Os membros da Disciplina de Neurociências e Neuro Experimental estão associados a diversos grupos...
HPLC
Situado no Laboratório de Neuroquímica e Biologia Molecular, contamos com dois sistemas de Cromatografia líquida de alta performance/eficiência (High-Performance Liquid Chromatography - HPLC) e métodos bem padronizados para dosagens de neurotransmissores.
Cada sistema possui uma bomba própria (Shimadzu) programável para utilizar até quatro fases móveis diferentes em um protocolo gradiente.
Como detectores de neurotransmissores, possuimos:
- Detector eletroquímico (DECADE II – Antec Leiden) muito utilizados para as dosagens de catecolaminas e seus metabólitos (Noradrenalina, Adrenalina, Dopamina, DOPAC, Ácido Homovanílico e Ácido Vanilmandélico) e de Serotonina e seu metabólito Ácido 5-Hidroxindolacético.
- Detector de Fluorescência (RF10XAL – Shimadzu) para as dosagens dos neurotransmissores aminoácidos Aspartato, Glutamato, GABA, Glicina, e do aminoácido precursor Glutamina.
Nestes sistemas utilizamos a fase estacionária com colunas de fase reversa, injetores manuais e 2 módulos de aquisição de dados (CBM 20A – Shimadzu) que tansmitem os dados para um computador específico que contém o programa de aquisição de dados (Labsolution – Shimadzu) onde são programadas as dosagens e analisados os cromatogramas.
Sistema de HPLC para dosagem de aminoácidos e monoaminas
Dosagem de monoaminas em córtex pré-frontal de ratos
Situado no Laboratório de Neuroquímica e Biologia Molecular, contamos com dois sistemas de...
Nosso biotério para ratos é multiusuário, estando aberto a quaisquer docentes da UNIFESP e outras...