Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Unifesp e Prefeitura de Diadema farão Atlas Ambiental da cidade
Início do conteúdo da página

Unifesp e Prefeitura de Diadema farão Atlas Ambiental da cidade

Publicado: Quarta, 06 de Maio de 2020, 20h19 | Acessos: 1067

Levantamento de dados socioambientais auxiliará na adoção de políticas e ações de desenvolvimento sustentável para a região

 aérea diadema

Uma parceria firmada entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Prefeitura de Diadema, na Grande São Paulo, viabilizará a elaboração do Atlas Ambiental da cidade. O documento permitirá a adoção de políticas prioritárias para o desenvolvimento municipal e regional, além da implementação de ações no contexto dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Com o Atlas Ambiental, a prefeitura conseguirá sistematizar e consolidar informações e indicadores relacionados à qualidade socioambiental do município em um banco de dados digital que será disponibilizado para instituições públicas e privadas, bem como para o público em geral. 

O mapeamento abrangerá dados agrupados em quatro grandes temas: meio físico, com informações sobre geologia, geomorfologia, solos, recursos hídricos, fauna, flora, biodiversidade e atmosfera; meio urbano, que abordará a evolução da cidade, qualidade do ar, áreas de riscos, resíduos, fontes poluidoras, saneamento e tratamento, bem como saúde e meio ambiente; direito ambiental e políticas públicas, com dados relacionados à história, memória e movimentos ligados à produção do espaço urbano; e educação, arte, cultura e educação socioemocional. 

“O Atlas será um importante elo com diversos setores, inclusive o educacional, já que traz, entre seus objetivos, o fomento à produção de material auxiliar visando ações de educação socioambiental, em ambientes formais e informais, estimulando o pensamento crítico e criatividade da população e promovendo a aplicação do conhecimento por estudantes, bem como por profissionais das mais diversas áreas”, explica Ana Luisa Bitencourt, professora do Departamento de Ciências Ambientais do Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema, responsável por coordenar o projeto. 

O fortalecimento da relação do município com instituições que promovem educação socioambiental e os objetivos da sustentabilidade é outro foco do Atlas Ambiental, que também será importante para subsidiar tomadas de decisão pelos órgãos competentes na definição de políticas públicas. 

“Estamos orgulhosos em participar da elaboração desse Atlas Ambiental junto à Prefeitura. Afinal, ao envolver a sociedade local nas questões socioambientais do município e promover a cidadania, reforçamos o papel da universidade de realizar a produção e disseminação do conhecimento em três bases indissociáveis: ensino, pesquisa e extensão. É assim que aproximamos universidade da comunidade”, conclui Ana Luisa.

 diad2

Fotos: Alex Reipert

Categoria:

Periódico destaca artigo de doutorando do Departamento de Biofísica

Material saiu na contracapa do Soft Matter da Royal Society of Chemistry

Fim do conteúdo da página