NOTÍCIAS HQ sobre a Síndrome de Marfan Programa de Doação de Corpo Conheça o Programa de Doação do Corpo...
Programa de Pós Graduação em Biologia Estrutural e Funcional
Pesquisadores da Unifesp participam do maior estudo genético sobre esquizofrenia, com publicação na revista científica Nature
Docentes do PPG em Biologia Estrutural e Funcional, a Profª Sintia Belangero e o Prof. Marcos Leite Santoro, além de outros pesquisadores da Unifesp e da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, participaram de estudo realizado pelo Consórcio de Genômica Psiquiátrica (do inglês Psychiatric Genomics Consortium, o PGC), que identificou diversos genes com importantes papeis para o desenvolvimento da esquizofrenia.
Os pesquisadores realizaram um Estudo de Associação Genômica em Larga Escala (do inglês Genome-Wide Association Study, ou GWAS) em que analisaram o DNA de mais de 320 mil indivíduos, dos quais 76.755 tinham esquizofrenia e 243.649 eram controles sem o transtorno psiquiátrico, e encontraram variantes genéticas associadas à esquizofrenia em diversas regiões do genoma que podem ajudar a entender melhor as causas deste transtorno psiquiátrico.
Confira as matérias publicadas sobre este estudo na Folha de São Paulo e na Veja ou acesse o artigo na íntegra.
DNA DAY 2022 - Ciência não para: Pré-Pandemia, Pandemia e Pós-Pandemia
O DIA DO DNA 2022 ocorrerá de 25 a 27 de abril.
O evento contará com 2 sessões:
1) Palestras transmitidas pelo canal do YouTube do PPGBEF, com participação de convidados nacionais e internacionais. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 24 de abril pelo link https://bityli.com/fpapt.
2) Curso direcionado a alunos regularmente matriculados em programas de pós-graduação. Para esta etapa, é necessária a participação na primeira sessão. Acesse aqui para obter informações e realizar a inscrição.
Acompanhe aqui a programação do evento.
Para mais informações acesse também nossa página no Instagram @ppgbef.unifesp.
DNA Day: Science never stops: Pre-Pandemic, Pandemic and Post-Pandemic
It is a pleasure to announce that the DNA DAY Unifesp will take place on April 25-27, 2022, supported by the Graduate Program in Structural and Functional Biology, at the Federal University of São Paulo (Unifesp), Brazil.
The DNA Day 2022 will be divided in two sections:
Section I: three days of virtual lectures (April 25-27), on our YouTube channel.
Registration is open to the general public here.
Section II: 4 weekly virtual tutorial meetings, to elaborate education material. It is mandatory the participation in section I to register Section II. For more information and registration, click on https://befunifesp.com.br/sub/insc/
The event schedule can be found here.
Make your registration!
Doenças mentais: como a genética pode ajudar no diagnóstico e no tratamento
Reportagem sobre os estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa da Professora Sintia Belangero, orientadora do programa.
Unifesp analisa o risco do câncer na pandemia
A relação entre o câncer e o novo coronavírus está sendo investigada em projeto coordenado pela Prof.ª Dr.ª Elizabeth Chen do Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional, UNIFESP. O trabalho visa compreender a atuação das citocinas inflamatórias nos pacientes acometidos por essas doenças e foi selecionado no Programa de Combate a Epidemias da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Veja a matéria completa em nossa página de Divulgação Científica, na seção de Entrevistas Concedidas, ou na página de notícias da CAPES.
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional agora também está no YouTube!
O nosso PPG iniciou a divulgação de linhas de pesquisas e projetos realizados em nossa página do YouTube.
Confira o vídeo da Prof.ª Dr.ª Isabel Céspedes, coordenadora do PPG.
Para verificar o conteúdo completo, acesse o nosso canal no YouTube.
XXI Congresso do Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional da UNIFESP
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!!
O XXI Congresso do Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional da UNIFESP será online, via google meet, de 1 a 3 de dezembro de 2021.
