Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Corpo Docente

Publicado: Quarta, 04 de Maio de 2022, 10h43 | Última atualização em Sexta, 06 de Maio de 2022, 09h12

Conheça os profissionais do Departamento de Psiquiatria da EPM/UNIFESP.

Professores Titulares

Prof. Jair de Jesus Mari

Graduação em Medicina pela Fundação Universitária do ABC (1977) e doutorado em Epidemiologia Psiquiátrica pela Universidade de Londres (1986). Livre Docência em Psiquiatria (1995). Professor Honorário do Instituto de Psiquiatria do King's College, Londres.

Prof. Sergio Luis Blay

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1976). Obteve o título de Doutor em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1988).

Prof. José Alberto Del Porto

Graduação pela Universidade Federal de São Paulo (1975), especialização pela Universidade Federal de São Paulo (1977), mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1982), doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1984) e pós-doutorado pela University Of Illinois At Chicago (1988).

Prof. Ronaldo Ramos Laranjeira

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1982), Residência em Psiquiatria pela EPM (1984) e Phd em Psiquiatria pela Universidade de Londres(1994).

Professores Associados

Prof. Miguel Roberto Jorge

Medicina na EPM em 1976, completou a Residência Médica em Psiquiatria também na EPM em 1978, doutorou-se em Psicofarmacologia pela EPM em 1986, realizou seu pós-doutorado no Western Psychiatric Institute and Clinic da Universidade de Pittsburgh em 1989-1990 e obteve seu título de Livre-Docência em Psiquiatria Clínica na UNIFESP em 1996.

Professores Adjuntos

Prof. Dr. Acioly Luiz Tavares de Lacerda

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2000).

Profa. Andrea Parolin Jackowski

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1995), Mestrado em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Pós-Doutorado an Yale University.

Prof. Ary Gadelha de Alencar Araripe Neto
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2004). Residência em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (2007). Área de atuação em Psicoterapia (2008). Doutorado concluído pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP (2014) e contemplado com o Prêmio Capes de Tese na área Medicina II. Coordenador Geral do Programa de Esquizofrenia da UNIFESP (PROESQ). Coordenador Científico do Programa de Reconhecimento e Intervenção em Estados Mentais de Risco (PRISMA). Orientador credenciado pela pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Pesquisador e Coordenador da área de Psicopatologia do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento

Prof. Dartiu Xavier da Silveira Filho

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1978), mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1991) e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1997).

Profª Elisa Macedo Brietzke

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Residência médica em Psiquiatria pela Universidade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (2007), Mestrado no Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2004), Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2010) e Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (2012).

Profª. Fernanda Gonçalves Moreira
Médica Psiquiatra, Analista Junguiana pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA), membro da International Association of Analytical Psychology (IAAP), Professora Afiliada da UNIFESP. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1995); residência em Psiquiatria (1999), Mestrado em Medicina (2003) e Doutorado em Ciências (2005) pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é vice-coordenadora das Unidades Curriculares de Psicologia Médica e Semiologia Integrada, para o 2 ano e ministra aulas semanais de psiquiatria para o 5 ano do curso de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Coordena a disciplina eletiva Arte, Cultura e Saúde Mental, também para o curso de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Psiquiatria, Psicologia Médica e Psicoterapia, com ênfase em Psicologia Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia analítica, psicologia médica, educação em saúde e abuso de drogas

 

Profª Julieta Freitas Ramalho da Silva

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1976), residência-médica pela Escola Paulista de Medicina (1978). Especialização em Formação Psicanalítica pelo Instituto de Psicanálise da Sociedade Brasileira Psicanálise de São Paulo (2000), mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1988), doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2007).

Prof. Marcelo Feijó de Mello

Concluiu dois doutorados em Psiquiatria (Hospital do Servidor Público Estadual "FMO" em 1995 e na Unifesp em Psiquiatria em 2002. Realizou pós-doutorado em Neurociências na Universidade Brown sobre estresse e doença mental (2002-2003) com bolsa da CNPQ.

Profª Maria Conceição do  Rosário

Mestrado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado em pesquisa em psiquiatria da infância e adolescência pela Universidade de Yale.

Prof. Rodrigo Affonseca Bresan

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1991)Fez residência em psiquiatria (1996), mestrado (1998) e doutorado na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Fez um PhD no Institute of Psychiatry, King's College London - University of London (2003).

Prof. Sergio Baxter Andreoli

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1983), mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1993) e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1997).

