Os membros da Disciplina de Neurociências e Neuro Experimental estão associados a diversos grupos...
Docentes
Corpo Docente Atual
Carla Alessandra Scorza Bahi
Biografia
Professora Adjunta, Vice-chefe da Disciplina de Neurociência
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1992), Mestrado em Neurociências pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (2002), Doutorado em Ciências pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (2006). Realizou Pós-Doutorado em Neurofisiologia Comparativa pela Escola Paulista de Medicina/Universidade Federal de São Paulo (2009-2013).
Possui experiência em Neurofisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença de Parkinson, neuroproteção/sistema nervoso central, morte súbita nas epilepsias e epilepsia.
Cícero Galli Coimbra
Biografia
Professor Livre-Docente
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), possui título de especialista em medicina interna (1981) e neurologia (1983) pela mesma instituição, e em neurologia adulta e pediátrica (1985) pelo Jackson Memorial Hospital da Universidade de Miami, EUA. Obteve o título de mestre (1988) e doutor (1991) em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo e pós-doutorado (1993) pela Universidade de Lund, Suécia.
Atualmente é Professor Livre Docente do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo, onde dirige o Laboratório de Neuropatologia e Neuroproteção. É Fundador Presidente do Instituto de Investigação e Tratamento de Autoimunidade. Atua na área de Medicina (Neurologia e Clínica Médica), com ênfase em doenças neurodegenerativas e auto-imunitárias. Desenvolveu o Protocolo Coimbra para o Tratamento de Doenças Autoimunitárias (protocolo de altas doses de vitamina D). O protocolo é utilizado atualmente por 50 médicos brasileiros e 53 médicos estrangeiros, e está disponível em 13 línguas diferentes.
Linha de Pesquisa
Fisiopatologia e abordagem terapêutica de doenças neurológicas e auto-imunitárias
Estudo da fisiopatologia e abordagem terapêutica de lesões/doenças neurológicas e de doenças auto-imunitárias em geral, com a finalidade de desenvolvimento de abordagens terapêuticas voltadas para os fatores causais das diversas patologias.
Frederick Wasinski
Biografia
Professor Adjunto
Graduado em Educação Física (2005), Mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2011), Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2015) com Período sanduíche em Molecular Medicine no Max-Delbruck-Center for Molecular Medicine Berlin (2015). Pós-doutorado no Max-Delbrück-Centrum für Molekulare Medizin - Berlin (2016). Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) no departamento de Fisiologia e Biofísica (2016-2020). Pesquisador colaborador no departamento de biofísica e fisiologia ICB I (USP) (2021/04).
Atualmente possui projeto Jovem Pesquisador (FAPESP) focado em investigar o papel do receptor B2 de cinina no Sistema nervoso com ênfase no circuito dopaminérgico.
Áreas de interesse: Neuro-metabolismo, Sistema-Calicreína-Cininas, Neurogênese hipocampal, exercício físico, animais transgênicos (Cre/Lox).
Linha de Pesquisa
Participação do receptor B2 de cinina no Sistema nervoso com ênfase no circuito dopaminérgico
O objetivo desta linha é investigar a importância funcional do receptor B2 de cininas em células do sistema nervoso central e sua interação com o circuito dopaminérgico. Nesse sentido, visamos compreender como a sinalização celular via receptores B2 de cininas e receptores dopaminérgicos pode contribuir em fenômenos relacionados à memória, controle da motricidade e metabolismo.
Fulvio Alexandre Scorza
Biografia
Professor Associado, Diretor da Escola Paulista de Medicina
Neurofisiologista, Pesquisador 1 do CNPq, Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (1996), Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2001), Pós-Doutorado na Harvard Medical School (2001-2003) no Departamento de Neurologia (Brain Plasticity and Epilepsy Program).
Vice Diretor da Escola Paulista de Medicina, Professor Associado do Departamento de Neurologia/Neurocirurgia da EPM/UNIFESP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociência da EPM/UNIFESP, Professor do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia da Universidade Federal de São João Del Rei, Membro do Conselho do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da EPM/UNIFESP, Membro do Conselho do Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociência da EPM/UNIFESP.
Membro da Comissão de Epidemiologia (Força-Tarefa/Mortalidade) da International League Against Epilepsy (ILAE), Membro do Conselho de Avaliação da CAPES, Área Interdisciplinar. Consultor Ad hoc do CNPq e FAPESP.
Possui experiência em morte súbita nas doenças do cérebro,Morte súbita nas epilepsias (SUDEP), Morte súbita na Doença de Parkinson (SUDPAR) e Neuroproteção (ômega-3 e sistema nervoso central).
Linha de Pesquisa
Jean Faber Ferreira de Abreu
Biografia
Professor Adjunto
Bacharel em Física (2000) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestrado (2003) e doutorado (2005) no programa de Modelagem Computacional do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) na área de Informação e Computação Quântica. Pós-doutorado (2007-2010) no Instituto Internacional de Neurociência de Natal - Edmond Lily Safra (IINN-ELS) na área de Análise de Sinais Neuronais e Sono-Aprendizagem. Pós-doutorado (2010-2011) no Commissariat à l'Energie Atomique et aux Energies Alternatives (CEA/LETI/CLINATEC), apoiado pela Fondation Nanosciences (Grenoble/França) no projeto de Processamento e Classificação de Padrões Neurais para sistemas Interface Cérebro-Maquina.
Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no Departamento de Neurologia e Neurocirurgia - Disciplina de Neurociência da Escola Paulista de Medicina.
Tem interesses nas áreas: Análise de Sinais Neurais, Neuroengenharia e Cognição Sensório-Motora.
José Eduardo Peixoto Santos
Biografia
Professor Adjunto, Chefe da Disciplina de Neurociência
Formado em Biologia pela Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), nas modalidades Licenciatura (2002-2005) e Bacharelado (2006). Mestre (2010) e Doutor (2014) em Ciências, subárea Neurociências, pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo). Períodos de Pós Doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo) e no Neuropathologisches Institut da Universitätsklinikum Erlangen (Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg).
Com experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente com correlatos histológicos das imagens de ressonância magnética e influência das células gliais nas doenças neurológicas.
É assessor ad hoc da FAPESP e dos jornais Epilepsia, Epilepsy & Behavior, Frontiers in Neurology, Neuroradiology, CNS Neuroscience & Therapeutics, Brazilian Journal of Medical and Biological Research e Archives of Health Sciences - AHS.
Linha de Pesquisa
Colaboradores
Profa. Dra. Elza Márcia Targas Yacubian, Departamento de Neurologia e Neurocirurgia
Prof. Dr. Ricardo da Silva Centeno, Departamento de Neurologia e Neurocirurgia
Prof. Dr. Henrique Carrete Junior, Departamento de Diagnóstico por Imagem
Dra. Laura Maria de Figueiredo Ferreira Guilhoto, Departamento de Neurologia e Neurocirurgia
Dra. Mirian Salvadori Bittar Guaranha, Departamento de Neurologia e Neurocirurgia
Dra. Jeana Torres Corso, Departamento de Neurologia e Neurocirurgia
ResearchGate
Prof. Dr. João Norberto Stavale, Departamento de Patologia
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
Prof. Dr. João Pereira Leite, Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento
Prof. Dr. Antônio Carlos dos Santos, Departamento de Imagens Médicas, Hematologia e Oncologia Clínica
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
Prof. Dr. Carlos Ernesto Garrido Salmon, Departamento de Física
Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas
Prof. Dr. Daniel Leite Góes Gitaí
Neuropathologisches Institut, Universitätsklinikum Erlangen
Prof. Dr. Ingmar Blümcke, Diretor do Instituto
Dra. Katja Kobow, Pesquisadora
Maria José da Silva Fernandes
Biografia
Professora Associada
Bióloga, possui mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo (1991), doutorado em Neurociência pela Universidade Federal de São Paulo (1994) e Pós-doutorado pelo INSERM Unité 398, Neurobiologie et Neuropharmacologie des Epilepsies Généralisées (1994-1996). Foi professora adjunta (1997-2005) e é professora associada da Disciplina de Neurologia Experimental, Depto. Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo, desde 2006, tendo ocupado cargo de chefia da Disciplina de 2011-2012, e 2019-atual.
Tem experiência na área de Neurofisiologia, com ênfase em Neuroquímica e Biologia Molecular de Doenças Neurodegenerativas, atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia do lobo temporal.
É consultora Ad hoc do CNPq, CAPES, Fapesp, Ministério da Saúde (PPSUS), Inserm e de várias revistas científicas indexadas de circulação internacional (Neurobiology of Disease, Journal of Neuroscience, Epilepsy Research, Brain, Brain Research, J of Molecular Medicine, PLOS ONE, BMC Neuroscience, e outros). Foi membro da Comissão de Neurobiologia, sub-comissão em Pesquisa Básica da Liga Internacional de Epilepsia (ILAE), 2012 e 2013. Atividades de Gestão: Membro eleito do Conselho Administrativo da UNIFESP (2010-2012), Chefe de gabinete da reitoria (2013-2017), Membro da Congregação da Escola Paulista de Medicina (2013-2019). Diretoria da Associação de Docentes da Unifesp (Adunifesp) desde 2005-2013, tendo sido presidente na gestão 2009-2011. Diretoria de Ensino da Fundação de Apoio à UNIFESP (FAPUNIFEP) (2017-2018); Vice-Presidente da FAPUNIFESP (2018-atual).
Linha de Pesquisa
Docentes Aposentados
Débora Amado Scerni
Biografia
Professora Associada
Possui graduação em Ciências Exatas e Experimentais (Biologia) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1986), mestrado (1990) e doutorado (1996) em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo.
Neurocientista atuando principalmente nos seguintes temas: epilepsia, modelos experimentais, doenças neurodegenerativas, hormônios reprodutivos e melatonina, desenvolvimento do SNC e tumores do SNC.
