Página inicial > NOTÍCIAS > Benjamin Kopelman, docente da EPM, recebe homenagem com nome atribuído à Unidade de Pediatria Clínica

Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 13h18 | Acessos: 5990

Reconhecimento na excelência de seu trabalho científico e acadêmico

Clique acima para ouvir o conteúdo deste texto.

Por Andréa Pelogi

O professor emérito da Disciplina de Pediatria Neonatal, Benjamin Israel Kopelman, foi homenageado por colaboradores do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), em reconhecimento à excelência de seu trabalho científico e acadêmico.

A placa de homenagem atribuiu o seu nome à Unidade de Internação de Pediatria Clínica do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp (HSP/HU Unifesp) e o descerramento ocorreu com a presença de familiares do docente, do diretor da EPM, Fulvio Alexandre Scorza, da chefe do Departamento de Pediatria, Soraia Tahan, do chefe da Disciplina de Pediatria Neonatal, Milton Harumi Miyoshi, do superintendente do Hospital São Paulo, Nacime Salomão Mansur, colegas e servidores.

{gallery cols=3 alignment="center"}CSP/USER/galerias/kopelman{/gallery}
Fotos: Departamento de Pediatria

A solenidade aconteceu no dia 14 de março, data da celebração do Dia da Atenção ao Cuidado do Bebê Prematuro. Durante o evento foi lançado o livro "Prematuridade: Prevenção, diagnóstico e tratamento de suas repercussões" escrito por Kopelman em parceria com a profa. Ana Lucia Goulart, coordenadora do Ambulatório de Prematuros da Disciplina de Pediatria Neonatal da EPM/Unifesp. A obra é resultado da experiência adquirida no Ambulatório de Prematuros ao longo dessas quatro décadas e certamente contribuirá com o aperfeiçoamento dos profissionais e da qualidade da assistência prestada aos nossos prematuros.

Benjamin Israel Kopelman

comunicasp benjaminkopelman

Em 1954, ingressou na Escola Paulista de Medicina (EPM), formando-se em 1959.

Em 1960, foi o primeiro residente em pediatria da Clínica Pediátrica (única vaga).

De 1961 a 1966, foi assistente em tempo integral da Clínica Pediátrica, entrando oficialmente na carreira universitária em 1963 como professor assistente de Ensino Superior.

Em 1962, credenciado pelo Educational Council for Foreing Medical Graduates; Fellow in Pediatrics (1967-8) no The Long Island Jewish Hospital, em Nova York (Afiliado da Cornell).

Toda a vida universitária, se desenvolveu na Escola Paulista de Medicina: Doutorado (1971), com a tese “Contribuição para diagnóstico e tratamento da síndrome do desconforto respiratório idiopático”, com orientação do Prof. Azarias de Andrade Carvalho. Em 1974, fez livre-docência e em 1978, professor titular até sua aposentadoria compulsória em 2006. Foi vice-chefe do Departamento de Pediatria, chefiou o Departamento por três anos e presidiu a Comissão de Pós-graduação por três períodos (aproximadamente 12 anos). Orientou 26 teses de mestrado e 9 doutorados, 4 iniciações científicas. Publicou a maioria em colaboração, 10 livros, centenas de apresentações e publicações em congressos nacionais e internacionais, e periódicos nacionais e internacionais.

Oficina de Inovação Tecnológica e Impressão 3D soluciona problemas em equipamentos de laboratório

Projeto Pipet Aid traz novas contribuições para o Departamento de Microbiologia

Dia mundial do sono: um alerta para a saúde mental e desempenho profissional

Sono sob ataque: desafios para profissionais de Informática e de saúde