Programação do XXI Congresso do Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional
Confira a programação do XXI Congresso do Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional, que ocorreu de 1 a 3 de dezembro.
As palestras podem ser acessadas em nosso canal do YouTube!
Pesquisadora Janete Cerutti, do PPG em Biologia Estrutural e Funcional, está entre as mulheres mais influentes no cenário científico nacional
Seis pesquisadoras da Unifesp, incluindo a Profª Dra. Janete Cerutti, do Programa de Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional, foram selecionadas entre as 50 Mulheres Protagonistas pela plataforma Open Box da Ciência, que destaca a atuação de mulheres no meio científico nacional.
Ao todo, foram 250 pesquisadoras selecionadas nas áreas de atuação: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias.
Profª Dra. Janete Cerutti
Saiba mais no site da Unifesp e na página da Open Box da Ciência.
Equipe da pesquisadora Janete Cerutti participa da investigação de biomarcadores de câncer de tireoide em socorristas do atentado de 11 de setembro de 2001
Com o uso de marcadores moleculares, identificados pelo grupo da pesquisadora Profa. Dra. Janete Cerutti, da Disciplina de Genética da UNIFESP, em colaboração com a John Hopkins University (JHU), foi confirmada que a incidência de câncer de tireoide é 3 vezes maior nos trabalhadores e voluntários que ajudaram após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 no World Trade Center (WTC), no Pentágono e em uma área na Pensilvânia.
Para a confirmação dos casos de câncer, foi utilizado um painel composto por quatro biomarcadores (C1orf24, DDIT3, ITM1 e PVALB) capazes de indicar se o tumor de tireoide é maligno ou benigno. Esse painel foi desenvolvido pela equipe coordenada pela Profa. Dra. Janete Cerutti, em colaboração com a equipe do Prof. Dr. Gregory Riggins da JHU. Dessa forma, a equipe foi convidada a participar do estudo conduzido pela Dra. Emanuela Taioli, Diretora do Institute for Translational Epidemiology do Mount Sinai, NY, que visa elucidar as causas do aumento de câncer de tireoide e explorar o comportamento destes tumores.
A identificação desses marcadores permitiu demonstrar a aplicação direta de seu uso e o desenvolvimento de projetos que visam avaliar os mecanismos genéticos associados ao aumento ou diminuição da expressão destes marcadores no câncer de tireoide, bem como, seu papel na origem desse tipo de câncer. A equipe que está estudando o papel desses marcadores no desenvolvimento da doença tem a colaboração da professora Gianna Carvalheira e a participação dos alunos de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional da UNIFESP/EPM, Bruno Nozima e da Thais Biude Mendes, que também participou da análise dos marcadores nos socorristas do WTC. Artigo original: Molecular Study of Thyroid Cancer in World Trade Center Responders/Autores: Maaike A. G. van Gerwen, Stephanie Tuminello, Gregory J. Riggins, Thais B. Mendes, Michael Donovan, Emma K.T. Benn, Eric Genden, Janete M. Cerutti and Emanuela Taioli.
A matéria completa está disponível em https://agencia.fapesp.br/biomarcadores-confirmam-maior-incidencia-de-cancer-de-tireoide-em-socorristas-das-torres-gemeas/31007/
ENTREVISTA | Como identificar crianças e jovens em risco para depressão
Entrevista dada pela Professora Sintia Belangero e o Dr. Pedro Pan para a TV Alesp sobre o Projeto Conexão, um projeto de pesquisa dedicado à saúde mental de crianças e adolescentes que envolve três grandes universidades (USP-SP, UNIFESP e UFRGS) e uma grande equipe de pesquisadores: Giovanni Salum, Rodrigo Affonseca Bressan, Andrea Jackowski, Pedro Pan, Ary Araripe e muitos outros.
