Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Setembro Amarelo e a Valorização da Vida
Início do conteúdo da página

Setembro Amarelo e a Valorização da Vida

Publicado: Terça, 01 de Setembro de 2020, 20h04 | Acessos: 60761

Prevenir e conscientizar é o melhor caminho

O suicídio trata-se de uma violência autoprovocada, com a intenção de que a pessoa termine com sua própria vida, sendo um fenômeno de natureza multifatorial. Nesse sentido, deve-se evitar a atribuição de um único “motivo” que poderia levar o indivíduo a este comportamento e evitar culpabilizar outros por mortes dessa natureza. Há que considerar que, para cada vida perdida, existem pais, filhos, amigos e pessoas próximas, intensamente afetadas, que também estão em sofrimento e devem receber atenção, respeito e cuidado especializado.

Campanha mundial

No dia 10 de setembro, celebramos o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, idealizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, possibilitando que as pessoas ao redor do mundo aumentem a conscientização sobre o suicídio e as estratégias de prevenção, visto que estas mortes podem ser evitadas.

Em 2020, a campanha mundial tem como tema “Trabalhando juntos para prevenir o suicídio”, com base na importância da colaboração de toda a sociedade para esta ação, como famílias, escolas de educação básica e superior, projetos comunitários, entidades religiosas, poder público, profissionais de saúde, de segurança pública e de imprensa.  

Recentemente, foi promulgada a Lei nº 13.819/2019, que institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, apresentando, dentre seus objetivos, a prevenção da violência autoprovocada, a garantia de acesso das pessoas em sofrimento aos serviços de saúde e o cuidado aos familiares e pessoas próximas impactadas por este fenômeno.

Alguns fatores podem estar relacionados ao risco para o suicídio e, apesar de não serem determinantes para que um suicídio ocorra, podem ser entendidos como “pontos de alerta” para a prevenção: histórico pessoal e familiar de transtorno mental, histórico familiar de suicídio, tentativas de suicídio anteriores, abuso físico ou sexual, conflitos familiares, ausência de apoio social, crises financeiras, perdas afetivas, situações altamente estressantes e acesso a meios letais. Ressalta-se que estas são condições tratáveis e/ou passíveis de serem manejadas com apoio profissional, daí a importância de obter ajuda adequada.

Desse modo, a disposição pessoal para buscar e/ou receber a ajuda e também a boa comunicação familiar, crianças pequenas na família, rede de apoio familiar e social, práticas religiosas/espirituais, emprego, manter o sono, a alimentação e a atividade física regulados, bem como o acesso a serviços de saúde mental, são fatores que podem proteger as pessoas contra o risco de suicídio.

No Brasil, a campanha acontece durante o mês de setembro. No entanto, devemos conceber a prevenção do suicídio como uma ação imprescindível no decorrer do ano todo.

Valorização da vida

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tem realizado ações à comunidade interna e externa, no sentido de prevenir o suicídio e valorizar a vida. Acesse aqui o folder contendo dicas elaboradas por especialistas. Aos nossos estudantes, é garantido atendimento no Núcleo de Apoio ao Estudante1 (NAE) e no Serviço de Saúde ao Corpo Discente2 (SSCD).

Pesquisadores, docentes, profissionais e estudantes também realizam suas práticas de ensino, de pesquisa e de assistência à prevenção do suicídio no Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (Caism) da Vila Mariana, oferecendo cuidado a pessoas com transtornos psiquiátricos, encaminhadas pelo sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), além dos atendimentos no Pronto Socorro Psiquiátrico.

setembro amarelo

Fonte: Divulgação/CVV

 

Onde buscar ajuda?

Caso necessite de ajuda próximo à sua residência, procure pela equipe profissional de uma Unidade Básica de Saúde, que pode oferecer cuidado especializado ou direcioná-lo a outros serviços, se for o caso. Para situações de emergência, é possível dirigir-se a um pronto socorro, acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu), pelo número telefônico 192 e até mesmo entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) por meio de chat ou ligação gratuita para o número 188, que funciona 24 horas por dia, em todo o território nacional.

Atualmente, nosso país atravessa desafios que precisam ser superados para atender à recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de considerar a prevenção do suicídio como alta prioridade nas políticas públicas. Para tal, o investimento e o acesso a serviços de saúde mental são fundamentais, para idosos, adultos, adolescentes e crianças, pois estas também podem apresentar sofrimento mental que culmine com comportamento suicida.

Setembro Amarelo no Campus SP

Vamos juntos prevenir o suicídio e valorizar a vida!

Neste ano, a promoção da saúde mental de crianças e adolescentes será o foco de evento realizado pela Escola Paulista de Enfermagem (EPE) e Escola Paulista de Medicina (EPM) - Unidades Universitárias do Campus São Paulo da Unifesp, promovido pelo grupo de pesquisa SleepEMent e pela Liga Acadêmica de Enfermagem Pediátrica (LAEnPed). Esta população tão especial, vivenciando tantos desafios em tempos de pandemia, deve ser uma responsabilidade de toda a sociedade, visando o futuro desenvolvimento do País.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui.

 

 

Foto Lucía

Por Lucía Silva

Enfermeira especialista em Saúde da Família pela Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp). Mestre em Enfermagem Psiquiátrica e Doutora em Ciências pela EE-USP. Pós Doutora pela EE-USP, na área de suicidologia. Atualmente é docente do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) e líder do Grupo de Pesquisa SleepEMent (sono, ambiente e saúde mental), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 
 
1 NAE – Rua Botucatu, 740, 1º andar. Telefone: (11) 5576-4848 – Ramal 1170
2 SSCD – Rua Botucatu, 614/620. Telefone: (11) 55764731

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Professor da EPM coordena estudo que revela o papel dos receptores de cininas na regeneração do músculo esquelético

Pesquisa revela papel diferencial dos receptores de cininas na regeneração muscular...

Docente da EPM/Unifesp será a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências

Em seus 105 anos de existência que uma mulher ocupa a presidência da Academia

Periódico destaca artigo do grupo de pesquisa do Prof. Dr. Omar Mertins

Material saiu na capa do Journal of Colloid and Interface Science

Periódico destaca artigo de doutorando do Departamento de Biofísica

Material saiu na contracapa do Soft Matter da Royal Society of Chemistry

Fim do conteúdo da página