Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Iniciativa de voluntariado da EPM/Unifesp pratica ações para combater a Covid-19
Início do conteúdo da página

Iniciativa de voluntariado da EPM/Unifesp pratica ações para combater a Covid-19

Publicado: Quarta, 13 de Maio de 2020, 08h58 | Acessos: 5501
imagem sem descrição.

Estudantes do curso médico se envolvem no apoio ao HSP e à comunidade

Por Renato Conte

A união de 257 estudantes voluntários, do primeiro ao sexto ano do curso de Medicina da Escola Paulista de Medicina do Campus São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) resultou em ações de combate à Covid-19 na EPM/Unifesp. “O projeto nasceu da vontade de alunos do 5º e 6º ano e foi levado para o conhecimento da Diretoria da EPM, e coordenadores que abraçaram e apoiaram com satisfação a ideia”, comemora Victor Muniz de Freitas, acadêmico do 5º ano do curso médico e um dos organizadores da atividade.

 
Farid UIR

Foto:  Farid Saliba 

Freitas explica que os objetivos se modificam com o passar dos dias, mas a missão dos envolvidos é de apoio ao Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp (HSP/HU Unifesp), aos alunos e residentes e à comunidade se mantém. “No momento, creio que nossa necessidade seja manter o fluxo de doações, pequenas da comunidade civil ou atingir novos doadores grandes, pessoas físicas ou jurídicas”. Novas campanhas pontuais são sempre lançadas no Instagram (@voluntariado.epm).
 
Prates UIR

Foto: Gabriela Prates

Até o momento, mais de 2 mil pacientes que procuraram o HSP com problemas respiratórios foram assistidos pelos voluntários, em torno de 12 mil pessoas foram vacinadas contra o vírus influenza no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie/Unifesp) e contaram com a participação de cinco postos da polícia militar, auxiliaram na captação de doações de materiais e alimentos, como 1 milhão de luvas, 50 mil máscaras, 1.300 refeições. Também conseguiram, estimular a doação de sangue, que ajudou no aumento dos estoques do banco de sangue do HSP/HU Unifesp.

 
Vacinação 1

Foto: Carlos Francisco dos Santos Junior

Victor confessa sentir-se muito orgulhoso do projeto que a Escola conseguiu desenvolver e de fazer parte dele. “É incrível ver o quanto já conseguimos realizar em tão pouco tempo e na quantidade de pessoas envolvidas e que estão trabalhando sem pausa. Torna passar por essa situação toda mais fácil. Inclusive acho que esse é o maior benefício do projeto, seja pra quem recebe as ações ou pra quem participa: é uma esperança no momento de crise e dá algum sentido. Ninguém que faz parte de um projeto assim gosta de ficar parado, passivo diante das situações. Não tenho nada além de orgulho da Escola pelo projeto e por tudo que ele representa, assim como seus participantes”, conclui satisfeito
 
.Bia Prado depósito

Foto: Beatriz Prado

 
 
Para coloborar com o projeto e saber mais informações acesse: http://voluntariadoepm.com ou pelo Instagram (https://www.instagram.com/voluntariado.epm/).
 
Categoria:

Periódico destaca artigo de doutorando do Departamento de Biofísica

Material saiu na contracapa do Soft Matter da Royal Society of Chemistry

Fim do conteúdo da página