Profª Sheila Cavalcante Caetano

Residência finalizada em 2002 no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, Doutorado em 2006 no Departamento de Psiquiatria da FMUSP e estágio de doutoramento no exterior junto a University of Texas Health Science Center at San Antonio, Texas, EUA, de 2003 a junho de 2006. Pós-doutorado com bolsa CNPq e FAPESP no LIM-21 e no PROMAN - Programa de Transtorno Bipolar no IPq-HC-FMUSP de 2007 a 2010.

Professor Assistente

Prof. José Cássio do Nascimento Pitta

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1979), especialização em Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (1985), especialização em Psicoterapia Psicanalítica pelo Instituto Sedes Sapientiae (1985), mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1992) e residência-médica pela Universidade Federal de São Paulo (1981).

Professor Auxiliar

Prof. Raul Gorayeb

Especialização pela Associação Brasileira de Psiquiatria (1980).

Professores Afiliados

Profª. Andrea de Abreu Feijó de Mello
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1990), mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2001) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2005) com bolsa sanduíche da Capes na Brown University (EUA). Concluiu pós doutorado no Depto de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo em 2014. É médica concursada da Escola Paulista de Medicina e Professora Afiliada, coordena o PROVE (Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência da UNIFESP). Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em Transtornos do Humor e Estresse, atuando principalmente nos seguintes temas: ansiedade, depressão, transtorno bipolar, estresse pós traumático, diagnóstico e tratamento farmacólogico e psicoterápico

Profª Latife Yazigi

Psicóloga pela Faculdade de Filosofia Ciências e letras da Universidade de São Paulo (1964-68), Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1969-70), Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1973).

Prof. Claudio Jerônimo da Silva

Graduação em Medicina Humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995); Residência Médica em psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (1998); Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2005); MBA em Gestão de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Insper (em andamento).

Profa. Denise Razzouk

Formada pela Faculdade de Medicina da USP, com Residência em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Concluiu o Mestrado e o Doutorado em Medicina (Psiquiatria) pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Realizou pós-doutorado em Economia em Saude Mental no Center of Economic Mental Health, Institute of Psychiatry, King's College, University of London.

Prof. José Atílio Bombana

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo(1982), especialização em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae(1990), doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo(1993) e residencia-medicapela Universidade Federal de São Paulo(1985).

Prof. José Paulo Fiks

Possui graduação em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1984), residência em Psiquiatria pelo HSPE/SP (1987), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA/Universidade de São Paulo (2005). Pós-doutor pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP/EPM em 2013. Pesquisador do PROVE (Projeto de Atendimento e Pesquisa em Violência) pelo Departamento de Psiquiatria da UNIFESP/Escola Paulista de Medicina. Coordenador do Programa de Pesquisa Qualitativa em Violência e Saúde Mental do PROVE. Áreas de conhecimento: psiquiatria, psicanálise, semiótica, pesquisa qualitativa e história cultural. Desde de 2015 é Professor Afiliado da UNIFESP, com as seguintes funções: atendimento a pacientes, supervisão de residentes, organização de reuniões científicas, elaboração e aulas em curso da pós-graduação e pesquisa no campo da violência e do trauma.

Profª. Neliana Buzi Figlie

Graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1992), especialização em Dependência Química pela UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) , mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2004).

Profª. Norma Lottemberg Semer

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1979), Especialização em Psicologia da Saúde pela UNIFESP (1981), Especialização em Psicodiagnóstico de Rorschach (1981), Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo (1987) e Doutorado em Saúde Mental pela Universidade Federal de São Paulo (1999). Professora doutora afiliada do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, na qual coordena especialização em Psicoterapia Psicanalítica e NAPPED, Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Psicanálise e Dor. Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanalise de São Paulo, filiada à International Psychoanalytical Association. Atualmente é professora do CINAPSIA- Curso Introdutório ao Atendimento Psicanalítico da Infância e da Adolescência da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Tem experiência na área de investigação e pesquisa em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: estados mentais primitivos, estudo das relações e repercussões mente-corpo, mudanças psíquicas em psicanálise, desenvolvimento infantil.