ENTREVISTA | Doenças mentais
A GloboNews entrevistou a Profª Sintia Belangero a respeito de um estudo sobre doenças mentais. O estudo acompanha 2500 crianças desde 2010 e busca entender os fatores genéticos e ambientais que podem estar associados a doenças mentais, assim como entender o desenvolvimento cerebral normal.
A pesquisa compreende informações psiquiátricas, psicológicas além de dados genéticos e de imagem do cérebro das crianças.
A pesquisa é fruto de uma parceria entre as instituições Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
ENTREVISTA | Melanoma
A TV UOL entrevistou a doutoranda Diana Câmara, orientada pela Profª Dra. Irina Kerkis, a respeito de suas pesquisas sobre melanoma.
O estudo usou reprogramação celular para diminuir a velocidade do crescimento de tumores em camundongos. A reprogramação celular faz com que as células tumorais adquiram características de células embrionárias, reduzindo sua taxa de proliferação celular. A pesquisadora também comenta sobre o tratamento e a prevenção do melanoma.
A Profª Dra. Irina Kerkis orienta pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional da UNIFESP e o seu estudo é conduzido no Laboratório de Genética do Instituto Butantan.
ENTREVISTA | Doença de Chagas
Em entrevista para o Canal Unifesp, o Prof. Sérgio Schenkman comentou sobre seus trabalhos envolvendo Trypanosoma cruzi, o causador da Doença de Chagas e falou a respeito de seus estudos sobre os mecanismos de sinalização celular e controle da expressão gênica desse parasita. Esses dados podem ajudar a entender como o T. cruzi lida com os mecanismos de defesa no hospedeiro e levar ao desenvolvimento de novas drogas para combater a doença.
O Prof. Dr. Sérgio Schenkman orienta pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional da UNIFESP e suas pesquisas são realizadas no Departamento de Microbiologia da UNIFESP.
ENTREVISTA | CRISPR, a Medicina do futuro
CRISPR é uma nova ferramenta de edição de DNA que pode mudar o curso da Biologia Molecular.
Vocês podem estar se perguntando: 'Mas se os cientistas já usam ferramentas para modificar o DNA há décadas, por que a CRISPR é diferente de tudo e representa uma esperança na medicina?'
Assista para saber mais.
Disciplinas com inscrições abertas
Confira as disciplinas oferecidas pelo PPG em Biologia Estrutural e Funcional!
Faça o login, acesse a página de disciplinas e se inscreva!
Como ingressar no nosso Programa de Pós-Graduação?
Os interessados em ingressar no nosso programa de pós-graduação devem procurar um de nossos Orientadores, cuja linha de pesquisa seja a sua área de interesse, para verificar a possibilidade de realizar um estágio sob sua supervisão e o exame de seleção.
Acesse o nosso EDITAL e verifique as normas para o Exame de Seleção.
Novo Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional
Confira o novo regulamento do nosso programa de PG aprovado pela Câmara de Pós-Graduação da Escola Paulista de Medicina e pela Pró-Reitora de Pós-Graduação da UNIFESP.
Para ver o regulamento clique aqui
II Ciência Fora da Escola
No último dia 06 de Novembro, nosso PPG recebeu os alunos da Escola Estadual Lasar Segall para o evento social Ciência Fora da Escola.
Alunos do oitavo ano da escola passaram a manhã junto com nossos alunos de pós graduação em uma aula teórica sobre os grandes temas abordados pelo nosso programa. A aula teórica foi seguida por atividades práticas divertidas e educativas, como a extração de DNA de morangos, montagem do esqueleto humano e montagem de lâmina e observação de células bucais! Com isso, as crianças experimentaram momentos de aproximação à ciência e nossos pós-graduandos puderam se aproximar da experiência de docência, além de terem a chance de divulgar ciência. Veja mais fotos do evento!
Sessão de homenagens marca a abertura do XX Congresso do Programa de Pós-graduação em Biologia Estrutural e Funcional
'Tradição e sabedoria foram enaltecidas durante o evento que acontece a cada dois anos
Por Loane Carvalho
A 20ª edição do Congresso do Programa de Pós-Graduação em Biologia Estrutural e Funcional da Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), ocorrida nos dias 21 e 22 de novembro, foi marcada pelas homenagens na abertura do encontro.
