Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

RNP oferece curso gratuito para capacitar profissionais na área de saúde digital

Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 10h30 | Acessos: 2355

Programa de Atualização conta com seis mil vagas

Profissionais e estudantes de saúde de todo o Brasil terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em saúde digital. A RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) abriu inscrições para um programa de atualização na área, em uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), oferecido na modalidade de Ensino à Distância. Acesse aqui o site para inscrições .

A proposta da RNP é aprimorar a capacitação para que os profissionais possam atuar com mais eficácia na prática digital da saúde, usando recursos de tecnologia, como o teleatendimento e o prontuário eletrônico, em sua rotina de trabalho. O curso será gratuito, e as inscrições ficarão abertas até dezembro. O início das aulas está marcado para o dia 1° de novembro. O conteúdo inédito foi elaborado pela Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), que é coordenada pela RNP e opera há 16 anos no Brasil.

O programa conta com 6 mil vagas e carga horária de 180 horas, divididas em duas fases, cada uma podendo ser concluída em um período de até três meses. A primeira etapa do programa é aberta a profissionais de saúde e a estudantes que estejam cursando o último ano ou já tenham concluído o ensino técnico ou superior.

Os inscritos devem ainda ter um computador com acesso à internet, para fazer as atividades e os exercícios. Além disso, cada um será responsável por administrar o próprio cronograma de estudos.

A primeira fase do curso é a de Formação Básica em Saúde Digital e consiste em três módulos desenvolvidos pela RNP em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Entre os temas abordados, estão a transformação digital, aplicações práticas na saúde digital, desafios digitais, conceitos de segurança, direito e bioética digital e inteligência emocional digital, entre outros.

Os 250 candidatos que obtiverem as melhores notas serão classificados para a segunda etapa do programa, a Atualização Profissional em Saúde Digital. Além da boa pontuação, é preciso que o profissional selecionado já atue como preceptor, orientando estudantes e residentes das áreas de enfermagem, medicina, radiologia e saúde coletiva, entre outras. Gestores administrativos de saúde e profissionais de TI de instituições vinculadas a alguma unidade da RUTE também poderão se classificar.

Na segunda etapa, os aprovados terão o apoio de tutores para desenvolver atividades de saúde digital, focadas em assistência, pesquisa e ensino. A previsão é de que as aulas dessa fase se iniciem em fevereiro de 2023. Como na primeira etapa, serão ministradas em um ambiente online.

Para ser aprovado, o candidato precisa alcançar um mínimo de 70 pontos nas atividades e ainda participar de pelo menos 75% em cada uma delas.

Inscrições: clique aqui

Sobre a RNP

Somos a rede brasileira para educação e pesquisa. Uma plataforma de comunicação e colaboração digital que trabalha para promover e implementar a inovação em aplicações de tecnologia da informação. 

Com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento, conectamos mais de 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores brasileiros em universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos. 

Em 1992, ajudamos a trazer a Internet para o Brasil atendendo aos anseios da comunidade acadêmica. E hoje nossa rede chega a todas as unidades da federação, levando nossos serviços seguros e de alta capacidade. Também estamos interligados às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos. 

Somos qualificados como uma Organização Social, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e mantida por esse, em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), das Comunicações (MCom), Saúde (MS) e Defesa (MD), além da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo (SC/MTur), que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Movimento A EPM que queremos!

Vamos conversar sobre a EPM que queremos?

Ciclo de Seminários Interinstitucionais Sobre a Extensão Universitária

Convite para Ciclo de Seminários Interinstitucionais Sobre a Extensão Universitária

RNP oferece curso gratuito para capacitar profissionais na área de saúde digital

Programa de Atualização conta com seis mil vagas

Fim do conteúdo da página