Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Projeto A Cor da Rua realiza ações para grupos vulneráveis
Início do conteúdo da página

Projeto A Cor da Rua realiza ações para grupos vulneráveis

Publicado: Quinta, 25 de Junho de 2020, 13h40 | Acessos: 33229

Iniciativa está reorganizando suas atividades de auxílio durante a pandemia

Por Juliana Cristina

Versão Portal A Cor da Rua

O projeto de extensão universitária A Cor da Rua é promovido pela Escola Paulista de Enfermagem (EPE/ Unifesp) e coordenado pela docente do Departamento de Saúde Coletiva, Carmen Lúcia Albuquerque de Santana. Ele tem parceria com a Escola Politécnica e o Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e a organização não governamental Apoio. Iniciado em 2010, o projeto propõe aos estudantes uma formação cidadã, técnica e política a partir da produção e democratização do conhecimento por meio de “metodologias participativas”, as quais estimulam a relação de troca entre universidade e sociedade, pensando sempre na interação entre diferentes atores sociais.

Suas ações, realizadas na praça da Sé, praça Armênia e Complexo Boracéia, são desenvolvidas em conjunto com movimentos sociais e entidades da sociedade civil, em prol da população em contextos de vulnerabilidade social, sobretudo pessoas em situação de rua, moradores de ocupações, imigrantes e refugiados. A atuação de profissionais da rede SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único de Assistência Social) tem o intuito de qualificá-los para que desenvolvam atividades de participação social, orientação, promoção e proteção à saúde mental na comunidade, bem como desenvolver práticas de cuidado à saúde mental dos grupos mais vulneráveis, as quais incluem estratégias de integração em rede e uma plataforma de desenvolvimento de recursos humanos on-line que auxilia não especialistas no estabelecimento de intervenções psicossociais voltadas a grupos em situação de rua.

Diante do atual cenário de pandemia, os responsáveis e voluntários envolvidos no projeto estão reorganizando suas ações para que possam atender aos grupos vulneráveis de maneira efetiva. Para isso, além de terem transferido algumas de suas atividades para o formato virtual, o A Cor da Rua tem realizado o matriciamento e interconsulta para equipes de consultório na rua, apoio terapêutico on-line, articulação entre uma rede de doações de universidades públicas e privadas, diálogos virtuais com lideranças da população em situação de rua e de movimentos sociais de luta por moradia, além de atuar como ponte entre essas lideranças para que sejam realizadas entregas de materiais de higiene e alimentos (cestas básicas e/ou marmitas). Os responsáveis apontam: “A crise relacionada à covid-19 tem nos permitido incorporar novas tecnologias às ações do projeto, fortalecido laços de confiança e proporcionado oportunidades de aprimorar a formação cidadã, técnica e política dos participantes".

O projeto A Cor da Rua, ainda, se coloca como espaço de denúncia, realizadas por pessoas em situação de rua e trabalhadores SUS e SUAS, para a Defensoria Pública (DP) e para o Ministério Público (MP). É possível conhecer mais sobre o trabalho na página.

ProjetoACorDaRUA

Doação de quatro mil máscaras de TNT para o Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto (Consultórios na Rua) e de duas mil máscaras para o Complexo Boracea (Barra Funda II), que foram doadas pelo projeto Caramuru e disponibilizadas pelo Voluntariado da EPM  (Imagem: https://www.facebook.com/projetoacordarua/)

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Professor da EPM coordena estudo que revela o papel dos receptores de cininas na regeneração do músculo esquelético

Pesquisa revela papel diferencial dos receptores de cininas na regeneração muscular...

Docente da EPM/Unifesp será a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências

Em seus 105 anos de existência que uma mulher ocupa a presidência da Academia

Periódico destaca artigo do grupo de pesquisa do Prof. Dr. Omar Mertins

Material saiu na capa do Journal of Colloid and Interface Science

Periódico destaca artigo de doutorando do Departamento de Biofísica

Material saiu na contracapa do Soft Matter da Royal Society of Chemistry

Fim do conteúdo da página