Página inicial > NOTÍCIAS > Arthur Chioro toma posse como presidente da Ebserh

Arthur Chioro toma posse como presidente da Ebserh

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 13h31 | Acessos: 10473

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares é vinculada ao Ministério da Educação

Clique acima para ouvir o conteúdo deste texto.

Docente do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Arthur Chioro, tomou posse como presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A solenidade ocorreu na manhã da última quinta-feira (9/3) no auditório do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, e reuniu diversas autoridades.

Chioro e seu vice-presidente, o médico sanitarista Daniel Beltrammi, foram escolhidos por meio de eleição dos nomes da Diretoria Executiva pelo Conselho de Administração da Ebserh (CA), com base em uma prerrogativa da Lei das Estatais. O novo presidente da estatal reforçou a importância da Ebserh em seu discurso. Destacou, por exemplo, como em um curtíssimo espaço de tempo a Ebserh se transformou em uma das maiores empresas públicas do Brasil e a maior empresa na área da administração hospitalar.

“São 41 hospitais universitários, 8.600 leitos espalhados pelo Brasil, mas nosso desafio vai além da assistência. Os hospitais da Ebserh trazem também a missão de formar recursos humanos para saúde, médicos enfermeiros, profissionais da área de psicologia, fisioterapia, enfim de todas as áreas da saúde, e têm adicionalmente o desafio do ensino e da pesquisa. Se eles estão vinculados às universidades, às faculdades de medicina, de enfermagem, dos cursos da área da saúde, eles trazem no seu bojo esse desafio de produção de conhecimento para atender às necessidades do SUS”, afirmou Chioro.

posse chioro ebserh

Camilo Santana, ministro de Estado da Educação, dá posse a Arthur Chioro. Imagem: Luis Fortes/MEC

Segundo Chioro, ele recebeu de Camilo Santana a tarefa de aprofundar essa integração dos hospitais para que eles cumpram estes papéis: assistência, ensino e pesquisa. “Precisamos não apenas avançar na melhoria da infraestrutura dos nossos hospitais, mas fundamentalmente na renovação tecnológica, pois como são hospitais de ensino e pesquisa eles não podem ficar submetidos a um atraso tecnológico. Então, as inovações, os novos equipamentos, as novas tecnológicas de cuidado, as novas modalidades de gestão do próprio hospital precisam ter nos hospitais da Ebserh um exemplo para os demais hospitais do Brasil. Este é nosso objetivo: transformar a Ebserh num exemplo de gestão pública, assistência, ensino e pesquisa”, defendeu.

chioro ebserh

Arthur Chioro, presidente da Ebserh. Imagem: Luis Fortes/MEC

Arthur Chioro é graduado em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1986), fez residência em Medicina Preventiva e Social pela Unesp (1988), mestrado em Saúde Coletiva pela Unicamp (2001), doutorado em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da Unifesp (2011) e pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa. Já atuou como Diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, secretário de saúde de São Vicente e São Bernardo do Campo (SP) e ministro da Saúde entre 2014 e 2015.

Fonte: Gov.br - Ministério da Educação

Divulgação do Edital n. 403/2023 - Edital de Seleção de Estudantes de Graduação com Deficiência para Concessão de Bolsas de Assistência

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) divulga o Edital Praepa...

Distribuição de Material de proteção individual para estudantes de Medicina