Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EXTENSÃO
Início do conteúdo da página

CURSOS, EVENTOS, PROGRAMAS E PROJETOS

Publicado: Terça, 25 de Maio de 2021, 12h22 | Acessos: 1069

Os Cursos, Eventos, Projetos e Programas de Extensão desenvolvidos pela Escola Paulista de Medicina são ações de extensão universitária que têm entre seus objetivos a integração entre universidade e comunidades locais. Verifique no link abaixo a listagem de ações disponíveis para inscrição.

Catálogo de Cursos e Eventos de Extensão

Catálogo de Programas e Projetos de Extensão

 

Confira os Programas e Projetos em andamento, desenvolvidos pela Escola Paulista de Medicina:

 

PROJETOS

Arte e Cultura

Cultura e Arte da Câmara de Extensão da Escola Paulista de Medicina – EPMAC: Como Promover Cultura e Arte em meio a uma Pandemia Mundial?

O objetivo desse projeto é promover saúde por meio da cultura e da arte na Escola Paulista de Medicina.

Quarta Musical no Hospital São Paulo

Todas as quartas feiras das 12:00 às 13:00 h, realiza-se um evento denominado Quartas Musicais, onde talentos da comunidade universitária e externa podem se apresentar. A atividade é realizada no anfiteatro do 15º andar do Hospital São Paulo.

 

 Direitos Humanos e Justiça 

Construindo em Pastilhas

O projeto surge no período de pandemia do coronavírus para promover a troca de saberes entre os Discentes, Docentes, TAE´s da Escola Paulista de Medicinada da Universidade Federal de São Paulo e pessoas em situação de rua abrigadas pelos Centros Temporários de Atendimento (CTA).

Estenda a Mão

O projeto surge no período de pandemia do coronavírus para promover o auxílio às comunidades locais em vulnerabilidade socioeconômica, por meio da arrecadação e distribuição de alimentos, produtos de higiene, máscaras e roupas.

 

Educação

Natureza e seus Reinos – Cuidados Integrativos na Ambiência e para Todos os Seres no Novo Mundo

Esse projeto, promovido por voluntários especialistas em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos da Associação Brasileira de Cuidados Integrativos (ABRACI), consiste na união de várias ações ambientais, socioeducativas e artísticas que priorizam a educação em saúde, incluindo a valorização de todos os seres e da ambiência, bem como a prevenção de agravos de problemas ecológicos já criados pela humanidade, e auxiliam no enfrentamento de suas consequências promovendo a criação de ações inovadoras e regenerativas ao trazer a importância da educação em abordagens técnicas, científicas, culturais e transgeracionais de incentivo aos Cuidados Integrativos com a vida em todos os reinos da natureza.

Sementes de Jatobá – Cuidados Integrativos

Promoção e educação em saúde para crianças do Pantanal brasileiro após queimada em tempos de pandemia.

 

Saúde

A Paulista Vai para o C.E.U

O rápido crescimento da prevalência de sobrepeso e obesidade e as doenças crônicas associadas requerem a atenção para a promoção da saúde de pessoas, famílias e comunidades. Fatores sociais e influências ambientais com oferta excessiva de alimentos ultraprocessados e prontos para consumo têm sido apontados como os possíveis fatores de risco para o ganho de peso excessivo, cujas escolhas alimentares parecem ter influência com extensão além da escolha individual dos alimentos. Nesta perspectiva, a escola torna-se um ambiente favorável para adoção e consolidação de hábitos alimentares saudáveis por meio de atividades de educação alimentar e nutricional. A ideia principal é aproximar a comunidade e a universidade com ações de extensão especificas para as necessidades desta população e também levar nossos alunos a participar em ações para apoiar estes núcleos familiares.

Campanha de Prevenção de Acidentes na Infância e na Adolescência - Uma Parceria da Criança Segura - Safe Kids Brasil, UNIFESP, ABLACIPE e CIPE

Considerando que grande parte dos acidentes ocorridos na infância, tais como intoxicações, atropelamentos ou acidentes de trânsito, sufocação, afogamentos, quedas, dentre outros, podem ser evitados ou ter os riscos inerentes a eles diminuído, torna-se de extrema importância a ação de educação e orientação dos pais por parte dos profissionais de saúde acerca das medidas que estes devem tomar para proteger seus filhos dos riscos associados aos acidentes.

Conhecendo a Saúde da Comunidade - Perfil Epidemiológico e de Necessidades para o Planejamento do Cuidado Integral à Comunidade Mário Cardim

O projeto tem como objetivo aproximação da comunidade Mário Cardim da Escola Paulista de Medicina, através do diálogo e da escuta realizada por estudantes de medicina dos diversos anos, viabilizando o vínculo desses estudantes com uma comunidade próxima à faculdade que sofre com a falta de atenção à saúde primária devido à ausência de uma Unidade Básica de Saúde no território em que se encontra inserida.