Prof. Quirino Cordeiro Júnior
Coordenador-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde. Professor Adjunto do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Professor Afiliado e Coordenador do Grupo de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica da UNIFESP. Orientador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Psiquiatria da UNIFESP. Orientador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde da FCMSCSP, e um dos Coordenadores do Curso de Pós-Graduação lato-sensu em Psicopatologia Fenomenológica e do Curso de Sexualidade: Clínica Psiquiátrica e Psicanalítica da População LGBTQIA. Graduação em Medicina na FMUSP (1997). Residência em Psiquiatria no Hospital das Clínicas da FMUSP (2000), onde foi Preceptor da Graduação (2001). Doutorado em Psiquiatria na FMUSP (2007), com período sanduíche no Kings College London. Curso de Introdução à Ética da Pesquisa em Seres Humanos - Red Bioética/UNESCO (2008). Especialização em Bioética (2009) e Medicina Legal (2010) na FMUSP. Título de Especialista em Psiquiatria (2002) e Psiquiatria Forense (2010) pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Ex-Diretor do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) do Complexo Hospitalar do Juquery / Santa Casa de São Paulo, CAISM da Santa Casa de São Paulo e Hospital Cantareira da SPDM/UNIFESP. Trabalhou por mais de 15 anos como psiquiatra assistente, sempre em instituições públicas ou conveniadas ao SUS. Participou do Projeto Bandeira Científica da FMUSP, que tinha como objetivo realizar pesquisa e auxiliar na organização de serviços de saúde em municípios pobres do país. Participou da organização e trabalhou como psiquiatra assistente do Serviço de Saúde Mental do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo. Membro do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo e da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), onde coordenou fiscalizações dos Hospitais de Custódia do Estado de São Paulo, dando origem aos Livros: a) Transtorno Mental e Perda de Liberdade; b) Medida de Segurança: Uma Questão de Saúde e Ética; c) Hospital de Custódia: Prisão sem Tratamento. Foi membro da Câmara Técnica de Políticas sobre Drogas da Coordenação de Políticas sobre Drogas da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. Participou da publicação: Protocolo do Estado de São Paulo de Diagnóstico, Tratamento e Encaminhamento de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Idealizou e implantou a Unidade de Referência em Autismo do Estado de São Paulo. Membro da Comissão de Emergências Psiquiátricas e da Comissão de Estudos e Pesquisa em Espiritualidade e Saúde Mental da ABP. Vice-Coordenador do Departamento de Ética e Psiquiatria Legal da ABP. Foi Representante da ABP no Young Psychiatrists Council da World Psychiatric Association, e criador do Programa Jovem Psiquiatra da ABP. Membro do Corpo Editorial de quatro Revistas Científicas. Organizou os seguintes Livros na área da Saúde Mental do Trabalhador: a) Saúde Mental e Trabalho; b) Trabalho e Saúde Mental dos Profissionais da Saúde, em uma parceria entre o CREMESP e a UNIFESP. É um dos fundadores e Coordenador do Projeto de Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica do Estado de São Paulo (parceria entre Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Secretaria da Administração Penitenciária, Secretaria do Estado da Saúde e Santa Casa de São Paulo), que foi vencedor da Categoria Justiça e Cidadania da 13a Edição do Prêmio Innovare (2016). Recebeu prêmios de diversas associações internacionais, como World Psychiatric Association, International Society of Psychiatric Genetics, Biennial Winter Workshop on Schizophrenia Research, Early Psychosis Association. Desenvolve pesquisas em parceria com importantes Universidades nacionais e internacionais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Prof. Sandro Sendin Mitsuhiro

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo e Doutorado em Ciências Médicas (Psiquiatria) pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp.

Prof. Sérgio Marsiglia Duailibi

Médico do Trabalho Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro do Conselho Gestor e Pesquisador do Instituto Nacional de Políticas Públicas (INPAD) do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - "National Counsel of Technological and Scientific Development) da UNIAD/ UNIFESP na área de Políticas Públicas relacionadas ao Álcool e outras drogas.

Professores Titulares Aposentados

Profª Latife Yazigi

Psicóloga pela Faculdade de Filosofia Ciências e letras da Universidade de São Paulo (1964-68), Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1969-70), Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1973).

Prof. Dr. Marcos Pacheco de Toledo Ferraz

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1968) e doutorado em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo (1982).

Prof. Dr. Itiro Shirakawa

Graduação na Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo, em 1968. Doutorado em Psiquiatria em 1989. 

Professores Associados Aposentados

Júlio Ricardo Noto

Prof. Dr. Luiz Antonio N. Martins

Graduação em Medicina (1974), Residência Médica (1975/76), Mestrado (1990), Doutorado (1994) e Livre Docência (2007) pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialização em Psicopatologia e Psicoterapia Psicanalítica-Instituto Sedes Sapientae (1978-1981). Preceptor do Programa de Residência Médica em Psiquiatria (1977).

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

LIGAS ACADÊMICAS

EM BREVE!

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

A Curricularização das Atividades de Extensão nos Cursos de Graduação da Universidade Federal de...

ÁREAS TEMÁTICAS DA EXTENSÃO

A Universidade Federal de São Paulo através da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC) adota as...

O QUE É EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA?

A Extensão Universitária é promovida por ações de natureza educativa, cultural, científica e...

Fim do conteúdo da página