Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Disciplina de Neurocirurgia da EPM/Unifesp inaugura novas instalações destinadas ao ensino
Início do conteúdo da página

Disciplina de Neurocirurgia da EPM/Unifesp inaugura novas instalações destinadas ao ensino

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 10h02 | Acessos: 22978

Cerimônia festejou também os 70 anos da disciplina homenageando o seu fundador, Aloysio de Mattos Pimenta

Por Juliana Narimatsu

Na última sexta-feira (20/10), foi celebrada a entrega das novas instalações destinadas ao ensino da Disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

Localizado no sexto andar do Hospital São Paulo (HSP/HU), hospital universitário da instituição, o local abriga uma sala para os docentes e uma sala de videoconferência equipada com sistema multimídia e projetores 3D de última geração, que permite estudos clínicos e científicos com alto padrão de qualidade, como também facilita o compartilhamento de informações e a expansão do conhecimento além dos muros da Unifesp. A concretização do projeto contou com o apoio do Laboratório Diagnóstico da América S/A (DASA), que disponibilizou de recursos para as reformas e adequações e foi representado na cerimônia por sua superintendente, Claudia Cohn.

Inauguracao neuro1

O evento festejou também os 70 anos da Disciplina de Neurocirurgia. O serviço de Neurocirurgia do Hospital São Paulo foi oficialmente instalado em 1947, integrado ao Departamento de Cirurgia Geral. Em 1957, a Disciplina de Neurocirurgia uniu-se à Disciplina de Neurologia, formando o departamento que permanece até hoje. Para marcar a data de aniversário, foi realizada uma homenagem o seu fundador, Aloysio de Mattos Pimenta, com a colocação de seu busto próximo às novas instalações. Os familiares do docente estavam presentes (foto abaixo) e aproveitaram a ocasião para falar sobre a carreira profissional e acadêmica, bem como a vida pessoal do Prof. Mattos Pimenta.

Inauguracao neuro2

Durante a solenidade, o atual chefe da Disciplina de Neurocirurgia, Feres Chaddad Neto, homenageou o professor-titular Sergio Cavalheiro. “Nos quatro anos que estou na EPM, conheci uma pessoa que sabe conduzir e estimular a disciplina, além de integrar os diversos setores. Tudo isso que você está vendo agora é decorrente de uma pessoa que estimula cada um a dar o seu melhor. Tenho uma grande admiração e um orgulho por ele. A disciplina apoia e agradece o senhor, professor Sergio, por ser o nosso titular”, pontuou Chaddad Neto (foto abaixo).

Inauguracao neuro3

O vice-diretor da Escola Paulista de Medicina, Sergio Cravo, mencionou que, apesar da situação atual do país, são essas celebrações que fortalecem a instituição. “Em um ano particularmente difícil para todo o país, para a área da Saúde e para o nosso hospital, a gente tem esta oportunidade de nos reunirmos e celebrar um espaço novo. Gostaria de lembrar também que, hoje, estamos comemorando 70 anos da disciplina. Isso é uma vida! Vocês podem ver que muitas das coisas que estavam no espírito do professor Pimenta permanecem e é isso que torna a EPM grande: dedicação, busca por excelência e não se deter frente aos obstáculos”, colocou Cravo.

Já o vice-reitor da Unifesp, Nelson Sass, reforçou a necessidade da união dos diversos setores para um desenvolvimento eficiente da instituição “Existem frases marcantes. Uma delas é de um filósofo que diz que se você não conhece o passado, terá dificuldade de avaliar o presente e de planejar o futuro. Hoje, estamos em um contexto de expansão da universidade, de todos os campi que integram a instituição, mas é evidente que a EPM tem um papel fundamental dentro desta história. A Unifesp é fruto de um trabalho colaborativo nas mais diversas áreas e que precisa ser feito de uma forma alinhada, conjugada, coordenada para caminhar para que os vetores sejam somados e o desenvolvimento institucional seja o mais eficiente, harmonioso e equilibrado possível. Esse espaço acadêmico, para a universidade, é um esforço adicional da nossa tradição”, disse Sass.

Inauguracao neuro4 Inauguracao neuro5

Compareceram ainda no evento a vice-diretora do Campus São Paulo, Beatriz Castilho, chefe do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia, Manoel de Paiva Neto, membros da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, docentes, médicos, discentes, técnicos-administrativos, colaboradores e familiares do homenageado.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Professor da EPM coordena estudo que revela o papel dos receptores de cininas na regeneração do músculo esquelético

Pesquisa revela papel diferencial dos receptores de cininas na regeneração muscular...

Docente da EPM/Unifesp será a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências

Em seus 105 anos de existência que uma mulher ocupa a presidência da Academia

Periódico destaca artigo do grupo de pesquisa do Prof. Dr. Omar Mertins

Material saiu na capa do Journal of Colloid and Interface Science

Periódico destaca artigo de doutorando do Departamento de Biofísica

Material saiu na contracapa do Soft Matter da Royal Society of Chemistry

Fim do conteúdo da página