Foi fundadora do Núcleo de Medicina e Práticas Integrativas e Complementares (NUMEPI) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Unifesp, Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Neurologia /Neurociência da UNIFESP (2010-2013), Vice -diretora Acadêmica da UNIFESP - campus Osasco (2012-2013) e Pró-reitora adjunta de pós-graduação e pesquisa da Unifesp (2013-2017).
Linha de Pesquisa
Epilepsia e liberação hormonal
Nesta linha de pesquisa investiga as influências recíprocas entre epilepsia e disfunção hormonal a partir dos modelos do ácido caínico e da pilocarpina, bem como em pacientes com epilepsia, além de investigar a gestação e o impacto da epilepsia sobre a prole. Neste último tópico, há especial interesse na função da glândula pineal e nos efeitos da melatonina sobre a transmissão GABAérgica e o seu efeito anti-inflamatório.
Modelos experimentais de neoplasias encefálicas
O mecanismo de formação de tumores mistos e gliomas difusos de tronco ainda é pouco conhecido, contudo estudos experimentais relatam o uso de células L9 (gliossarcoma) e 98F (gliomas) em roedores. O desenvolvimento de tumores em animais de experimentação permite amplas linhas de pesquisa, tais como terapia farmacológica, barreiras hematoencefálica e tumor-encefálica, uso de novas técnicas em quimioterapia com o auxilio de nanotecnologia, entre outros.
Esper Abrão Cavalheiro
Biografia
Professor Titular e Emérito
Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (1974), mestrado (1976) e doutorado (1978) em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou pós-doutorado no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, 1982) e na Universitá degli Studi di Roma (1983).
Fundou o primeiro centro nacional voltado para o estudo da Neurologia Experimental, em 1983, na Escola Paulista de Medicina, onde foi docente até sua aposentadoria em 2018. De 2018 a 2020, atuou como pesquisador no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Em 2020 recebeu o título de Professor Emérito pela UNIFESP.
É membro das Comissões de Neurobiologia da Liga Internacional Contra a Epilepsia (ILAE) e da Liga Brasileira de Epilepsia (LBE). É ainda membro da Academia Brasileira de Ciência. Foi presidente do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq, 2001-2003) e da ILAE (2002-2005), bem como secretário do Ministério de Ciência e Tecnologia (1999-2001) e assessor da presidência do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE, 2005-2013).
Em educação, criou e organiza anualmente a Escola Latino-americana de Epilepsia (LASSE).
Linha de Pesquisa
Neurologia Experimental
Estudar os mecanismos fisiopatológicos subjacentes às grandes síndromes neurológicas, com maior destaque para a epilepsia. Para tal fim, são realizados estudos envolvendo diversos modelos experimentais para investigar os processos epileptogênicos e de crises agudas curtas e prolongadas. Dentre estes modelos destaca-se o desenvolvimento e caracterização do modelo de epilepsia induzido pela pilocarpina, o qual é hoje utilizado em todo o mundo.
Lineu dos Santos Calderazzo Filho
Biografia
Professor Adjunto
Possui aperfeiçoamento em Neurofisiologia Aplicada pelo Centre National de la Recherche Scientifique (1982) e especialização em Neuroanatomia Funcional pela Pontifícia Universitá Católica di Roma (1983), mestrado (1980) e doutorado (1999) em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo.
Maria da Graça Naffah Mazzacoratti
Biografia
Professora Titular
Possui graduação em Biomedicina, com especialização em Bioquímica, pela Universidade Federal de São Paulo (1975), mestrado (1978) e doutorado (1986) em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou pós-doutorado (1990) e livre-docência (2003) pela Universidade Federal de São Paulo.
Tem experiência na área de Neuroquímica, com ênfase em Neuroquímica das Epilepsias, atuando principalmente em projetos que envolvam mecanismos neuroquímicos envolvidos na epileptogênese e na geração de crises.
Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociência da UNIFESP por 13 anos.
Atualmente faz parte do Comitê Técnico de Pesquisa da UNIFESP ligado a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Congregação da EPM e da CPPD (UNIFESP). Fez parte do Núcleo Estruturante (NDE) da Escola Paulista de Medicina, ligado a Pró-Reitoria de Graduação. Em 2012 foi eleita membro titular da Academia de Ciência do Estado de São Paulo, ACiesp. Atualmente é pesquisadora do Instituto DOR de Pesquisa e Ensino (IDOR).
Linha de Pesquisa
Estudo das alterações neuroquimicas envolvidas no processo de epileptogênese
Esta linha visa estudar as várias alterações neuroquímnicas que ocorrem na zona de início ictal, como: mediadores do processo inflamatório envolvidos nas epilepsias de difícil controle; ação de neuropeptídeos no processo de epileptogênese; expressão de proteínas ligadas a processos neurodegenerativos na epilepsia do lobo temporal; alteração na neurotransmissão cerebral durante a excitotoxicidade; estudar a função do sistema calicreína-cininas nas epilepsias; estudar função do sistema renina-angiotensina nas epilepsias.
Avaliação do Usuário
Situado no Laboratório de Neuroquímica e Biologia Molecular, contamos com dois sistemas de...
Nosso biotério para ratos é multiusuário, estando aberto a quaisquer docentes da UNIFESP e outras...