Página inicial > NOTÍCIAS > Unifesp realizará Congresso Acadêmico 2020 virtualmente

Unifesp realizará Congresso Acadêmico 2020 virtualmente

Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 12h05 | Acessos: 13931

Com recorde de inscrição de trabalhos, o evento acontecerá de 13 a 17 de julho

Por Paula Garcia

congresso academico 2020

A Unifesp se prepara para mais um desafio em meio à pandemia da covid-19: a realização de seu Congresso Acadêmico 2020. Esse ano o evento acontecerá em sua totalidade em ambiente virtual, permitindo a integração de todos os campi em sessões conjuntas para debates de diversos temas e sobre os trabalhos dos programas acadêmicos existentes na instituição, em diferentes áreas do conhecimento.

Foram submetidos, para essa edição, 1.745 trabalhos, a maior submissão de todos os congressos realizados, sendo enviados nas seguintes modalidades: Extensão (225); Iniciação Científica - Bolsa Institucional (31); Iniciação Científica - Ensino Médio (26); Iniciação Científica - Outros Fomentos (112); Iniciação Científica - Pibic Ações Afirmativas (18); Iniciação Científica - Pibic CNQq (359); Iniciação Científica - Voluntário (267); Monitoria (142); PAD (18); PET (11); PET Saúde (15); Pibid (5); Pibiti (38); e Pós-graduação (478).

“É importante mantermos o congresso porque ele é um momento de encontro da universidade, de discussão e de reflexão que são fundamentais neste momento de pandemia. A Unifesp está muito ativa nesse momento, na área da saúde, mas também com suas inúmeras atividades de extensão, pesquisa e com as disciplinas optativas que estão acontecendo”, explica Gabriela de Brelàz, presidente da Comissão Central do Congresso Acadêmico 2020, grupo responsável pela organização do evento.

A comissão se reúne semanalmente e conta com membros de todos os campi, permitindo assim trocas de ideias e de conhecimento, tornando a organização totalmente integrada com as comissões locais, algo fundamental para o planejamento de um congresso neste novo formato. "O congresso de forma virtual dá conta de uma questão anterior, que é a possibilidade de realizar um congresso acadêmico unificado. A Universidade Federal de São Paulo, que é uma universidade multicampi, com áreas do conhecimento bastante marcadas e aprofundadas, no congresso, tem a possibilidade de fazer um diálogo interdisciplinar, multiprofissional e avançar nessa discussão com a proposição de tarefas. A própria construção dele, essas reuniões em que os campi se colocam, é um espaço também de construção conjunta de diversidade, de visões e de diálogo para construção de uma unidade em torno de olhares múltiplos e de experiências bastante diversificadas”, afirma Raiane Assumpção, pró-reitora de Extensão e Cultura.

Ciência e Universidade: transformações para a sociedade foi o tema escolhido para este ano, enfatizando o papel da universidade e sua relevância para a pesquisa, ciência e inovação tecnológica e social, principalmente, no atual cenário mundial. Os desafios trazidos pelo novo coronavírus também serão discutidos no evento. “É um tema muito importante e iremos discuti-lo na saúde, na educação e no papel da ciência que dentro desse contexto de pandemia tem sido fundamental como perspectiva de enfrentamento futuro. Para combatermos este enorme problema de saúde pública temos que ter vacinas e medicamentos que combatam a covid, e também temos que discutir como será o mundo após esta pandemia, como ficam as relações de trabalho, as relações humanas, o que que irá mudar”, completa Brelàz.

A programação do Congresso Acadêmico Unifesp 2020 será divulgada em breve. Acompanhe por meio do site: http://www.congressoacademico.sites.unifesp.br/

Professor da EPM coordena estudo que revela o papel dos receptores de cininas na regeneração do músculo esquelético

Pesquisa revela papel diferencial dos receptores de cininas na regeneração muscular...

Docente da EPM/Unifesp será a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Ciências