Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Cuidando de quem cuida: encontro de profissionais e estudantes de saúde
Início do conteúdo da página

Cuidando de quem cuida: encontro de profissionais e estudantes de saúde

Publicado: Quarta, 17 de Maio de 2017, 10h55 | Acessos: 23441

As emoções do cotidiano foi um dos pontos discutidos no evento promovido pelo NAE-SP em parceria com o Departamento de Psiquiatria 

Por Loane Carvalho

 CuidandoE

 

A abertura do evento “Cuidando de quem cuida: encontro de profissionais e estudantes de saúde”, na manhã da última sexta-feira (12), foi conduzida pelas discentes da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) Ana Ágata Keinert e Carolina Prina, alunas do sexto e quarto ano do curso de Medicina, respectivamente.

O encontro promovido pelo Núcleo de Apoio aos Estudantes do Campus São Paulo (NAE-SP) em parceria com o Departamento de Psiquiatria (EPM/Unifesp), com apoio das Câmaras de Graduação das Escolas Paulistas de Medicina e Enfermagem (EPM e EPE, respectivamente), compartilhou e discutiu ideias com os presentes no Anfiteatro Marcos Lindenberg.

Os alunos do primeiro ao quarto ano de Medicina e todos os estudantes de Enfermagem da EPE/Unifesp, foram dispensados das aulas, no período de 10h às 12h, para participar do evento, que tem como objetivo abrir espaço de diálogo sobre como lidar com as emoções no cotidiano.   

A programação foi composta por quatro apresentações. Acompanhe a seguir os principais pontos trabalhados por cada convidado.

- Atendimento em saúde mental do NAE-SP – Sue Sun, coordenadora do NAE-SP, e Marcelo Mello, docente do Departamento de Psiquiatria (EPM/Unifesp): atendimento inicial realizado pelo grupo organizado pelo Prof. Marcelo Mello; a interação entre o corpo docente para discutir a questão e as ações institucionais; as mudanças e reestruturação do serviço dentro da Unifesp.

- Saúde mental e suicídio – Larissa Doretto, psiquiatra: reflexão sobre a própria saúde; os prejuízos causados por certas emoções; a percepção de conhecer a si mesmo; a incidência da depressão no mundo; mitos e verdades sobre o suicídio; a importância de abordar o tema com os discentes e profissionais da saúde; estudos e estatísticas relacionadas com a população de risco; as formas que a depressão pode se manifestar e o seu tratamento; identificação dos sintomas e a busca pela ajuda profissional; a estrutura oferecida pela Universidade.

- Psicoterapia e assistência aos alunos – Mariana Pupo, psicóloga e coordenadora de pesquisa do Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência (PROVE/Unifesp): estereótipos relacionados à psicoterapia; as rupturas e os esforços como fatores de desgaste; dificuldade de enxergar as saídas e como enfrentar as situações; o sofrimento antes do diagnóstico de uma doença mental; espaço de escuta com profissional; a importância de não ficar sozinho e em silêncio; a busca de construir olhares e inovar; o sigilo do atendimento e o trabalho desenvolvido pela equipe.

- Projeto Mentoria – Maris Salete Demuner, chefe de plantão do Pronto Socorro de Cirurgia Geral do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Unifesp (HSP/HU-Unifesp): o que é o projeto e seus principais objetivos; a flexibilidade do programa e o papel do mentor; a interação entre docente e discente; a variedade de assuntos e a atividade voluntária; reflexão da cidadania e relação bilateral entre mentor e mentorando; a estrutura atual e suas ações de melhoria.

Ao finalizar a etapa de exposições, o evento foi aberto à roda de perguntas aos presentes. Foi disponibilizado o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.,  para receber, previamente, questões que facilitem a construção do evento .

Dentre outros presentes, estavam Sheila Caetano e Fernanda Moreira, docentes do Departamento de Psiquiatria (EPM/Unifesp); Maria Adelaide Avancine, psiquiatra do Ambulatório de Psiquiatria (HSP/HU-Unifesp); Luiza Hiromi Tanaka, docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da EPE/Unifesp; Anderson da Silva Rosa, pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis (Prae/Unifesp); Vânia D'Almeida, presidente da Câmara de Graduação da EPM/Unifesp;além de outros membros da comunidade acadêmica que prestigiaram o evento.

 

CuidandoA  

 

 

 

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Professor da EPM coordena estudo que revela o papel dos receptores de cininas na regeneração do músculo esquelético

Pesquisa revela papel diferencial dos receptores de cininas na regeneração muscular...

Docente da EPM/Unifesp será a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências

Em seus 105 anos de existência que uma mulher ocupa a presidência da Academia

Periódico destaca artigo do grupo de pesquisa do Prof. Dr. Omar Mertins

Material saiu na capa do Journal of Colloid and Interface Science

Periódico destaca artigo de doutorando do Departamento de Biofísica

Material saiu na contracapa do Soft Matter da Royal Society of Chemistry

Fim do conteúdo da página