Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Evento discute investimento em educação e inclusão de estudantes vulneráveis
Início do conteúdo da página

Evento discute investimento em educação e inclusão de estudantes vulneráveis

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 17h38 | Acessos: 2535

Relatos de participantes como bolsistas do programa promovido pela Fundação Estudar enriqueceram o debate

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

A importância do apoio financeiro, políticas de acesso e engajamento político na busca por uma educação equitativa foram temas debatidos durante encontro realizado no Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp). O evento, promovido pela Fundação Estudar - organização sem fins lucrativos brasileira de incentivo à educação, contemplou a experiência de Gabriel Ronatty Tavares Santos, discente do curso de medicina da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Unifesp, como um dos 30 bolsistas do Programa Líderes Estudar 2022.

A mesa do evento, realizado no Anfiteatro Leitão da Cunha, no dia 19 de maio, contou com a presença da deputada federal por São Paulo, Tabata Amaral, do diretor da EPM, Magnus Régios Dias da Silva, da representante da Fundação Estudar, Janaina Paixão, e sob moderação de Ivaldo Silva, docente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da EPM.

O diretor da EPM iniciou o evento destacando a importância do investimento em educação e mencionou que projetos da Unifesp têm recebido recursos de emendas parlamentares após serem selecionados e participarem de votação popular através de editais especiais da deputada.

Durante o encontro, Tabata agradeceu o convite e compartilhou sua experiência como estudante periférica, ressaltando a importância do apoio dos professores para sua trajetória acadêmica. Ela enfatizou a importância do investimento em saúde mental dos estudantes e defendeu políticas de acesso e permanência estudantil em escolas e universidades. O estudante epemista destacou sua origem pobre e periférica, enaltecendo a importância do apoio dos professores e do incentivo para buscar oportunidades de crescimento.

Janaína Paixão apresentou  a Fundação Estudar como uma organização que busca atrair talentos e proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional. Após a fase de abertura, a mesa debateu ações de permanência estudantil realizadas pelo Núcleo de Apoio Estudntil (NAE) com o apoio da direção do CSP especialmente durante a pandemia, a importância do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) tornar-se uma política de estado e a importância de um Estado e de uma política fortes para a formação de uma educação inclusiva, com reflexos em uma sociedade com mais equidade. Nesse sentido, destacaram a importância de que pessoas engajadas na pauta da educação se candidatem a cargos eletivos para que, dessa forma, seja possível mudar o atual cenário político para que a educação passe a ser uma prioridade. 

 

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Curso de Tecnologia em Informática em Saúde: Interdisciplinaridade e Excelência para a Inovação

Conheça o curso de graduação que forma profissionais interdisciplinares, com sólida formação em...

Curso de Empreendedorismo Sênior da EPM/Unifesp realiza apresentação de encerramento

 Apresentações foram realizadas no formato de um Pitch Day

Animais e a pandemia de COVID-19. Qual o envolvimento deles?

A pandemia de COVID-19 ficará marcada como um dos eventos mais desafiadores e complexos da...

Fim do conteúdo da página