaque ao impacto da heparina na medicina (incluindo COVID-19)  e no conhecimento de fronteira da pesquisa biomédica.

Em seguida, Marimélia Porcionatto falará sobre sua pesquisa acerca da bioimpressão 3D de tecido cerebral para avanço no desenvolvimento de tratamentos para doenças neurológicas. A  professora titular vice-diretora da EPM trará seu ponto de vista sobre o desenvolvimento tecnológico na área de bioimpressão 3D e microfluídica, com destaque no impacto para gerar potenciais novos tratamentos.

Por fim, Maria Luiza Vilela Oliva abordará a bioquímica do câncer a partir de seu estudo que busca novas abordagens de tratamento envolvendo o uso de produtos naturais de planta brasileira e a síntese de compostos que subvertem o metabolismo das células tumorais. A professora titular apresentará uma breve perspectiva histórica da atuação do Departamento de Bioquímica na purificação e na ação de produtos naturais em processos bioquímicos, que possibilitaram a aplicação terapêutica de uma proteína da planta Enterolobium contortisiloquum, conhecida popularmente como orelha-de-macaco. Apresentará o potencial da proteína EcTI e das moléculas modeladas a partir dela para o tratamento de câncer, promovendo interferência em vias bioquímicas associadas à patologia de células cancerosas. Destacará também a importância de novas abordagens bioquímicas desenvolvidas no departamento, incluindo outros derivados compostos naturais para possibilitar tratamentos adjuvantes no controle do câncer.

Sobre o Simpósio 90+

O Simpóio 90+ é um projeto da Comissão de Celebração dos 90 anos da Escola Paulista de Medicina, composta pelos professores e professoras Alba Lúcia Botura, Ângelo De Paola, Antônio Chacra, Clara Brandão, Conceição Ohara, Emília Sato, Feres Chaddad, Francy Patrício, Helena Nader, Jacob Szejfeld, João Aléssio, José Luiz do Amaral, Marcos Luso, Ramiro Colleoni, Rubens Belfort, Rui Maciel, Soraya Smaili e Yara Michelacci.

A proposta do Simpósio, coordenado pelos professores Angelo de Paola e Rui Maciel, é promover um conjunto de atividades científicas a partir do modelo departamental de estrutura da Escola, abordando as fronteiras do conhecimento com temas atuais e de grande interesse na praxis médica e para o grande público, visando a apresentação do estado-da-arte das produções departamentais. 

Os encontros são realizados quinzenalmente no Anfiteatro Leitão da Cunha e transmitidos pelo canal da EPM no YouTube.

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Palestra sobre integridade e gestão de riscos encerra III Ciclo de Capacitação Continuada do Comitê de Integridade da Unifesp

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está comprometida em promover uma administração...

Oficina de Escrita de Si: do Diário à Política Carolina Maria de Jesus

De 21 de setembro à 7 de dezembro de 2023

Fim do conteúdo da página