Cuidados com a Saúde Urogenital da Criança e do Adolescente

Diversas condições clínicas urogenitais que afetam crianças e adolescentes necessitam de diagnóstico e tratamento precoces. A melhor maneira do seu reconhecimento é a informação dos sinais e sintomas de alertas que permitam que seus cuidadores procurem atendimento de saúde. O objetivo deste projeto de extensão é proporcionar informação para toda a comunidade sobre as condições clínicas urogenitais na criança e no adolescente.

CUIDAR - Promoção da Saúde e Práticas Integrativas e Complementares

O objetivo do projeto é promover saúde e Práticas Integrativas e Complementares em tempos de pandemia. A metodologia proposta é realizar entrevistas, grupos focais e reuniões virtuais com profissionais de saúde, gestores, usuários dos serviços de saúde; organizar vídeos, folders e informações disponibilizadas nas redes sociais sobre promoção da saúde e Práticas Integrativas e Complementares.

Educar é Prevenir

O projeto surge no período de pandemia do coronavírus para promover a orientação e conscientização da comunidade local, bem como da comunidade global e visa informar não apenas sobre temas relacionados ao coronavírus, como também outros temas referentes à saúde.

Escola de Sorrisos

Diante do contexto de prevalência dos transtornos de ansiedade e depressão durante a graduação e a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde, o projeto busca, por meio da formação de Clowns e Contadores de História, ser uma estratégia de manejo do estresse e da ansiedade dos estudantes do Campus São Paulo da Unifesp, assim como promover o desenvolvimento de um profissional da saúde empático e humanizado, capaz de atuar em diferentes contextos.

Escuta Humanizada – Cuidados Integrativos para Profissionais da Saúde, da Educação e do Administrativo em Tempos de Pandemia

Este projeto, que integra atividades de pesquisa, ensino e extensão visa acolher e orientar a equipe de profissionais da saúde, da educação e administrativos de serviço público de saúde, voltados para o atendimento de casos por COVID-19, por profissionais voluntários (ABRACI) e discentes de psicologia (Curso de Graduação da Unifesp), em processo de aprendizado extensionista; pois, o projeto foca em questões sociais urgentes de saúde pública relacionadas à promoção da saúde mental da sociedade, em especial para aqueles com maior susceptibilidade à contaminação.

Fórum Permanente de Comunidades da Vila Clementino

O projeto visa construir uma aproximação entre as comunidades que estão acerca da Escola Paulista de Medicina e as seguintes comunidades: Mario Cardim, Mauro I e II, Onze de Junho, Mangueira, Ellen Keller, Souza (os dois lados), Caixa D’água, Cercadinho e Cingapura, no sentido de construir uma ponte permanente entre o coletivo de moradores das comunidades e a atuação em assistência dos discente da Unifesp.

Grupo Brasileiro de Hemocromatose Hereditária

O projeto é composto por docentes, graduandos, pós-graduandos, pacientes, profissionais de saúde e demais pessoas interessadas em participar. É voluntário e sem fins lucrativos. Trata-se de projetos com ações de extensão na área da saúde e da educação em saúde, objetivando-se em: aumentar a informação sobre a hemocromatose em diversas formas; promover avanços e suporte para o diagnóstico e o tratamento da hemocromatose, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes; auxiliar na prevenção do desenvolvimento de doenças nos parentes de pacientes; possibilitar o desenvolvimento de pesquisas básicas e clínicas no contexto do metabolismo do ferro e da hemocromatose.

Motivação à Prática de Atividades Físicas em Pessoas com Deficiência Intelectual no Brasil: Podemos Melhorar?

Esse estudo tem como objetivo principal criar estratégias de conscientização promovendo a motivação para a prática de atividades físicas em pessoas com deficiência intelectual filiadas ao Instituto Jô Clemente (antiga APAE de São Paulo).

Na Ponta da Língua: Linguagem e Transtornos Associados

Composto pelos membros da Liga Acadêmica de Linguagem e Transtornos Associados do curso de Fonoaudiologia da UNIFESP – LALT, este projeto tem o intuito de elaborar, reunir e divulgar materiais informativos sobre o desenvolvimento da linguagem relacionados às temáticas das aulas que serão ministradas na LALT ao longo do semestre. Também é objetivo do projeto promover ações, eventos e campanhas de conscientização relacionados à área da linguagem.

