Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > EPM/Unifesp se despede da mestre Catharina Brandi, com carinho
Início do conteúdo da página

EPM/Unifesp se despede da mestre Catharina Brandi, com carinho

Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 17h03 | Acessos: 11868
imagem sem descrição.

Foi a primeira mulher não médica que entrou no quadro de professores

Por CeHFi

O Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo e o Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da EPM-Unifesp lamentam a perda da Professora Catharina Brandi, e aproveita para relembrar a história dessa importante figura da nossa instituição.

Docente da Escola Paulista de Medicina desde 1952, Catharina Maria Wilma Brandi foi graduada em Química (1949) e mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), pela EPM (1987). Membro da diretoria da Fundação Carlos Chagas, professora responsável da Faculdade Oswaldo Cruz e Professora adjunta do Departamento de Bioquímica da EPM-Unifesp.

Tendo sido mestre de muitas gerações, Profa. Catharina era uma das pessoas mais admiradas e respeitadas em nossa escola. Segundo ela mesma nos contou em entrevista cedida em 2007: “Acho que fui a primeira mulher não médica que entrou no quadro de professores! Depois, daí para frente, graças a Deus, mudou o espírito da coisa.”

Havendo participado do Projeto “75X75: 75 histórias de vida para contar os 75 anos da EPM/Unifesp” em 2007, sua história de vida pode ser lida na íntegra neste link: https://cehfi.unifesp.br/bmhv/historias-de-vida/category/21-catharina-maria-wilma-brandi

CeHFi - Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) é um órgão complementar do Campus São Paulo criado em 1999 e que está associado academicamente à Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria: ,

Periódico destaca artigo de doutorando do Departamento de Biofísica

Material saiu na contracapa do Soft Matter da Royal Society of Chemistry

Fim do conteúdo da página