Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Produção científica da Unifesp na área da Covid-19 é apresentada em audiovisual
Início do conteúdo da página

Produção científica da Unifesp na área da Covid-19 é apresentada em audiovisual

Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 19h41 | Acessos: 27763

Instituição vem colaborando com estudos em diferentes áreas do conhecimento

Por José Luiz Guerra

Qual a eficácia de uma vacina contra o coronavírus? Como a pandemia afeta a saúde mental das pessoas? O isolamento social pode ser retratado por meio da arte? Como a tecnologia pode ajudar no monitoramento de casos? E como proteger as populações carentes de contrair a doença? Essas são algumas das perguntas que pesquisadores de todos os campi da Unifesp estão tentando responder por meio da ciência.

Para falar sobre essas pesquisas, o Departamento de Comunicação Institucional da Universidade Federal de São Paulo (DCI/Unifesp) produziu um conteúdo audiovisual que reúne alguns dos principais estudos. Confira:

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, ressalta que a universidade se organizou rapidamente para iniciar os estudos na área da Covid-19, com o engajamento de estudantes, pesquisadores e profissionais capacitados, responsáveis por estudos reconhecidos no mundo todo. "A Unifesp está na linha de frente contra a Covid-19, apresentando respostas e soluções para a população brasileira e para o desenvolvimento econômico, social e humano do nosso país. Esta é a nossa missão!", completa.

Um levantamento, feito pela Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisas (ProPGPq/Unifesp) e apresentado na reunião ordinária de junho do Conselho Universitário (Consu/Unifesp), indica que a instituição está realizando 89 estudos relacionados à Covid-19 em todos os campi, sendo 10 na Baixada Santista, 10 em Diadema, 1 em Guarulhos, 3 em Osasco, 5 em São José dos Campos, 57 em São Paulo, 1 na Zona Leste e 2 na Reitoria. Boa parte deles (59,6%) são financiados por agências de fomento nacionais e internacionais e 52,8% são desenvolvidos em rede com outras instituições. Essas pesquisas e outras informações referentes à pandemia de Covid-19 estão disponibilizadas na página Unifesp no Enfrentamento da Covid-19. "A Unifesp atua em diversas áreas do conhecimento. No campo da pesquisa e das ações sociais, ela sempre esteve presente, buscando entendimento e soluções, e, dessa forma, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil", comenta a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifesp, Lia Bittencourt.

Pesquisa nas IFES

Não é apenas a Unifesp que tem se movimentado para entender e combater a Covid-19. As universidades federais são responsáveis por mais de 800 pesquisas na área, fato que comprova a importância da universidade pública na busca e solução dos problemas da sociedade. Essas iniciativas incluem também ações de conscientização da população e produção de materiais, como álcool em gel e equipamentos de proteção individual.

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Professor da EPM coordena estudo que revela o papel dos receptores de cininas na regeneração do músculo esquelético

Pesquisa revela papel diferencial dos receptores de cininas na regeneração muscular...

Docente da EPM/Unifesp será a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências

Em seus 105 anos de existência que uma mulher ocupa a presidência da Academia

Periódico destaca artigo do grupo de pesquisa do Prof. Dr. Omar Mertins

Material saiu na capa do Journal of Colloid and Interface Science

Periódico destaca artigo de doutorando do Departamento de Biofísica

Material saiu na contracapa do Soft Matter da Royal Society of Chemistry

Fim do conteúdo da página