A apresentação ficou sob a responsabilidade da docente e coordenadora do Programa, Sintia Iole Nogueira Belangero, que abriu o evento informando que se trata de uma edição comemorativa, discorreu sobre a estrutura do programa atualmente, trouxe alguns pontos que marcaram a história e abordou a programação a ser oferecida por seus organizadores.
“Essa sessão de homenagens é fundamental, pois é a forma que encontrei para agradecer em nome do grupo. Se temos o que temos e somos o que somos é por causa delas, e o mínimo que a gente pode ter é gratidão, e dedicar uns minutos para essas pessoas em forma de agradecimento”, enalteceu Sintia, docente que está encerrando sua gestão como coordenadora do Programa.
Confira os homenageados durante a abertura do Congresso: Nilton Camilo e Silvia Abuchaim – atuaram na secretaria do programa; Ricardo Luiz Smith, Marília de Arruda Smith, Luís Garcia Alonso, José Carlos Prates e Janete Cerutti – docentes que fizeram parte e marcaram a história do programa desde sua origem.'
Veja as fotos dos homenageados no site da UNIFESP Campus São Paulo, no link.
HQ sobre a Síndrome de Marfan
Publicação tem como objetivo explicar a doença de forma clara e incentivar portadores e familiares a procurarem ajuda
Por José Luiz Guerra
Três estudantes do curso de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) criaram uma história em quadrinhos que fala sobre a Síndrome de Marfan. A publicação, de autoria de Carolina Viana, Debora Cunha e Dayse Santana, tem como objetivo explicar a doença de forma clara e incentivar portadores e familiares a procurarem ajuda. O trabalho foi coordenado pelas docentes Gianna Carvalheira, do Departamento de Morfologia, e Genética, e Andreia Malinverni, do Departamento de Patologia, ambos da Escola Paulista de Medicina (EPM).
A série Mendelino apresenta a sua primeira publicação com a história do garoto Leonardo que, durante a quarta série, percebeu que era bem mais alto que seus colegas de sala, passava mal durante as brincadeiras na escola e tinha uma piora gradual na visão. Ao se consultar com um médico oftalmologista, o profissional o encaminhou para um especialista em genética, que solicitou alguns exames específicos e concluiu que Leonardo era portador da Síndrome de Marfan. Após o início do tratamento, o garoto começou passou a se conhecer melhor e ter uma vida normal, aprendendo a conviver com a doença.
De acordo com a Fundação Marfan Brasil, a síndrome foi descrita pelo pediatra francês Antoine Bernard-Jean Marfan, em 1896. Trata-se de uma doença genética com transmissão autossômica dominante, que acomete pessoas de todas as raças e sexos, que mostra uma prevalência de 1/10.000 indivíduos. Aproximadamente 30% dos casos são esporádicos e o restante familiar. As principais manifestações clínicas da doença concentram-se em três sistemas principais: esquelético, cardíaco e ocular.
A publicação pode ser acessada no site de Genética Humana, disponível em https://ucgenetica.sites.unifesp.br/index.php/pt/quadrinhos
I Ciência Fora da Escola
O Nosso Programa de Pós-Graduação realizou em 01/12/2016 o 'I Ciência Fora da Escola'. Cerca de 120 crianças e adolescentes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental da E.E. República do Uruguai vieram visitar o Campus São Paulo da UNIFESP com uma programação bastante educativa e divertida (Leia Mais).
EPM | ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA Câmara de Graduação EPM + INFORMES INFORMES ATENÇÃO ALUNOS!...
Publicações em destaque DEPRESSION, CYTOKINE, AND CYTOKINE BY TREATMENT INTERACTIONS MODULATE GENE EXPRESSION...
Programa de Doação de Corpo Conheça o Programa de Doação do Corpo da Escola Paulista de Medicina....