Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Unifesp realizará Congresso Acadêmico 2020 virtualmente
Início do conteúdo da página

Unifesp realizará Congresso Acadêmico 2020 virtualmente

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 12h05 | Acessos: 13931

Com recorde de inscrição de trabalhos, o evento acontecerá de 13 a 17 de julho 

Por Paula Garcia

congresso academico 2020

 

A Unifesp se prepara para mais um desafio em meio à pandemia da covid-19: a realização de seu Congresso Acadêmico 2020. Esse ano o evento acontecerá em sua totalidade em ambiente virtual, permitindo a integração de todos os campi em sessões conjuntas para debates de diversos temas e sobre os trabalhos dos programas acadêmicos existentes na instituição, em diferentes áreas do conhecimento.

Foram submetidos, para essa edição, 1.745 trabalhos, a maior submissão de todos os congressos realizados, sendo enviados nas seguintes modalidades: Extensão (225); Iniciação Científica - Bolsa Institucional (31); Iniciação Científica - Ensino Médio (26); Iniciação Científica - Outros Fomentos (112); Iniciação Científica - Pibic Ações Afirmativas (18); Iniciação Científica - Pibic CNQq (359); Iniciação Científica - Voluntário (267); Monitoria (142); PAD (18); PET (11); PET Saúde (15); Pibid (5); Pibiti (38); e Pós-graduação (478).

“É importante mantermos o congresso porque ele é um momento de encontro da universidade, de discussão e de reflexão que são fundamentais neste momento de pandemia. A Unifesp está muito ativa nesse momento, na área da saúde, mas também com suas inúmeras atividades de extensão, pesquisa e com as disciplinas optativas que estão acontecendo”, explica Gabriela de Brelàz, presidente da Comissão Central do Congresso Acadêmico 2020, grupo responsável pela organização do evento.

A comissão se reúne semanalmente e conta com membros de todos os campi, permitindo assim trocas de ideias e de conhecimento, tornando a organização totalmente integrada com as comissões locais, algo fundamental para o planejamento de um congresso neste novo formato. "O congresso de forma virtual dá conta de uma questão anterior, que é a possibilidade de realizar um congresso acadêmico unificado. A Universidade Federal de São Paulo, que é uma universidade multicampi, com áreas do conhecimento bastante marcadas e aprofundadas, no congresso, tem a possibilidade de fazer um diálogo interdisciplinar, multiprofissional e avançar nessa discussão com a proposição de tarefas. A própria construção dele, essas reuniões em que os campi se colocam, é um espaço também de construção conjunta de diversidade, de visões e de diálogo para construção de uma unidade em torno de olhares múltiplos e de experiências bastante diversificadas”, afirma Raiane Assumpção, pró-reitora de Extensão e Cultura.

Ciência e Universidade: transformações para a sociedade foi o tema escolhido para este ano, enfatizando o papel da universidade e sua relevância para a pesquisa, ciência e inovação tecnológica e social, principalmente, no atual cenário mundial. Os desafios trazidos pelo novo coronavírus também serão discutidos no evento. “É um tema muito importante e iremos discuti-lo na saúde, na educação e no papel da ciência que dentro desse contexto de pandemia tem sido fundamental como perspectiva de enfrentamento futuro. Para combatermos este enorme problema de saúde pública temos que ter vacinas e medicamentos que combatam a covid, e também temos que discutir como será o mundo após esta pandemia, como ficam as relações de trabalho, as relações humanas, o que que irá mudar”, completa Brelàz.

A programação do Congresso Acadêmico Unifesp 2020 será divulgada em breve. Acompanhe por meio do site: http://www.congressoacademico.sites.unifesp.br/

 

 

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Professor da EPM coordena estudo que revela o papel dos receptores de cininas na regeneração do músculo esquelético

Pesquisa revela papel diferencial dos receptores de cininas na regeneração muscular...

Docente da EPM/Unifesp será a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências

Em seus 105 anos de existência que uma mulher ocupa a presidência da Academia

Periódico destaca artigo do grupo de pesquisa do Prof. Dr. Omar Mertins

Material saiu na capa do Journal of Colloid and Interface Science

Periódico destaca artigo de doutorando do Departamento de Biofísica

Material saiu na contracapa do Soft Matter da Royal Society of Chemistry

Fim do conteúdo da página