Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Hospital São Paulo recebe mutirão de amidgalectomia com organização da Disciplina de Otorrinolaringologia Pediátrica e participação multidisciplinar
Início do conteúdo da página

Hospital São Paulo recebe mutirão de amidgalectomia com organização da Disciplina de Otorrinolaringologia Pediátrica e participação multidisciplinar

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 13h52 | Acessos: 1808

A integração de profissionais da saúde e estudantes resultou em valiosas orientações para a recuperação e o bem-estar das crianças submetidas às cirurgias de amígdalas

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

No dia 23 de setembro, a iniciativa da Disciplina de Otorrinolaringologia Pediátrica da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) resultou em mais um bem-sucedido mutirão de amigdalectomia, realizado no Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp (HSP/HU Unifesp). Este evento marcou um importante avanço na promoção da saúde infantil e no aprimoramento da educação em saúde. Um total de 15 cirurgias de amígdalas foi realizada de forma gratuita, beneficiando a população infantil atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O mutirão contou com a participação ativa de residentes médicos, assim como alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia, desempenhando um papel essencial no cuidado aos pacientes e no enriquecimento dos ambientes de aprendizado. Essa colaboração interdisciplinar desempenhou um papel fundamental na melhoria da qualidade do atendimento e na formação de futuros profissionais de saúde.

fono1 fono2
Paciente recebendo orientações fonoaudiológicas pré-cirúrgicas de amigdalectomia (Imagem: Departamento de Fonoaudiologia)

De acordo com a professora Silvana Bommarito, chefe do Departamento de Fonoaudiologia da EPM/Unifesp, "A atuação lúdica mediada pelos fonoaudiólogos promoveu nas crianças a importância da alimentação saudável possibilitando uma recuperação pós cirúrgica mais rápida e eficaz."

 

fono4
Os fonoaudiólogos, por meio de abordagens lúdicas, despertaram nas crianças a valorização da alimentação saudável, o que contribuiu para uma recuperação pós-cirúrgica mais ágil e efetiva. (Imagem: Departamento de Fonoaudiologia) 

Além das cirurgias em si, a equipe de Fonoaudiologia teve um papel crucial ao fornecer orientações essenciais sobre cuidados pré e pós-cirúrgicos, enfatizando a importância da higiene nasal e da alimentação adequada durante o processo de recuperação. Essas orientações visaram garantir o bem-estar e uma recuperação rápida para os pacientes submetidos à cirurgia de amígdalas.

O mutirão de amigdalectomia, organizado pela Disciplina de Otorrinolaringologia Pediátrica, reflete o compromisso contínuo do Hospital São Paulo com a saúde infantil e a promoção da educação em saúde.

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Fim do conteúdo da página