Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UBS Jardim Aeroporto

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2019, 15h44 | Acessos: 878

Responsáveis
Pediatria Geral: Profa. Fabíola Isabel Suano de Souza, Dra. Glaura César Pedroso e Dra. Rosinha Yoko Matsubayaci Morishita
Diretora da UBS: Dra. Izilda Aparecida Gomes Pedroso


O Programa de Integração Docente-Assistencial da Unifesp - EPM (Pida-Embu/Unifesp) se desenvolveu no município de Embu (atualmente Embu das Artes) desde 1969 e se inseriu no processo da integração ensino/serviços no país. No início, as atividades assistenciais realizadas por alunos, residentes e docentes do Departamento de Pediatria contavam com o apoio de lideranças da comunidade, que atuavam voluntariamente como agentes de saúde, e com recursos incipientes da Prefeitura Municipal. Posteriormente, a Universidade passou a atuar globalmente no programa e, no final de 1983, um novo convênio estabeleceu um protocolo de intenções entre as três instituições – Universidade Federal de São Paulo- Escola Paulista de Medicina, Prefeitura de Embu e Secretaria do Estado da Saúde – que se dispuseram a desenvolver, de forma integrada, atividades de assistência, ensino e pesquisa, respeitando-se as especificidades e disponibilidade das instituições envolvidas. Naquele momento, passaram também a integrar o programa os Departamentos/Disciplinas: Psiquiatria, Obstetrícia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Ortóptica (atual Tecnologia Oftálmica).
O Pida-Embu/Unifesp, a partir de sua história e de seus objetivos, pode ser pensado como uma grande experiência de integração ensino-serviço, que articulou o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabilizou a relação transformadora entre universidade e sociedade.
A partir do ano de 2015, a Disciplina de Pediatria Geral e Comunitária resolveu se desvincular do Pida Embu/Unifesp, passando a construir uma proposta de integração ensino-serviço na região sul da cidade de São Paulo. Para tanto, foi eleita para atuação a Unidade Básica de Saúde do Jardim Aeroporto, na região sul da cidade.

ubs4A UBS Jardim Aeroporto está localizada no bairro de Campo Belo, região centro-sul da capital. Campo Belo, historicamente, é um bairro resultante do loteamento de propriedades rurais, alavancado com a chegada da linha férrea (1886), ligando São Paulo ao extinto município de Santo Amaro. Nos últimos anos, Campo Belo se tornou um bairro verticalizado com grandes edifícios de classe média e média-alta. Apesar da área apresentar uma grande valorização, ainda há bolsões de pobreza principalmente nas divisas com outros distritos da região.
A unidade é caracterizada por ser uma Unidade de Saúde tradicional com atendimentos médicos de clínica geral, ginecologia, pré-natal, pediatria, além de consultas de duas especialidades (dermatologia e pneumologia). A equipe da UBS conta com enfermeiras, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde, além dos profissionais da administração para atender a demanda da população local.
Na faixa pediátrica, a UBS Jardim Aeroporto apresenta um predomínio de atendimentos de puericultura de lactentes que moram na comunidade, cujas mães fizeram o pré-natal na UBS e tiveram o parto na Maternidade Amparo Maternal.

Horário de atendimento da EPM: segundas e sextas-feiras, 13h às 17h
Endereço: Rua Vieira de Morais,1752 - Campo Belo
Telefone: (11) 5542-9672 / 5532-1152
Encaminhamento: são atendidas as crianças matriculadas na UBS

Categoria:

Contato e Localização

Endereço: R. Botucatu, 720, Vila Clementino, São Paulo - SP, CEP: 04023-062 E-mail: O endereço de...

Resoluções Congregação EPM

2014 - Resolução 001 - Indicação do Prof. Dr. Varldemar Ortiz como Chefe Pro-Tempore da Disciplina de...

Diretoria da Escola Paulista de Medicina

Diretoria Comissões Portarias Diretoria Gabinete Prof. Manoel João Batista Castello Girão –...

Escola Paulista de Medicina

Apresentação da EPM O que é a EPM hoje?QUais dos cursos oferecidosNúmero de alunosConquistas...

Fim do conteúdo da página