Notifica - Covid-19

O projeto tem como objetivo identificar e notificar todo os casos suspeitos de COVID-19 atendidos na Unidade de Infecção Respiratória (UIR) do HSP.

O Ciclo da Produção da Imagem na Formação do Tecnólogo em Radiologia

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades de auxilio no atendimento à população por meio do contato e da interação com pacientes e acompanhantes que poderão viabilizar ações de extensão, contribuindo tanto com a população quanto com o processo de aprendizagem do discente de graduação em Tecnologia em Radiologia.

Previna: Site de Divulgação Científica sobre Prevenção ao Uso de Drogas

O grupo Previna (Núcleo de Pesquisa em Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas), vinculado ao Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina, atua na produção de conhecimento científico no campo da prevenção ao uso de drogas, com ênfase na adolescência.

Programa de Promoção da Saúde Ocular na Infância

O programa criado em 1992 e implementado por docentes do Curso de Tecnologia Oftálmica no Núcleo de Educação Infantil - Escola Paulistinha de Educação (NEI-Paulistinha) com o objetivo de avaliar e acompanhar o desenvolvimento visual das crianças e quando necessário, encaminhá-las ao oftalmologista, orientando seus pais/responsáveis quanto à deficiência visual, se detectada.

PROMIGRAS - Site sobre Migrações e Saúde

O projeto está vinculado ao programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da EPM.  Atua na produção de conhecimento científico sobre processos migratórios transnacionais e sua articulação com o campo da Saúde Coletiva. Visando traduzir o conhecimento científico para atingir os diversos setores da sociedade, o PROMIGRAS propõe um site informativo da UNIFESP que contemple diversos temas relacionados à migração e saúde.

Semeando Saúde, Cultivando a Infância

Para a criança, estar hospitalizado ainda se configura em uma experiência traumática que pode envolver medo, ansiedade, perda de controle e insegurança. Um dos recursos que atua satisfatoriamente para a criança é o brincar. O objetivo do projeto é utilizar a jardinagem como lazer para crianças e adolescentes hospitalizados.

Senescência em Flor – Cuidados Integrativos para Pessoas Idosas da Universidade Aberta para Pessoas Idosas (UAPI) em Tempos de Pandemia

O projeto visa oferecer um Programa de Cuidados Integrativos para um grupo de idosos inscritos na Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI), por meio virtual, durante e logo após a pandemia, com duração de 8 meses consecutivos.

Solidariedade: A Universidade e a Comunidade Unidas em Defesa da Vida e na Garantia de Direitos

Este projeto de extensão parte da articulação entre o campo da saúde coletiva e as ações dos movimentos populares ligados à campanha Periferia Viva e ao Projeto de Formação de Agentes Populares de Saúde, que têm sido realizados em dois bairros da zona sul de São Paulo. O objetivo geral deste projeto é promover a formação de alunos via extensão, articulando o conhecimento acadêmico à potência das ações dos movimentos populares.

Treinamento para Uso de Dispositivos Ópticos e Não-Ópticos de Reabilitação Visual

Distúrbios visuais e afecções oculares podem acarretar dificuldades nas atividades diárias do indivíduo e afetar negativamente o convívio social, a relação familiar e a autoestima. Diante destes impactos tornam-se imprescindíveis as estratégias de prevenção, tratamento e reabilitação de condições oculares adversas que podem afetar a qualidade de vida. Assim, o treinamento e a educação do paciente são fundamentais para o tratamento ocular eficiente e a melhora na qualidade de vida.

Yogando Unifesp

O projeto pretende desenvolver práticas online de Hatha Yoga para a comunidade acadêmica, pacientes e família, visando incluir um momento de introspecção na rotina dos participantes. Concebendo o ser humano como um todo, é uma atividade que inclui exercícios respiratórios, posturas e meditação, trabalhando com três níveis de observação: do corpo físico, através da mente, até as energias sutis.

 

Trabalho

 Polo de Economia Solidária da Escola Paulista de Medicina (PES-EPM)

O Polo de Economia Solidária da Escola Paulista de Medicina (PES-EPM) surge no período de pandemia do coronavírus para promover o fomento de um espaço de elaboração, estruturação e troca de saberes  entre os Discentes, Docentes, TAE´s da Escola Paulista de Medicinada da Universidade Federal de São Paulo e moradores das comunidades que compõem o Fórum Permanente de Saúde da Vila Clementino, no que tange a necessidade de geração de emprego e renda para as pessoas que se encontram em situação de fragilidade social, através de ações que incentivem o cooperativismo e o diálogo permanente com Educação em Saúde e Educação para o Trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Apresentação - ComunicaSP

Atribuições do ComunicaSP

Publicações

Fim do conteúdo da página