Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Uapi/Unifesp e Clube de Leitura 6.0 realizam parceria na Capital de São Paulo
Início do conteúdo da página

Uapi/Unifesp e Clube de Leitura 6.0 realizam parceria na Capital de São Paulo

Publicado: Quarta, 03 de Fevereiro de 2021, 10h10 | Acessos: 11998

A Universidade Aberta para as Pessoas Idosas (Uapi), do Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp), estabeleceu coparticipação com o Projeto Clube de Leitura 6.0, do Observatório do Livro e da Leitura. Trata-se de um clube de leitura virtual para idosos, com 46 membros, que vem somar aos 81 já criados, desde o início deste ano, que reúne participantes espalhados pelo Estado de São Paulo.

uapiClaudia Ajzen, coordenadora da Uapi Campus São Paulo, conta que foi procurada no final de 2020, para levar mais esta opção de leitura virtual aos estudantes inscritos no curso e a ideia foi muito bem aceita pela coordenação e também pelos próprios frequentadores da Uapi. Claudia avalia que o Clube de Leitura 6.0 foi um grande ganho que veio ser somado às atividades propostas aos idosos. “Uma ação eletiva que gera diferentes inteligências, integração social, abertura de novos pensamentos e com certeza mais qualidade de vida para este público ímpar”.

 

Lendo no tablet

Imagem ilustrativa (Crédito: Biblioo)

Já acostumados a usar plataforma digital em função da Uapi Virtual, Claudia explica que “participar do Clube de Leitura 6.0 ocorrerá de forma tranquila neste quesito e com certeza virá agregar novos e importantes saberes”.

De forma conjunta as coordenações alinharam a forma de montagem dos grupos uma vez que poderiam fazer um grupo fechado somente com os estudantes sendo atendidos por uma mediadora do Clube 6.0 ou conforme escolha dos idosos, que também poderiam ser inseridos em algum grupo pré-existente. “Formaram-se dois grupos exclusivos Uapi e alguns dos estudantes optaram por grupos aleatórios. Escolhemos os melhores horários para que não houvesse cruzamento de atividades e à coordenação da Uapi foi oferecido livre acesso às salas virtuais caso
queira participar dos encontros”, define Claudia Ajzen. Oficializada a parceria no credenciamento oficial do programa Uapi 2021 as turmas deram início a leitura virtual no mês de janeiro.

clube da leituraA coordenadora do Projeto Clube de Leitura 6.0, Tatiana Brechani, destaca que, “exatamente como acontecia nos clubes físicos, antes do início da pandemia do Coronavírus, os leitores do Clube 6.0, que vivem na Capital e mais outras 25 cidades do Estado, leem o eBook escolhidos por eles. E, depois, se encontram em uma sala virtual do Google Meet para conversar sobre o livro lido, com a participação de um mediador de leitura. Os encontros têm duração média de uma hora, um pouco menos de quando era no formato presencial”.

Tanto Claudia quanto Tatiana concordam que as parcerias têm muito em comum “o oferecimento de atividades gratuitas e sem pré-requisitos, sendo a única exigência ter 60 anos em diante”.

“Neste ano de 2021 a Uapi/CSP pretende efetuar diferentes ações intra e extra muros as quais paulatinamente precisam ser divulgadas para que a comunidade conheça a importância desta modalidade de atenção aos idosos, causa fortemente defendida pela Uapi/Unifesp”, almeja a coordenadora.


A Uapi - A Universidade Aberta para as Pessoas Idosas tem por objetivo geral proporcionar melhor qualidade de vida física e mental aos idosos, abrangendo temas que propiciem integração cultural e social. Este tipo de atividade possibilita ao idoso o aprendizado em áreas de interesse e a troca de informações e experiências. Não é um curso de graduação, técnico ou profissionalizante e sim pretende dar às pessoas idosas acesso ao conhecimento nas diversas áreas do saber, integração ao meio acadêmico além de promover reinserção social.

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria: ,

Periódico destaca artigo de doutorando do Departamento de Biofísica

Material saiu na contracapa do Soft Matter da Royal Society of Chemistry

Fim do conteúdo da página