Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ambulatório de Baixo Peso ao Nascer / Crescimento

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 14h11 | Acessos: 730

Responsáveis
Profa. Maria Wany Louzada Strufaldi, Profa. Fabíola Isabel Suano de Souza, Dra. Rosa Miranda Resegue, Dra. Anete Colucci e Dra.Raffaela Nicodemo Lemos

Equipe Multiprofissional 
Juliana Fernandez Santana e Meneses (nutricionista), Nivea Moreira (psicóloga) e Vanessa Cristina Waetge Pires de Godoy (fisioterapêuta)


O aumento na sobrevida de recém-nascidos prematuros (RNPT) e de baixo peso ao nascer (BPN), em paralelo ao aumento na prevalência de sobrepeso e suas morbidades, reflete novas demandas e aspectos a serem investigados e valorizados para os profissionais da saúde.
O acompanhamento, sob esse olhar, dessas crianças é de extrema importância devido ao maior risco de morbimortalidade em curto e longo prazo. O crescimento e desenvolvimento adequados desses lactentes, nos primeiros anos de vida, estão relacionados de forma direta com o ambiente, cuidados da família (pais) e qualidade da alimentação oferecida.
No momento da alta para o domicílio, os familiares dessas crianças, por vezes, se sentem inseguros e ansiosos, sem saber como a criança irá crescer e desenvolver-se. Especificamente em relação ao crescimento pôndero-estatural há, geralmente, a tentativa de compensar, recuperar rapidamente o que foi perdido. Por isso orientações oportunas e antecipatórias podem mudar, de forma benéfica e determinante, a evolução do crescimento e desenvolvimento dessas crianças.

O serviço busca acompanhar e promover o crescimento, desenvolvimento e alimentação saudável de RNPT e/ou com BPN do Hospital São Paulo (HSP), por meio de equipe multidisciplinar, além de detectar precocemente e intervir oportunamente em desvios do crescimento e desenvolvimento.

Horário de atendimento: segundas e quartas-feiras, 8h às 12h
Endereço: Rua dos Otonis, 731 - Vila Clementino (Ambulatório de Alergia e Imunologia)
Telefone: (11) 5576-4848 - Voip: 3069
Encaminhamento: (1) Baixo peso ao nascer: somente pacientes nascidos no HSP, encaminhados diretamente da alta hospitalar pela agenda da Neonatologia. (2) Crescimento: crianças > 2 anos < 10 anos de idade com baixa estatura (estatura < -2DP) e crianças com peso < -2DP ou desaceleração do peso em 3 consultas.
O agendamento é feito diretamente na recepção ou via Voip.

Categoria:

Contato e Localização

Endereço: R. Botucatu, 720, Vila Clementino, São Paulo - SP, CEP: 04023-062 E-mail: O endereço de...

Resoluções Congregação EPM

2014 - Resolução 001 - Indicação do Prof. Dr. Varldemar Ortiz como Chefe Pro-Tempore da Disciplina de...

Diretoria da Escola Paulista de Medicina

Diretoria Comissões Portarias Diretoria Gabinete Prof. Manoel João Batista Castello Girão –...

Escola Paulista de Medicina

Apresentação da EPM O que é a EPM hoje?QUais dos cursos oferecidosNúmero de alunosConquistas...

Fim do conteúdo da página