Página inicial > NOTÍCIAS > Professor da EPM é eleito membro da Sigma Xi

Professor da EPM é eleito membro da Sigma Xi

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 14h23 | Acessos: 12196

Marcelo Briones fará parte da sociedade que tem 200 prêmios Nobel entre seus 100 mil membros associados

Clique acima para ouvir o conteúdo deste texto.

Por Loane Carvalho

O docente Marcelo Briones, pesquisador do Centro de Bioinformática Médica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) foi eleito membro da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society, a maior sociedade de honra à pesquisa geral do mundo, fundada em 1886, na Universidade de Cornell, Estados Unidos.

"Fazer parte da Sigma Xi é uma grande honra dado o calibre de membros históricos dessa sociedade. É uma distinção especial, pois é uma escolha por indicação dos pares em reconhecimento às descobertas feitas pelo meu grupo de pesquisa, com especial menção aos meus estudantes de pós-graduação e graduação e TAEs que participaram dos trabalhos", enfatizou Briones.

Photo M Briones

Imagem: Arquivo Pessoal

A associação à Sigma Xi é feita apenas por indicação. Indivíduos selecionados que demonstraram potencial como pesquisadores são convidados a aderir como membros associados. A adesão plena é conferida àqueles que demonstraram conquistas notáveis ​​em pesquisa.

Ao longo da distinta história da Sociedade, mais de 200 membros ganharam o Prêmio Nobel e muitos outros foram eleitos para a Academia Nacional de Ciências e para a Academia Nacional de Engenharia. Os membros da Sociedade são membros plenos ou associados com base nas realizações ou potencial da pesquisa.

Além de publicar a revista American Scientist , a Sigma Xi fornece subsídios anualmente para jovens pesquisadores promissores e patrocina uma variedade de programas que apoiam a ética na pesquisa, ciência e educação em engenharia, a compreensão pública da ciência, a cooperação internacional em pesquisa e a saúde geral da empresa de pesquisa.

Formação e atuação

Marcelo Briones possui bacharelado e licenciatura em Biologia pela Universidade de São Paulo (USP). Fez mestrado pela Universidade de São Paulo e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, 1994) e Pós-doutorado pela New York University (EUA) (1994-1996). É professor da Unifesp e foi pesquisador internacional do Howard Hughes Medical Institute (EUA) (2000-2005). Tem experiência na área de Genômica e Biologia Molecular, com ênfase em processos evolutivos e bioinformática. Participou como investigador principal do projeto genoma da Xylella fastidiosa da Fapesp, foi coordenador de centro de sequenciamento no projeto genoma humano do câncer (Fapesp e Instituto Ludwig) e do transcriptoma do cérebro epilético. É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Life Fellow do Galton Institute (Reino Unido), e foi membro do comitê gestor da iniciativa brasileira de medicina de precisão (BIPMED). É editor associado de bioinformática e biologia computacional do periódico "Frontiers in Genetics".

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativa

Divulgação do Edital n. 403/2023 - Edital de Seleção de Estudantes de Graduação com Deficiência para Concessão de Bolsas de Assistência

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) divulga o Edital Praepa...

Distribuição de Material de proteção individual para estudantes de Medicina